Publicidade

Publicidade
16/01/2009 - 00:03

Escutar música no seu MP3 pode transmitir bactéria potencialmente mortal

Compartilhe: Twitter

O jornal Daily Mail publicou o resultado de uma pesquisa, que mostra que pessoas que usam regularmente fones de ouvido têm milhares de vezes mais bactérias em seus ouvidos do que as pessoas que não usam.

Embora a maioria destas bactérias sejam inócuas, outras, como a estafilococos (que normalmente causa otite externa, doenças sistêmicas e infecções cutâneas) pode provocar uma série de males, desde dor de ouvido até feridas potencialmente letais.

Os pesquisadores disseram que tapar regularmente os ouvidos com fones permite a proliferação dos vírus e bactérias, e que as pessoas devem pensar duas vezes antes de partilhar seus fones com outras pessoas.

Durante os estudos, 50 jovens do sexo masculino foram avaliados. Metade escutam música nos seus MP3 players, enquanto os demais não. Após o uso, seus ouvidos e os fones foram limpos e as amostras foram incubadas durante a noite. Algumas amostras, cujos relatórios foram publicados no Online Journal of Health and Allied Sciences, indicaram que os usuários regulares de fones de ouvido tinham milhares de vezes mais bactérias do que os demais usuários.

O uso dos fones torna o ouvido mais quente e úmido e aumenta o risco de cortes e arranhões, auxiliando o contágio. A prática comum de partilhar os fones ajuda a piorar essa situação.

Sugere-se, portanto, não compartilhar fones ou se for compartilhar, fazer com cautela. Deve-se limpá-los antes de emprestar a alguém“, afirmou um dos pesquisadores.

Curiosamente, este não é o primeiro estudo a concluir que iPods e MP3 players podem prejudicar a saúde. Fones de ouvido podem transmitir piolhos, além da grande possibilidade de causar surdez, em virtude da intensidade do volume.

Aqui no Brasil, de 6 a 12% das pessoas que trabalham em funções nas quais têm de usar fones de ouvido sofrem de algum tipo de perda auditiva. Isso significa que, dos 750 mil operadores de tele-atendimento e telemarketing que atuam no Brasil, cerca de 4,5 mil, no mínimo, podem apresentar esse problema.

Autor: - Categoria(s): Curiosidade Tags: , ,

Ver todas as notas

37 comentários para “Escutar música no seu MP3 pode transmitir bactéria potencialmente mortal”

  1. Nossa… cada noticia…

    Imagina,

    -cara, deixa eu ouvir um pouquinho essa música
    -você vai desinfetar depois?

  2. Rodrigo says:

    Preocupante!
    Por isso a gente vê todo dia pessoas com as orelhas caíndo e morrendo por causa dessas malditas bactérias de ouvido.

  3. Verdade Pura says:

    gosto muito de fone de ouvido. a partir de agora, vou tomar alguns cuidados.
    Agora, essa do Rodrigo, vendo todos os dias orelhas caindo, foi de lascar…kkkkkkkkkk.

  4. TOTAL ALIEN says:

    Perdi o sono…………..

  5. TOTAL ALIEN says:

    Perdi o sono…………..

  6. TOTAL ALIEN says:

    Perdi o sono…………..

  7. TOTAL ALIEN says:

    Perdi o sono…………..

  8. nelHaven says:

    Se você for deixar de fazer as coisas porque pode causar doenças você não vai fazer nada na vida, você deixa de viver, vou continuar ouvindo do mesmo jeito. ¬¬

  9. Hugo says:

    Nossa, perai ja volto, vou pegar meu cel pra escutar uma musiquinha !

    _______________

    http://WWW.BLOGODE.COM – MUITAS IMAGENS E VIDEOS DE HUMOR POR DIA !!!

  10. Rodrigo says:

    Cara, isto é MUITO SÉRIO, estou saindo agora para ir no otorrino porque estou com Otite, uma inflamação séria nos ouvidos, por causa da porra do fone.

  11. lol says:

    Bem feito pros cara do telemarketing.

  12. Matheus says:

    estafilococos é um tipo de bactéria e não UMA bactéria 🙂

  13. ttt says:

    Caramba é fazer o que né se existe cada coisa esquisita nessa vida.
    Mas vou parar um pouco de escuta mp3 vou escutar musica agora no cel.

  14. ttt says:

    Brincadeira pessoal nesse meu primeiro comentario.
    Quando eu escultava musica com fone meus ouvidos ficavam um pouco dolorido, e olha que eu ñ escultava direto ñ, era uma ou duas horas, so parei um pouco quando a minha avó me falou que ñ era muito bom eu tá com o fone sempre que eu fosse escultar musica, é depois de uma bronca tambem que eu levei foi que eu me contive um pouco de esculta musica com fone,´por que quando alguem falava eu ñ escultava.
    É agora quando eu quero escultar musica eu simples mente ligo o som é ate melhor tem + volume!!!! 🙂

  15. Vitor says:

    Uso diariamente das 06:00 as 14:40 um plug para redução dos ruídos das áreas de trabalho. Sinto que durante a jornada os ouvidos ficam úmidos. Não é necessário o uso constante desse EPI na firma. Em caso de uma otite séria acho que poderei PROCESSAR Criminalmente a empresa em que trabalho! Esse plug é pior que o uso do fone. Que bom essa matéria, ajudou muito! Agora quanto aos idiotas que usam o fone para ouvir musicas em volume alto, espero que realmente em alguns anos fiquem surdos … idiotice não tem cura principalmente para esses idiotas de plantão e seus IPods com som alto, assim dão mais grana ao meu filho que é medico Otorrino, rsrsrsrs ! ! ! Viva a vida dos surdos hahahahahahaha

  16. Alexandre says:

    era so o que faltava!!!

  17. claudia says:

    bom tomara que aqueles caras que adoram ouvir musicas nos coletivos SEM fone não vejam essa matéria!

  18. thatha says:

    Deve ser relamente triste essa duença…………mas nao posso ficar ouvindo besteira o dia todo,ouvir aquelas musicas horriveis da epoca que meus avós ainda eram crianças ,fora as marias que fofocam e so falam me…..Sou muito mais ouvir as musicas q adoro sem chatear ninguem,pois nem todos gostam de ouvir certos tipos de musicas.

  19. Renaat says:

    Sabe… Chega a ser um pouco satisfatório operadores de tele-atendimento e telemarketing possam sofrer de surdez…. =)~

  20. Gustavo says:

    meu ouvido tem bacteria xDDDDDD ecu

  21. M00P says:

    Se você for deixar de fazer as coisas porque pode causar doenças você não vai fazer nada na vida, você deixa de viver, vou continuar ouvindo do mesmo jeito. ¬¬ [2]

  22. AP says:

    Essa matéria é apenas informativa, num é p ninguém para d usar o fone apensa ter + cuidado. As veses é preciso saber Interpretar textos antes d comentar. Ah! antes d criticar, tentem fz uma matéria q preste p colocarem na net.

  23. thais says:

    é isso ai minha gnt !

    por que vocês acham que muitas pessoas morrem e nem sabe por que
    é a mesma coisa que a escova progresiva é utilizado o formou assim a pessoa pode até adiquirir câncer isso é muito alarmante

  24. Manthega says:

    Ñ creio q possa contrair Doença Ouvindo Led Zeppelin, Deep Purple, Emerson Lake Palmer, Yes, Genesis, Camel, Barca do Sol, Pink Floyd, Mutantes, Jetro Tull, Steve Vai, Joe Bonamassa, Triunvirat, Focus, Iran Maidan, Satriani, Santana, Entre Outros…

    … Agora, Ouvir Calipso, Leonardo, Ivete Sangalo, Pagodinho, Entre Outros… MORTE SÚBITA…

  25. TONE says:

    CONCORDO PLENAMENTE COM O MANTEIGA, rsrsrsrsrsrsr.

  26. Cleiton Marquez says:

    É interessante saber isso tudo.

    Vou evitar escutar muito, pois esse mês e no próximo, não posso perder saúde.

    É uma pena pq já tava começando a escutar horas. Mas não posso escolher, to cuidando até da alimentação nesse mês.

  27. Ozzyman says:

    Melhor nem sair de casa daqui por diante, pessoal.
    Tem muitos bichinhos no ar que dão doença, dizem até que faz o pinto cair.

    Já encomendei minha bolha, chega sexta-feira.

  28. Alcione morena says:

    aff………..q exagerooooo…..
    povo q gosta d zuar com coisa séria……..

  29. phts says:

    AGEWNTE VAO MORRER COM BACTERIA OU SEM BACTERIA NAO E??? ENTAO VAMOS OUVIR MUSICA RAPAZIADA FODA-SE PESQUISA FODA-SE SOCIEDADE

  30. fazenda da barra 3 says:

    DemorÔ…

    agora só vou por meu celular altão dentro do metro, onibus, e vans

    nada como um boné da aba reta e uma camisa ‘polo’
    para combinar

    valeu fiel!

  31. Iri Carlos says:

    Estes comentários são tão burros…depois querem reclamar dos políticos que os fod… que povo estúpido. Morram logo seus vermes na terra. Se juntem as bactérias e vão para…noventite.

  32. Manthega says:

    Obrigado Tone!!! Tô Baixando “Selliing England by the Pond”(Obra Prima do Genesis) É isso aí Galera! Vamos ouvir Música…De Qualidade…

  33. não vou perder tempo com tanta burrice de comentários infundados das futuras gerações quadradas q se acham os bam-bans, as doençãs na atualidades sâo mais serias do que se pessam…….depois a sociedade consiente e q pagam o estrago de tanta idiotice.

  34. Van Halen says:

    Matheus disse: estafilococos é um tipo de bactéria e não UMA bactéria 🙂

    Pura ignorância… Estafilococos é um gênero de bactéria, podendo sim ter sido colocado como o autor… Dentro do gênero Estafilococos existem várias especies… Ow idiota, volta pro cursinho, deixa de ouvir mp3 e limpa os ouvidos pois essas bactérias já corroeram 1 dos seus 2 neurônios…kakakakaka

  35. najla dos santos says:

    nossa dessa eu nao sabia
    temos k nos previnir mais
    e cuidar de nossas saude

  36. estalilococos says:

    Nos dias de hoje é interesante ver ate onde vai a mentalidade do ser humano em questão da saúde. Pobre seres perdidos num poço sem fundo.com diz os especialistas : Nesta corrida pela sobrevivência, estamos bilhões de anos atrasados e menos adaptados que as bactérias. O melhor a fazer é cada um por si e Deus pra todos.fui

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo