Publicidade

Publicidade
14/04/2010 - 00:02

Você acha que brasileiro é preconceituoso?

Compartilhe: Twitter

Para quem não acompanhou, no último sábado (10/04), estreou na TV Record o programa Legendários. Dentre vários assuntos, o programa também promete gerar muita polêmica. Num dos quadros, ancorado pelo meu grande amigo, o Elcio Coronato, a abordagem foi o preconceito.

No quadro, foram colocadas pessoas de raças, sexo e opções sexuais diferentes, todos em circunstâncias que sugeriam escolhas.

Independente do resultado da matéria, você acha que brasileiro é preconceituoso?

Autor: - Categoria(s): Polêmica, Video, Wowww Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

103 comentários para “Você acha que brasileiro é preconceituoso?”

  1. n disse:

    As duas primeiras partes foram ok. Mas a última foi totalmente sensacionalista e tendenciosa. “Vai embora, ele tá te xavecando”?? O segurança tinha ido na loira pra verificar, deu pra perceber isso. Já com o negro, relevando-se a truculencia que, infelizmente, é de se esperar de um segurança, também é visível que só deu pro cara alcançar o negro mesmo. Afinal, ele é um só, e o que estava num nivel mais proximo de alcançar era o negro. Fora o comentário do repórter: “Se voce tivesse que atirar em um, em qual voce atiraria?”. Qual é a relevância disso para a matéria? Ele sabia muito bem que o funcionário não iria responder. Esse tipo de pergunta só é feito pra causar comoçao e manipular a verdade. Infelizmente isso é o que mais se encontra no meio jornalístico: profissionais (?) incompetentes cujo único talento é manipular a opinião pública.

    • Juca disse:

      Concordo.Assisti pra ver qual é desse programa.
      O ator negro sempre sai da loja mais perto dos seguranças.
      Sem contar o que o maluco me pergunta pro rapaz:”Se vc fosse dar um tiro, em qual dos três vc daria?”
      Vá se ferrar!O moleque não é nenhum animal pra ouvir essas gracinhas.
      E na massagem, sempre faz cara de psicopata para receber o cliente, enquanto o ‘gay’ olha pro chão.Quem quer massagem de um mal encarado?Qualquer manual tipo ‘corpo fala’ explica.
      Selo Mion de qualidade.
      Aliás, esse programa é mistura de ‘H’ do Luciano Huck ,Superpop (fotografia),Show de Calouros (com a bancada maldita) e o próprio Covernation(já deu a piada do cover atrás, não?) e CQC (edição).

      Sábado à noite é melhor sair, rapeize.A vida é curta.

  2. Dan Garbim disse:

    uma coisa tb errada foi o tipo de bolsa q cada um estava…claro q a bolsa do negro era maior e mais chamativa q as dos demais……

  3. qpiada disse:

    pera lá… os Legendários vieram com a premissa de revolucionar a TV, e os videos são convincentes….

    mas abram seus olhos pessoal, sem querer puxar sardinha pro lado de ninguém, mas o perigo mora na credibilidade que as pessoas depositam ao ver essas situações – de preconceito e tudo mais, que são realmente revoltantes.

    o que eu quero dizer é que em certo momento me veio a impressão de que essas filmagens foram fabricadas, não são legítimas de situações reais.

    é como acontecem com os tablóides, eles fabricam matérias sensacionalistas para chocar o público, mas é tudo armado.

    eu condeno o racismo, mas é inevitável não relacionar Legendários com CQC. mas tem uma coisa, as matérias do CQC eu sei que são reais pois provocam a íra de deputados, prefeitos, e demais personagens da governança brasileira. e lá eles matam a cobra e mostram o pau, as filmagens acontecem realmente nos gabinetes dos polítcos, seja em Brasília ou onde quer que seja, e eles pegam no pé mesmo.

    enfim, tirem suas próprias conclusões, eu não sou pago para tomar partido de um programa ou outro, de uma opinião ou de outra, mas tem certas coisas que agente “pesca no ar”.

  4. quel disse:

    caralho!
    só isso que consigo dizer depois desse festival de preconceito descabido…

    pqp viu

  5. Fernando disse:

    Bem observado o detalhe do tamanho da bolsa. Também acho que o negro era o mais devagar pra sair.

    • Ana disse:

      Verdade, eu percebi tambem q na hora da massagem ele ficava meio de lado, a linguagem corporal dele mostrava q ele não estava muito a fim de fazer a massagem não.

  6. Luan Ventura disse:

    Mais um programa idiota e estereotipado que quer criar polêmica. Em todo caso, o negro foi o ultimo a sair, com a bolsa maior… Na massagem, além de ficar de lado, é comum que as pessoas prefiram para massagem pessoas que pareçam mais delicadas… O cara era grandão… Enfim, um teste bobo que, desde o princípio, só queria mostrar que existe preconceito racial no Brasil.
    Na última cena, o idiota entra na loja, a mochila dispara o alarme novamente, lógico que o segurança iria ter certeza que era ele. Eta, Record, continue copiando a Globo, esse estilo CQC não chegou nem perto da mesma qualidade.

  7. Tobias disse:

    que teste mais tosco bixo!

  8. T disse:

    Não sei o q é pior admitir q é preconceituoso, ou ser hipócrita em relação isso!

  9. Fransoad disse:

    O pessoal é racista mesmo, tanto na aparencia ou profissão!
    Ja tenho mais que certeza! ¬¬

  10. Will disse:

    Pow… no caso da massagem se tem uma loura maravilhosa, um gay e um negão ( sem preconceito) é claro que vo na loura!!
    em relação a loja, foi bem lembrado o tamanho da bolsa e lerdeza que o negão ( sem preconceito) saiu da loja!

    Não contaram com a nossa astúcia!!!!

    • Jiujiteiro disse:

      Se o negão era lerdo, era de se esperar que não tinha nada a esconder, porque quem não deve não teme.
      A lógica diz que o ladrão procura evadir-se primeiro.
      Tinha que ter abordado os três, pois há ladras muito bem vestidas por aí, principalmente nos shoppings.

  11. eu disse:

    na massagem, foi teste de preferencia, e não de preconceito. São coisas diferentes!!
    Eu prefiro a loira, mas não quer dizer que tenho preconceito contra o negão. Seria preconceito se deixassem somente o negão, e as pessoas recusarem a massagem!
    No caso da bolsa, o segurança só consegue abordar um (normalmente o mais lento e próximo). A loira foi a mais próxima num caso.

  12. Jiujiteiro disse:

    SEGURANÇA FDP! Eu enfiava a mão nele!
    RACISTA FDP!

  13. Jiujiteiro disse:

    Agora já baixou meu sangue… rsrs
    Mas brasileiro é preconceituoso sim. Independentemente de tamanho de bolsa.
    Negros, principalmente. Pobres, mais ainda. Negro e pobre, tá ralado.
    Experimentem fazer um teste: qualquer pessoa bem vestida e ostentando riqueza vá a um shopping. Com certeza será bem atendido. Mas vá não tão bem vestido assim (não precisa ir maloqueiro – nem vão deixar você entrar). Se você for atendido, já pode ficar contente, mas o vendedor já vai lhe dizendo o preço dos produtos, sugerindo que você não pode pagar.
    Apesar da pecha de estereotipado e criador de polêmica, acho que programas assim devem existir para que as pessoas ao menos reflitam sobre o tema, pois há outros programas na tevê que só mostram futilidades e que nem ao menos fazem com que as pessoas se revoltem.
    Saíram três pessoas. As três deveriam ser abordadas e não foram. Há muitas ladras que se vestem bem. Por quê não abordou a loira? E o gay? Por quê não o abordou?
    Eu fiquei indignado.

  14. Estarrecido disse:

    Bom..o pessoal já comentou o necessário..

  15. Ana disse:

    Não vi o video ainda, mas só pelos comentários dá pra tirar algumas conclusões: só mostrou o óbvio. Que atire a primeira pedra quem nunca ficou receoso de se ver sozinho, dentro de um ônibus, com um sujeito mal vestido, “com cara de pobre”, por exemplo =P

    Nem precisa ir longe: os comentários desse blog, mesmo, NA MAIORIA das vezes são racistas, homofóbicos, “gordofóbicos”, especistas, machistas… e tem quem ache graça.

    Só faço uma ressalva: felizmente, ou não, preconceito não é “privilégio” de brasileiro. Amém.

  16. ulysses disse:

    Até achei legal a reportagem, só acho sacanagem o Marcos Mion querer copiar programas dos outros, não tem personalidade própria. Copiar é fácil o difícil e criar como o CQC.

    • fernando disse:

      cqc é a coisa mais superestimada dos ultimos anos
      eh um bom programa, mas nao passa disso

      agora falar q o cqc criou tudo eh sacanagem
      uma vez q em todos os paises q existe cqc a base da programação é a mesma, ou seja, tudo pronto e apenas adaptado para o país.

      legendários tbm nao passa disso
      faz uma copia daquilo q vem dando certo em todas as outras emissoras

  17. eber disse:

    parece que eles são tendenciosos em deixar o negro ser pego

  18. klant disse:

    Esse teste é uma besteira, de qualquer jeito o segurança ira ser chamado de preconceituoso, se aborda o negro é pq é racista, se aborda o gay é pq é homofobico, se aborda a loira é pq tem preconceito com loira…, ou seja esse teste foi muito sacana de qualquer maneira o segurança ia “se dar mal”
    E outra se o cara não rouba-se nada ele mostraria a bolsa numa boa, como o cara não quis mostrar é claro que o segurança tinha que desconfiar .

    • silmara disse:

      eu não mostraria minha bolsa…
      o segurança ou quem quer que seja pedindo pra olhar os pertences está partindo do pressuposto que roubei, teria até o direito de processá-los
      ninguém deve nunca mostrar bolsa, revirar bolsos ou se deixar revistar por quem não é policial
      eles não tem o direito de pedir isso

  19. Lia disse:

    amadorismo total
    o preconceito existe, mas esses testes foram ridículos e tendenciosos
    sem falar que o mion é um lixo

  20. Lia disse:

    e outra, pra esses testes terem alguma fidedignidade, deveria ter uma espécie de grupo de controle, que seria, nesse caso, colocar uma pessoa livre de qlqr preconceito (uma morena bem vestida, um senhor de terno, uma velhinha) e todos nas mesmas condições…ah, eu que nem vou mais ficar falando hehehehe baita lixo isso aí

  21. Patrícia disse:

    Pois é, eu tbm achei meio tendencioso esse teste, na parte da massagem eu achei q o negro ficava com uma cara muito amarrada, os outros dois estavam mais receptivos, e na parte da loja eu tbm notei que o negro saia mais devagar, e em uma ele até estava indo pra um lado e voltou, ficou parecendo q queria ser abordado ao invés da loira, mas é claro q preconceito existe, mas não precisa forçar a barra né?

  22. Valentim Terra disse:

    Esses seguranças são uns FDP mesmo!
    Eles não tem direito nenhum de revistar quem quer que seja. Só a polícia pode fazer isso.
    Bando de FDP que se prevalecem do tamanho que têm e de que sempre estão em grupo!

    • ftemp disse:

      com certeza, principalmente em balada.
      os seguranças no dia a dia naum sao nda, ai vem na balada, junto com otros colegas e pensam que mandam em tdu e pode toca em qlqr um.
      um conhecido meu, na saida de uma balada, tinha pago tdu certinhu, e cmo tava meio “alto” passou reto pelo segurança pra dar o comprovante d pago q dao no caixa, ele passo reto pelo segurança, ai chego o kra, agarro com tdu o braço dele e mano e ai ja chego otros 3 seguranças, sendo q ele ja tinha mostrado o comprovante pro primeiro…
      começaram a fala q ele queria da uma d espertinho e etc. no final o pai dele q eh advogado, acabo vindo e discutio com a gerente, q no final devolveu o q ele tinha pago para nao processar a casa e o segurança, pois tinha testemunhas e marcas no braço…

      • reblack disse:

        Eu não ia querer o dinheiro de volta eu iria querer que esses seguranças fosse fichado, na primeira vez não vai dar nada mas na segunda sim…

        Simples assim, se tinha marca no braço era só fazer o corpo de delito e com + 2 ou 3 testemunhas pronto.

  23. jk disse:

    ahhhh meu, na boa, esse programa é uma cópia barata do CQC, e ainda o Hermes e Renato foram pra lá, fizeram a maior cagada q podiam, mto fraco esse programinha !

    • Muldock disse:

      E os efeitos animados nos videos? Poutz, só faltou o Mion raspar a cabeça, e usar um oculos com armação preta. Não gostei do programa, nada de novo.

  24. eL bARTO disse:

    Apesar de jé ter visto na internet, acho louvável uma emissora aberta mostrar esse tipo de procedimento, para que nós Brasileiros, que nos sentimos tão especiais em relação ao Mundo, possamos olhar para o nosso proprio umbigo e nos avaliarmos.
    Muito Legal e que venha mais.
    ps:. Gostei quando o cara pergunta: – Se fosse atirar em qual vc atiraria ?

  25. Claudinha disse:

    Gostei duma resposta aí q vo copiar :num sei o q eh pior admitir q eh preconceituoso ou ser hipócrita com relação ao assunto. Se liga ! Cambada d à toa vão caçar o q fazer

  26. Karen disse:

    Pior que o programa querendo causar polêmica,são as pessoas que estão achando que o preconceito no Brasil não existe.
    Vocês se esqueceram que os políticos muito bem vestidos estão roubando muito mais que a senhora favelada que rouba comida para dar as filhos?
    Sem contar as rídiculas cotas para negros que são um preconceito,pois não é a cor de pele que definirá a capacidade intelectual da pessoa.
    Enfim,antes de saírem criticando tudo,olhem melhor para o mundo em que vivem 🙂

    • Ana disse:

      E eu acho que pior que as pessoas que estão fingindo que não existe preconceito no Brasil são aquelas que acham que preconceito SÓ EXISTE no Brasil.

    • SNFS disse:

      Acho que as cotas não são preconceito, mas sim estatísticas, a maioria da classe pobre são negros. E crianças mal alimentadas não tem o mesmo desempenho que uma criança da classe média. Porém isso é um problema do GOVERNO que achou uma maneira de tapar o sol com a peneira.

      Eu como NEGRO acho que o preconceito está na cabeça de cada um. Pois não existe preconceito quando o NEGRO é RICO, agora NEGUIM POBRE a galera esculacha mesmo. Já o Racismo é outros 500.

      • Ana disse:

        SNFS, acho até que você tá certo em afirmar que cotas não são preconceito, mas estatística. Agora, veja só, eu estudei em colégio particular e, só na minha turma, se formaram 3 negros. Além deles, haviam vários outros, mais novos e mais velhos, muitos que concluíram a educação na mesma escola.

        É claro que não vou querer comparar com a quantidade que se forma na rede pública todos os anos, mas seria muito mais caso pra cotas exclusivamente pra alunos de rede pública do que negros, em si. Ainda que sejam minoria, existem negros que tiveram acesso a uma educação de qualidade. Dar cota exclusivamente por cor da pele ajuda a reforçar um pouco essa ideia de que ou negro é sempre “pobre” ou negro não tem tanta capacidade cognitiva/intelectual. Meio que o oposto de japonês inteligente, assim. Sei lá.

  27. Caneco disse:

    Ridiculo! Reportagem tendenciosa. Reparem que o Negro massagista está sempre de costas ou com má postura mastigando chiclete para alguns clientes que chegam, enquanto o gay e a mulher tem boa postura. No segurança, está correto ele abordar uma única pessoa, até pq ele é só um segurança. E o segurança devia já ter imbolizado o cara, pq quando ele empurrou o cara pra dentro tocou o alarme. Preconceito e preferência são a mesma coisa, se o negro estivesse sozinho pra fazer a massagem, quero ver alguém recusar, racismo e homofobia esses sentimentos sim existem, agora preconceito é procurar chifre em cabeça de cavalo.

  28. rodrigo disse:

    todos somos preconceituosos
    impossivel n ser so q a maioria e muito hipocrita para assumir
    eu mesmo n posso negar que odeio sotaque carioca, sotaque nordestino bichinhas saltitantes e etc
    so que nunca agi de forma diferente com essas pessoas apesar de n gostar delas

  29. Andre disse:

    A cultura do Brasil fortalece o preconceito. Sou preconceituoso e não nego.

  30. Sara disse:

    A única coisa que me dá um SUPER preconceito nisso tudo é a roupa do Mion… tem gente que confunde o original com brega!

  31. kellita disse:

    Sim, existe. Moro na Irlanda e nunca sofri aqui o preconceito ja sofri no Brasil, o que eh vergonhoso.

  32. kristy disse:

    Preconceituoso e hipócrita.

  33. murilo disse:

    cara eu acho que esse teste foi meio armado, na parte da massagem o negro estava com o cara mais fechada enquanto os outros estavam mais sorridentes e receptivos e na parte da shopping o negro saiu mais devagar ou seja ele ficou esperando ser abordado

  34. murilo disse:

    pra falar a verdade tenho preconceito contra gays e nordestinos mas nunca tive preconceito contra negro, e eu não sou negro, sou filho de mae negra e pai branco e eu nasci branco igual meu pai e acho que é por isso que não tenho preconceitos contra negros
    na minha opinião quem passa o preconceito são os próprios pais

  35. cagnani disse:

    nao acho que tenha um pais no mundo que nao seja um pouco preconceituoso ou racista…
    “nao conheco um pais bem sucedido que a maioria eh formada por negros” frase dita por deputado aqui dos EUA

  36. endim mawess disse:

    com certeza principalmente com politicos. as vezes há uns honestos assim como negros trabalhadores e gays conservadores sem falar em loiras inteligentes

  37. Cordeiro disse:

    Deixando de lado o programa/emissora e partindo pro que acredito ser o real motivo do post por aqui…

    Eu não tenho problemas com raça/credo/região/sexo/classe social, mas acho que todos nós criamos preconceitos… quando você não conhece alguma pessoa/coisa nada mais normal do que voce criar uma imagem, se ela corresponde ou nao a realidade vc só vai verificar quando realmente conhecer… eu sou contra as pessoas que não dão uma chance para que se mude o seu preconceito (seja com música, pessoas, lugares e qualquer outra coisa)…

    Provavelmente nem vou ler as resposta desse meu comentario, mas só queria deixar claro minha visão de preconceito…

    Sobre a reportagem, eu concordo com o que disseram… o ator negro estava com cara de mau encarado na massagem, e a mochila que ele usava dava pra carregar mt coisa! Sobre ele andar mais devagar e perto dos seguranças eu nao percebi…

  38. beto disse:

    me sinto MUITO feliz em dizer que não possuo nem um POUCO de preconceito entre os três! 😀

  39. gabriel disse:

    que programinha mais tosco. Parece uma armação barata… Acho que exista preconceito sim, mas colocar atores manipulando as cenas é lamentável.

    A gostosa: se comporta vulgarmente.
    O viado: parece o serginho do BBB
    O nego: faz caras e bocas que vai fazer alguma merda

    Ai fica dificil de avaliar.

  40. Lucas disse:

    Preconceito com certeza existe, sem sombra de dúvida, mas a reportagem foi bem forçada em alguns aspectos, o da massagem foi meio óbvio, todo mundo escolhia a loira porque ela era estava mais bem “ajeitada”, postura correta, cabelo em perfeito estado, olhar sério. O gay já estava com uma postura mais desleixada e com uma porra de uma parada na cabeça, aquilo tira a seriedade do profissional, não é porque o cara é gay que ele tem que usar rosa e afins, e o negro estava com a barba por fazer, expressões nem um pouco receptivas…

  41. Antônio Silva disse:

    Bem, no teste da massagem é fácil. Todos vão procurar a mão mais suave. EU SOU NEGRO e TABÉM procuraria a mulher e o viado antes do negão de mãos pesadas…
    No teste das lojas, mais fácil ainda! Na primeira, UNISEX, a mulher e o gay NÃO CARREGAM uma MOCHILA GRANDE. Na segunda, de BIJOUTERIAS, é óbvio que a suspeita é a mulher.
    Na loja de departamento o segurança foi no último que saiu e que estava mais perto dele. E o mané quando entrou de volta não percebeu que o alarme tocou DE NOVO??????
    É claro que o segurança foi correto. Outro detalhe: É IMPOSSÍVEL uma pessoa só abordar 3 pessoas ao mesmo tempo. Todos os seguranças estavam simplesmente fazendo o seu trabalho.
    Sou vítima de preconceito, sim. Mas, cada caso é um caso. E essa forma idiota de mostrar o preconceito acaba gerando mais preconceito por ser totalmente viciada e falsa.
    Todas as pessoas são preconceituosas de uma forma ou de outra. Eu sou! PRECONCEITO e RACISMO são duas coisas MUITO DIFERENTES.

    • Valentim Terra disse:

      Então você tem que se ferrar mesmo.

      • Antônio Silva disse:

        Valetim Terra, Oscar Alho, Paula Tejando, Tomas Turbano

        Tão criativo, você…

        P.S.: Moderador, xingamento pode? O cara mandou eu ir me ferrar e isso pode? Então posso mandar o autor desse comentário infeliz para alguns lugares impróprios? Se puder, considere mandado. 🙂

        • Valentim Terra disse:

          Reafirmo o que disse.
          Se você é preconceituoso, não pode reclamar se for vítima de racismo/preconceito, até porque tais significados estão extremamente ligados. Por exemplo, quem é racista preconcebe que negros são inferiores e indignos.
          E tem mais: se você é preconceituoso, deveria lutar para não sê-lo, pois dizer “eu sou!”, com uma exclamação contudente que nem essa, só revela a sua orgulhosa posição.
          Ah, meu primo Oscar Alho mandou um alô para você.
          Passar bem.

        • Antônio Silva disse:

          Já que você não diz seu nome, posso chamá-lo de qualquer coisa, não é?

          Mané, para de falar besteira. Presta atenção no que você escreveu e leia o que eu escrevi antes. Eu escrevi que “Todas as pessoas são preconceituosas”. VOCÊ TAMBÉM é. O que você não pode ser é RACISTA. Como exemplo, preconteico (para você entender melhor: pré-conceito) é você não comer carne de cachorro porque alguém te diz desde criança que cachorro não se come. Isso não acontece na China. Racismo é você não gostar de outra pessoa só porque ela tem a cor da pele diferente da sua.
          E ainda tem o GOSTO. Eu não gosto de mulheres brancas. Não sou racista por causa disso. É uma questão de GOSTO. Tenho amigos brancos, negros e coloridos. Pena que não conheço nenhum índio.
          Aprenda a diferenciar as coisas, caro Mané.

      • kamis disse:

        Querido valentim, podemos ate lutar contra o preconceito, mas em determinadas situações acontece!

        tipo eu… não gosto de japoneses (kkkkk), não sei pq mas não tenho atração por essa raça… Mas trato com todo o respeito do mundo! Ta certo que estou falando no sentido de atração fisica, e cada um tem seu gosto… mas isso não seria uma forma de preconceito, ja que eu não daria nem chance pro rapaz ?

        É o que acontece com as gordinhas, muitas possuem qualidades incriveis, e são bonitas tb… mas muitos homens não dão nenhuma chance pra elas pelo fato de estarem acima do peso, isso não é PREconceito?

        Voce casaria com uma pessoa muda, sem uma perna, vesga… isso é tudo preconceito!!!

        Devemos sim lutar contra isso, mas NINGUEM luta… pq ja é algo instalado dentro d nos. O importante é manter o respeito!

        • Antônio Silva disse:

          Assino logo abaixo do seu nome, Kamis! 🙂

        • Valentim Terra disse:

          Bem, vou explicar melhor para ver se você consegue entender…
          Parta do princípio de que os conceitos de racismo e preconceito possuem significados muito, mas muito próximos. Estão interligados.
          Se alguém é racista (porque não gosta de determinada raça), apóia-se em determinados preconceitos (pré-conceitos) para fundamentar sua posição.
          Entenda uma coisa: não é possível alguém ser racista sem também ser preconceituoso (ou é?)
          Se essas palavras possuem significados abstratos, que se interligam, que são conexos, como é que você vai separá-las em sua própria significação?
          Quem é racista é, indiscutivelmente, preconceituoso. Como eu disse antes, é necessário o fundamento racional para dar suporte ao próprio significado da palavra racista.
          Se não fosse assim, o racismo não se sustentaria (por si só).
          Por outro lado, é possível ser preconceituoso sem ser racista. O preconceito, significado em si mesmo, pode referir-se a coisas, objetos, pessoas, situações.
          O significado de racismo refere-se necessariamente a pessoas, a raças, a cor de pele.
          Então, há uma incoerência lógica no que você diz, porque, sendo negro e preconceituoso, você coloca-se no rol das vítimas do racismo (PORQUE SÃO CONCEITOS CONEXOS)!
          Por isso que eu disse que você tem que se ferrar, porque, sendo preconceituoso mesmo sem ser racista, você não pode reclamar quando for vítima de um preconceito. São conceitos interligados, muito próximos.
          Obs. 1: meu nome não é Manoel.
          Obs. 2: se não quiser ou não conseguir entender, não tem problema. Estamos numa democracia e você pode ter a opinião que melhor lhe aprouver.

        • lafa disse:

          mas perai, japones é raça?acho que nao hein

        • Ana disse:

          “É o que acontece com as gordinhas, muitas possuem qualidades incriveis, e são bonitas tb… mas muitos homens não dão nenhuma chance pra elas pelo fato de estarem acima do peso, isso não é PREconceito?”

          Yep. Dois posts recentes aqui do blog mostraram escancaradamente como o povo se incomoda com as gordas. De “porca nojenta” a “entupida de colesterol”, saiu todo o tipo de comentário. E se alguém defendia, ou era gorda recalcada ou era virgenzão na seca. Vai falar que não é preconceito?

          É ridículo dizer “vai se ferrar” pra um sujeito que se assumiu preconceituoso e não olhar o próprio umbigo, fatão. Conheci uma garota lindíssima que não tinha um braço. Meus amigos sempre diziam “pô, cara, é gata, mas sem um braço, não rola”. Isso é o que, se não for preconceito?

          Achei o comentário do Valentim Terra (sic) esquisito porque ele reafirma o que o Antonio Silva diz: uma pessoa preconceituosa não necessariamente é uma pessoa racista.

          E acho incoerente dizer que, por ser negro, um cara não pode ser preconceituoso. Eu sou gorda e não to livre de preconceitos, oras. Julgar as coisas/pessoas sem conhecer, acredito, é uma tendência natural do homem.

    • Mongo disse:

      Coisa tao logica, e o povo fica fazendo bixo

    • kamis disse:

      Concordo com o antonio… tb concordo que todos nos somos preconceituosos, e por mais que seja um sentimento ridiculo, em alguns casos podem ate ser explicados (como no caso da massagem e coisas do tipo)

      Mas preconceitos gerais por negros eu achava que não existia, é so uma cor, nunca vi motivos pra ter preconceito… mas a pouco tempo percebi que isso existe sim. Fiquei impressionada, mas conheci pessoas que possuem esse preconceito sem mais nem menos! Ridiculo!

    • Renan disse:

      Pqp, resumiu tudo. Alias, eh bem tipico da rederecord isso, forçar algo pra ter audiencia, eles proprios produziram aquele “racismo” e nao as pessoas da materia.

    • Carlos Manga disse:

      Antônio silva, condordo com vc, sobre a loja e unico estava com mochila era marrom. Faltou outros usarem as mochilas para não ficar assim na cara que segurança ia nele.
      Nas massagem eu trabalho na area quem tem mais preferência para fazer massagem são as mulheres depois os que homem que não aparenta ter muita força mesmo, só quem já faz massagem é precisa de força iria Marrom.

    • Gui disse:

      Claro q são…
      racismo é so em relação a cor da pele e é so isso q te importa, né mussun?

      • Zeh disse:

        Existe mais de uma raça humana?
        Nossa, se não me engano, somos todas a mesma raça “separados” por cores e características físicas.
        Você, negro, que refere a você mesmo como outra raça, não tem direito de falar nada sobre racismo (outro termo nojento que é aceito por todos).
        E se orgulhar de ter preconceito é vergonhoso para preto, branco, aleijado, obesa, ou qualquer um… Deveriam todos tentar se corrigir. #Falei.

        • Ana disse:

          por esse comentário, suponho que vc nunca deve ter olhado pra uma menina acima do peso e pensado “nossa, se fosse magra seria linda!”, nem deve ter tirado nenhum sujeito esquisito de nerd nem nada do tipo.

          meus parabéns. deve ser o ser humano mais evoluído do mundo.

  42. reblack disse:

    Eu não gosto de programas da Record, todos são tendenciosos, pior são os telejornais, eles noticiam os acidentes como sendo verdade absoluta, depois eles fazem uma retratação e quando nem isso fazem, você ve no jornal da globo, ou no site da folha ou estadao a noticia da record era errada…

  43. Valdeci Emitério disse:

    Acho que não dá para generalizar.
    Nem todos os seguranças são F.D.P.! 50% deles são F.D.P. e os outros 50% são c.o.r.n.o.s.
    Mas quase todos estão nos dois grupos concomitantemente.

  44. hiqx disse:

    Concordo com Antonio Silva em genero e grau.

    O complicado, é q pesquisas mal feitas como essas apenas acentuam pensamentos tendenciosos.

  45. Paula disse:

    Seria interessante pedir que refizessem os testes… colocando um negão todo arrumado, um gay todo arrumado e uma mulher loira feia…
    quero so ver.. o preconceito é bem maior contra pobre, feios e gordos..

    • Damn disse:

      concordo… no Brasil o problema é maior em ser pobre que gay, negro ou feio.. nos EUA mesmo um negro sendo rico ele não é respeitado como seria no Brasil.

  46. Yuri Souza disse:

    O Brasil realmente é um país muito preconceituoso

  47. Adriana disse:

    O segurança agiu errado porque não possui poderes jurídicos para revistar quem quer que seja. Eles podem no máximo evitar a fuga do suspeito e solicitar à polícia que faça a revista.
    Seguranças, porteiros, vigias, guardas, não podem proceder à busca pessoal (revista) em ninguém.

  48. Erika disse:

    Concordo absolutamentte com tudo que o Antonio Silva falou!

  49. Doug disse:

    Infelizmente o Elcio Coronato é muito tendencioso, isso desde o TV Caos… não foi feito um teste para ver se as pessoas tinham preconceito, induziram as pessoas a fazerem o que eles gostariam e mesmo quando não deu certo fizeram questão de ignorar

  50. Ana disse:

    Sinceramente concordo com tudo de o Antônio Silva falou..e com que a Paula falou.

    Queria ver se colocasse uma loira feia e gorda…

  51. deca disse:

    a pergunta deveria ser: vc acha que existe algum brasileiro q não seja preconceituoso.

  52. renato vasconcelos disse:

    Materia ridicula, o seguranca so foi em cima do suspeito em potencial, o preconceito existe com certeza e é muito mais social que racial, faz a mesma matéria colocando um negro de terno e maletinha de couro e um branco de mochila e havaianas, quem voce acha que eles irao parar para revistar?

  53. taka disse:

    ai coloka 3 bonecas uma negra uma loira e uma bixona ai tu pega uma criança negra e manda ela escolher ai tu vera aonde esta o preconceito

  54. Vanessa disse:

    Eta programinha ruim, cópia mal feita do CQC.
    Acho o Mion um porre!
    E prefiro mil vezes o CQC!

  55. Francine disse:

    E concordo, com amigo aí de baixo, existe preconceito SIM… Mas esse teste foi ridículo! MANIPULADOR eu arrisco dizer!!!! No teste da massagem obviamente todos os homens iam querer ser massageados pela loira (gostosa), por motivos claros e explícitos (teve um q comeu a loira com os olhos). Quanto ao fato de até as mulheres terem preferência pela loira e pelo gay é exatamente pelo fato de q massagem exige delicadeza e suavidade, aí colocam um negro parrudo lá e que ainda fazia cara de boxeador! Queria ver se colocassem uma loira com uns 160kg, uma negra bonita (e gostosa) e o gay… Vejamos outro exemplo coloquem essas mesmas 3 pessoas (negro, loira gostosa e gay) em uma oficina mecânica, para qual desses 3 as pessoas iam preferir entregar o carro? Ou então em pé de igualdade 2 mulheres lindas e gostosas (uma negra, uma loira) e uma lésbica… Quem será q as pessoas iam preferir???? Quanto as lojas colocaram um negro com uma mochila nas costas, calça jeans e tênis, a loira (gostosa) muito bem produzida e o gay com uma bolsinha a tira colo, vamos inverter novamente, coloquem um loiro de mochilona nas costas, uma negra bonita (gostosa) e toda produzida e o gay… Quem será q vai ser abordado??? Tudo bem q esses seguranças são muito mal preparados, mas colocaram o negro em situação (não se se propositalmente ou não) em situação desfavorável, mal vestido (aparência conta muito nesses casos, infelizmente, porque tem muito homem de terno e gravata realizando assaltos por aí, mas enfim!!!!) e em uma profissão que não condizia com biótipo dele, um negro forte que sugeria força física!

  56. Francine disse:

    Corrigindo o amigo lá de cima!…rs

  57. Francine disse:

    Poderiam colocar os 3 (o gay, a loira e o negro) para procurar uma vaga de segurança… Quem será q seria escolhido????

  58. Cao Sentado disse:

    Tinha um Poodle, um Pitbull e um Vira lata na porta do acougue.

    Adivinha qual expulsaram primeiro???

  59. Rodrigo disse:

    Concordo com o Antônio Silva. Há preconceito sim, porém o teste foi tendencioso.

  60. Carlos Manga disse:

    Antônio silva, condordo com vc, sobre a loja.
    Nas massagem eu trabalho na area quem tem mais preferência para fazer massagem são as mulheres depois os que homem que não aparenta ter muita força mesmo, só quem já faz massagem é precisa de força iria Marrom.
    Também video deixou muito espaço para duvidas.

  61. JOÃO GABRIEL disse:

    SEM CREDIBILIDADE…

    é certo que existe preconceito, entre negros, gay e brancos, mas a reportagem não tem credibilidade nenhuma, que shoping que só iria existir os 3 na loja, materia horrivel…e marcos mion esta mais uma vez em um programa sem credibilidade.

  62. Caroline disse:

    o do segurança(o ultimo) deveria ter mostrado o rosto deve, caramba se eu o visse na rua vaiaria muito e ñ só pelo preconceito, pela agressividade tb.

  63. Eu disse:

    Bom,aqui está escrito: o video foi removido por violação dos termos de uso.
    Mas que o brasileiro ainda tem muito preconceito tem!
    Eu vejo isso quase todos os dias!

  64. Helena disse:

    algumas pessoas são sim preconceituosas,outras não ,eu não tenho preconceito nenhum

  65. G. Mattos disse:

    Quem diz que não tem preconceito, é hipócrita.

  66. tatiane disse:

    Quase todo vídeo que vou assistir ou foi proibido pelos direitos autorais ou o autor removeu, que merda heim ??? ¬¬

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo