Quem disse que videogame é “playground para sedentários”? Taylor LeBaron, de 17 anos, é uma prova viva de que horas na frente da tevê podem ser bastante proveitosas.
O adolescente da Geórgia sempre foi um adolescente obeso, sendo algo de brincadeiras e afetando sua auto-estima.
Um dia, LeBaron resolveu que iria mudar completamente de vida, buscando nos games a principal fonte de transformação. Com base nos jogos que ele gostava de jogar, LeBaron criou o “Ultimate Fitness Game” – um conjunto de exercícios que emprega os mesmos princípios e estratégias utilizadas para se tornar campeão. Resultado: 68 kg foram eliminados.
“Ele tem os mesmos aspectos de um jogo de videogame”, disse o garoto ao site Today. “Você tem inimigos, aliados e dinheiro. Você tem que ser esperto, caso contrário, perde dinheiro. Sua pontuação precisa ser sempre alta durante o dia”.
Achou complicado? LeBaron explica. “Dinheiro”, neste caso significa calorias. Desta forma, ele disse que tudo ficou “mais fácil de controlar e mais divertido e atraente.”
Os frutos da eliminação de gordura de LeBaron são narrados em seu livro, no qual ele descreve a mecânica do jogo.
Basicamente, o Ultimate Fitness Game calculou quantas calorias – convertidas em dinheiro – ele tinha a gastar por dia. Comer um bolinho, por exemplo, iria custar-lhe 200 pontos, ao invés disso, ele resolveu exercitar-se para elevar suas reservas de caixa. Ao longo de três anos, LeBaron literalmente perdeu metade do seu peso.
Mas vamos com calma! O adolescente faz questão de explicar que tudo tem um preço. “Se você disser: ‘Vou perder 45 kg nos próximos três meses,’ isso não vai acontecer”, disse. “Você tem que ajustar (o corpo) em tamanhos realizáveis. Então, quando você consegue, você se sente bem.”