Publicidade

Publicidade
25/10/2010 - 01:03

Fotos jornalísticas que marcaram a última década

Compartilhe: Twitter


Já demos adeus à uma das décadas mais agitadas da história, a primeira do século XXI (2001 – 2010). Uma tentativa de retratar visualmente esta década revela que as guerras e calamidades naturais marcaram os anos. Um olhar atento incita a pensar sobre como é complexo o mundo que vivemos.


Um menino queniano, aos gritos, vê um policial na porta da sua casa, na favela de Kibera Nairobi, em 17 de janeiro de 2008. Centenas de policiais entraram em confronto com partidários do líder da oposição do Quênia, Raila Odinga.


Avião sequestrado aproxima-se do World Trade Center, pouco antes de colidir com o prédio, em 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque.


Uma pessoa cai da torre norte do World Trade Center, no 11 de setembro de 2001, depois de terroristas jogarem dois aviões sequestrados contra os prédios, levando-os ao chão.


Concorde da Air France, voo 4590, decola com fogo à esquerda. O avião caiu logo após a decolagem, matando todas as 109 pessoas a bordo e outras quatro no chão. Um empresário japonês tirou essa foto de dentro de outro avião.


Repórter do Wall Street Journal, Daniel Pearl, é visto na imagem enviada à órgãos de comunicação. Pearl, um americano de 38 anos de idade, foi sequestrado em Karachi, Paquistão, dia 23 de janeiro de 2002, por um grupo que se autodenomina “O Movimento Nacional para a Restauração da Soberania do Paquistão”. O então presidente, George W. Bush, disse que iria seguir todas as pistas que pudessem resgatar Pearl.


Destroços do ônibus espacial Columbia cruzam o céu do Texas, em 01 de fevereiro de 2003. Pedaços do ônibus, que desintegrou-se, ficaram espalhados a leste do Texas.


Um homem iraquiano observa um soldado norte-americano enquanto cobre o rosto de uma estátua de Saddam Hussein com uma bandeira americana antes de derrubá-la, em 9 de abril de 2003. Momentos depois, a bandeira americana foi removida.


A soldado Lynndie mantém uma coleira amarrada ao pescoço de um preso na prisão de Abu Gharib, em Bagdá, Iraque, em 2003.


Líder iraquiano Saddam Hussein sendo arrastado para fora do seu esconderijo, após sua captura por tropas dos EUA, em 13 de dezembro de 2003, num buraco subterrâneo em uma fazenda no vilarejo de Ad-Dawr. A imagem faz parte de uma série de imagens do ditador deposto não autorizadas para divulgação, que tem circulado nos últimos anos na internet.


Crianças frequentam aulas de balé usando máscaras para se proteger da Síndrome Respiratória Aguda Grave, SARS, em Hong Kong, em 27 de abril de 2003.


Membros da guarda de honra militar, de plantão ao lado do caixão do ex-presidente dos EUA, Ronald Reagan, em 10 de junho de 2004, em Washington.


Uma menina iraquiana de 9 anos se recupera de uma fratura no crânio e duas pernas quebradas. Um veículo do Exército dos EUA colidiu com o carro de sua família. Em 9 de novembro de 2004.


Fotógrafo Arko Datta, da agência Reuters, mostra uma mulher idiana lamentando a morte de um parente que foi morto na catástrofe do tsunami asiático, em 28 de dezembro de 2004.


Da esquerda para a direita, o presidente norte-americano George W. Bush, sua esposa Laura, seu pai, o ex-presidente George Bush, Bill Clinton e a Secretária de Estado, Condoleezza Rice, no velório do Papa João Paulo II, dentro da Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 6 de abril de 2005.


O corpo de uma vítima do furacão Katrina flutuando, em Nova Orleans, 1 de setembro de 2005.


Uma mulher leva o corpo do filho de seis anos, enquanto chora. Ele foi morto quando o carro da família ficou sob fogo por desconhecidos armados em Baquba, capital da província iraquiana de Diyala, 60 km a nordeste de Bagdá, em 16 de setembro de 2007. O irmão de 10 anos do menino ficou ferido no ataque.


O senador Barack Obama é coberto de afagos depois de seu discurso, Minnesota, 3 de junho de 2008.


Peixe permaneceu preso em uma cerca quando a enchente causada pelo furacão Ike recuaram. Em 15 de setembro de 2008.


Garoto carrega irmão nas costas e ambos choram enquanto acontece batalha entre os rebeldes e o exército do Congo, em 6 de novembro de 2008.


Um homem armado, identificado pela polícia como Ajmal Qasab, percorre a estação ferroviária Chatrapathi Sivaji, em Mumbai, India, 26 de novembro de 2008. Qasab, o único atirador capturado depois de um cerco de 60 horas.


Passageiros de um airbus da US Airways esperam ajuda após o avião fazer um pouso forçado nas águas geladas do rio Hudson, em Nova York, em 15 de janeiro de 2009.


Barack Obama momentos antes de sair para ser empossado pelo Chefe de Justiça John Roberts, como o 44o. presidente dos Estados Unidos, em 20 de janeiro de 2009.


Filha de Michael Jackson, Paris, é consolada pelos tios no velório do Rei do Pop, no Staples Center, em Los Angeles, em 7 de julho de 2009.


Marines norte-americanos dormindo em buracos, na província de Nawa,Afeganistão, em 8 de julho de 2009.

Autor: - Categoria(s): Curiosidade, Fotos Tags: , , ,

Ver todas as notas

60 comentários para “Fotos jornalísticas que marcaram a última década”

  1. Zzoa says:

    Realmente, imagens marcantes.
    Para mim a mais marcante a da mulher com o corpo do filho.

  2. alan says:

    Como dá para ver, só tragédias marcaram esta década. Excluindo-se as que envolvem o Obama, é alguém sendo morto, já morto ou se preparando para causar morte. Triste, a beleza do mundo e da raça humana está se esvaindo.

  3. Rodrigo says:

    Belas fotos, mas as décadas, séculos, milênios, etc, começam no ano x1, logo, a década atual começou em 2001 e a próxima começa em 01 de janeiro de 2011.

  4. T says:

    “uma das décadas mais agitadas do ano”?!?!?

  5. Mulambo says:

    Mas a decada ñ começa em 2000 e termina em 2009 ?

  6. Aline Coelho says:

    Ótimo post, lindas e dramáticas fotos. Faz a gente pensar no quanto tem sorte…

  7. Seres humanos despresiveis..

  8. Velho Haroldo says:

    Excelente!

  9. Natália says:

    Fiquei emocionada……. fotos muito tristes.

  10. Robott says:

    O peixe foi inusitado.

  11. Estarrecido says:

    Todas as fotos nos indu zem a refletir se estamos agindo corretamente.

  12. pulgaa says:

    puts, as dos dois meninos chorando é muito forte :
    triste mesmo.

    A terra é um INFERNO de outro MUNDO! 😉

  13. Zero says:

    Ao observar estas fotos, a maioria chocantes, vemos que em praticamente todas está presente a tirania americana, os carniceiros da américa que julgam os democráticos do mundo.

  14. cris says:

    e pensar que isso é tudo fruto de seres humanos!!!!
    ou quer dizer animais vestidos de humanos

  15. Marcelo Brito says:

    Não consigo imaginar a dor daquela mãe, a segurar o corpo de seu filho…

    E pensar q tudo isso faz parte da ambição desmedida de muitos, muitos inclusive q se denominam como “animais racionais”, se somos nós os racionais, não quero conhecer os irracionais!

    Tem uma frase do Greenpeace q diz o seguinte:

    Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…”

    Quando esse dia chegar, já será tarde demais…

  16. Rogeriojr says:

    Um dos melhores posts que eu ja ví , mto forte msm! =/

    mas um toque, ali na foto do velório do micheal jackson está escrito “sendo consolado pelos TIPOS” acho q seriam os tios né

    só alertando!

  17. Maia says:

    momento certo…

  18. Bruno says:

    Essas fotos demonstram momentos marcantes porem tristes dos acontecimentos dessa ultima decada, nao podemos nos queixar somente dos que no foi tirado e sim agradecer ao que nos foi dado…
    Acredito que esse post faz o leitor acreditar que a decada que vivemos foi uma decada marcada somente por tragedias… cade o post com imagens bonitas? coisas boas?
    Mais nao tiro o merito pelo exelente post e pelas imagens.
    Parabens

  19. Fellipe Parlandi says:

    Fiquei meio chocado aqui com as fotos principalmente com a da pessoa em queda livre do wall trede center (nao se se escreve se assim)

  20. renilda says:

    Cenas lamentáveis. As vezes penso que não estamos nesse mesmo mundo. Por que não podemos mudar isso? Esse garoto carregando o irmão … me fez chorar e querer dar colo.

  21. Ruca Souza says:

    Só foto de momentos americanos. Como só existissem acontecimentos importantes no mundo ligados aos EUA. Aham, Claudia.

    • Zezão says:

      Concordo, eles devem achar que o Mundo gira em torno deles.
      Sempre uma lista top dos EUA acaba virando top mundial nas revistas.

      • Jean says:

        bobagem. E as fotos no Congo, Índia, etc? Muito mais marcante que uma foto do Lula sendo empossado. Vão se enxergar!

    • emer says:

      Quais seriam os momentos brasileiros ??
      Tiroteio na favela?
      Cueca cheia de Reais??
      Piloto brasileiro amarelando ???
      foda…

  22. Zeca says:

    O engraçado é o povo abraçando o Obama. As pessoas (lá e aqui) achavam que ele era Deus, que ia resolver todos os problemas do mundo. Assim como pensam do Lula. Já vamos para dois anos de “Obama” e oito de Lulismo e até agora nao vi nada de miraculoso na passagem destes cidadãos pela presidência dos respectivos países.

    • euzinha says:

      Pra quem não sabe, o Obama é bom presidente sim,acontece que como o Lula, pegou o país no caos deixado pelos presidentes anteriores e o povo quer q eles façam um milagre e resolva tudo num piscar de olhos!!Ninguém nunca achou q eles eram Deuses não, apenas queriam dar oportunidade a pessoas humildes para governar e para quem não sabe,o Obama tá fazendo e muito pelos pobres daki,e é por isso q tá todo mundo “P” da vida,porque o “PRETO” e o “ANALFABETO” só quer ajudar os pobres,mas isso ninguém fala, lógico, os republicanos querem mesmo acabar com a raça do Obama, e o Lula,pode não ter feito tudo q prometeu, mas saiu digno de respeito do jeito q entrou,os que o o odeiam, já não gostava dele antes!Com certeza o país não tá pior do q estava antes! Tô aki nos States e estou vendo o q o Obama está fazendo, então, não critique sem saber… e o Brasil nunca tem foto nas top fotos universais porque só quer ficar mostrando créu e mulher melancia, no exterior, esse tipo de foto é porcaria e eu concordo!! qdo jornalistas começarem a tirar foto do que presta, aí eles vão promovê-las tb.Deus abençoe vcs.

  23. csxxx says:

    foda-se os estados unidos!

  24. Nivaldo says:

    Realmente, quanto tem querra tem EUA metido no meio, vcs prestaram atenção nisso?

  25. suricat says:

    belo post parabens

  26. Jonas Andrade - Natal/RN says:

    Que coisa triste é a humanidade. Se observarmos bem a maioria das tragédias mostradas nestas fotos foram provocadas pelo próprio homem. É, os filósofos têm razão: “Homo homini lupus” – O Homem é o lobo do Homem.

  27. Paolo says:

    Só para registro, a década está começando. O último ano da década passada foi o de 2009 (2000-2009). Estou vendo várias referências sobre o fim da década, mas não estão corretas. Então quer dizer que o ano 2000 foi o último da década de 1990?

  28. Diogo says:

    E o pior é que não vamos fazer porra nenhuma, no máximo expressaremos uma reação de espanto e após alguns minutos não nos lembraremos de mais nenhum destes acontecimentos… Essa é a raça humana, sempre preocupada como o próprio umbigo. Há algum problema nisso? Eu acho que não, não costumamos ir contra nossa própria natureza que é completamente indiferente aos problemas alheios…

  29. Gustavo says:

    Euzinha
    Minha querida, gostaria que voltasse ao Brasil.
    Venha curtir o País do lula.
    Estamos morrendo de saudades.

  30. Mário says:

    O biólogo australiano Frank Fenner , disse que a humanidade estará extinta em menos de um século . Estou começando a concordar !!

  31. Clarice says:

    euzinha disse:
    26/10/2010 às 1:32
    Tô aki nos States e estou vendo o q o Obama está fazendo, então, não critique sem saber… e o Brasil nunca tem foto nas top fotos universais porque só quer ficar mostrando créu e mulher melancia, no exterior, esse tipo de foto é porcaria e eu concordo!! qdo jornalistas começarem a tirar foto do que presta, aí eles vão promovê-las tb.Deus abençoe vcs.

  32. Clarice says:

    euzinha disse:
    26/10/2010 às 1:32
    Tô aki nos States e estou vendo o q o Obama está fazendo, então, não critique sem saber… e o Brasil nunca tem foto nas top fotos universais porque só quer ficar mostrando créu e mulher melancia, no exterior, esse tipo de foto é porcaria e eu concordo!! qdo jornalistas começarem a tirar foto do que presta, aí eles vão promovê-las tb.Deus abençoe vcs.

    Um ser como você me enoja, quer tanto falar bem dos americanos, que não se enxerga, esta achando que é superior a quem???? SÓ PQ A UNICA COISA QUE VOCÊ VÊ OU ASSISTE É O CRÉU E A MELANCIA AÍ (sim pq so fala isso, e eu sei que não é somente isso que passa aí do Brasil) isto é puro preconceito seu… NÃO SIGNIFICA QUE TODOS OS BRASILEIROS TEM UM CERÉBRO DE GRÃO DE MILHO COMO O SEU… Se o Brasil não é suficiente para você querida não entre em posts brasileiros ok? Eu como a maioria aqui temos muito orgulho do Brasil, mesmo com todos os problemas politicos, sociais, culturais, mas temos algo que vc não teve aqui que é amor pela patria, por nossas raízes e vc nao vai ter ai com certeza pois, mesmo querendo se infiltrar na população americana nunca será um deles… E apesar de todas as nossas fragilidades nunca escondemos isso de ninguém ao contrário dos americanos que se mostravam como uma “rocha” e no fim bastaram alguns tristes acontecimentos como alguns destes que vimos por aí para que todos soubessem que eles são tão vulneráveis quantos outros países…. Bjos, Deus te abençoe você aí querida…

  33. TOTAL ALIEN says:

    A MAIORIA COMO NÃO É SURPRESA SÃO DE DESGRAÇAS .

  34. Nanda says:

    A foto da mãe com o filho morto é de chorar…

  35. JC says:

    malditos americanos

    mataria cada um deles

  36. Hihomitch says:

    Aqueles que dizem que não há uma foto do Brasil que preste, devem viver em uma caixas de fósforos assistindo O Resgate do Soldado Ryan. Vão ler revistas meus amigos. Há tantas fotos boas aqui quanto lá, e não sejam ridículos ao dizer que é pura coincidência ter como maioria, fotos dos estados unidos.

  37. Rodrigo says:

    Muito bonito, todos com comentários contra os norte americanos, é uma hipocrisia sem tamanho…. Pois quero ver se não consomem Nike, All Star, Mc Donald´s, Pizza Hut, veículos da GM, FORD ou Dodge, filmes de Hollywood, programas de TV da Fox, Sony, TNT e afins…. Quando qualquer mauricinho ou patricinha que comenta por aqui comprovar que não utiliza nada que venha dos EUA, eu calarei minha boca…

    • Sony é japonesa. BTW: Incrível como as pessoas conseguem brigar até nos comentários de um blog. Ninguém se enxerga ou faz alguma coisa pra mudar (eu inclusive). Desde que o mundo é mundo ele está todo errado. Os EUA estão na maioria das fotos, porque ainda são o país mais influente querendo ou não.
      Quanto aos ditos patriotas, você pode amar seu país, mas penso que se uma pessoa tem orgulho do Brasil, ela é idiota. Não pretendo sair do país, quero trabalhar pra melhorá-lo, e, quem sabe, um dia poder me orgulhar de ter nascido brasileiro. Pois atualmente me dá vergonha.

  38. Bernardo says:

    SR. Rodrigo, PODE SER QUE EM ALGUNS CASOS O SR TENHA RAZÃO, NO ENTANTO, ACREDITO QUE PIOR DO QUE HIPOCRISIA, É, GENERALIZAR OPINIÕES E PESSOAS. ANTES DE ESCREVER DEVERIA TER NO MINIMO LIDO TODOS OS COMENTÁRIOS, EXISTEM OPINIÕES DIVERSAS E NEM TODOS ESTÃO CONTRA OS AMERICANOS, NA REALIDADE COM ISTO QUE POSTOU DA É A IMPRESSÃO QUE É O SENHOR QUE TEM ESTA IDÉIA EM SUA MENTE, OS BRASILEIROS NÃO DESMERECEM OS ESTADOS UNIDOS, PELO CONTRÁRIO, TANTO QUE ESTAS MARCAS CITADAS PELO SENHOR ESTÃO EM TODOS OS LUGARES DO PAÍS. MAS, SÓ PORQUE UM PAÍS TEM MARCAS IMPORTANTES, GRANDES CONQUISTAS, FEITOS HISTÓRICOS, NÃO O TORNA ILESO DE FATOS E ACONTECIMENTOS TRISTES COMO QUALQUER OUTRA NAÇÃO. CRITICAR FATOS COMO ESTES OU O ESTADOS UNIDOS NÃO OS TORNA HIPÓCRITAS. E ANTES QUE PENSE NÃO SOU NENHUM MAURICINHO, ASSIM COMO TAMBÉM NÃO ACREDITO QUE O SENHOR SEJA “APENAS” UM MAURICINHO… E MESMO QUE EU FOSSE DE FORMA ALGUMA TENTARIA LHE COMPROVAR NADA, POIS, AO CONTRARIO DO SR. RESPEITO OPINIÕES ALHEIAS, E JÁ ME CONTENTA SE TIVER DIREITO DE RESPOSTA.

  39. Hiago says:

    Nossa,a ultima foto é de chorar mesmo,é de arrepia.

  40. Nenêgo says:

    “Cassete de agulha” com essas fotos eu só posso dizer uma coisa: America é tudo F* D* P*!!!!!!!!

  41. Nenêgo says:

    Bom e mais uma coisa, o pior é ver brasileiro pagando pau pra gringo, putz, da nojo! E só ilustrando alguns comentários ai acima, meu carro é FIAT, meus calçados (a maioria do tempo) são Marluvas(calçado de segurança) e Kelme e Le Coq Sportif , bom comida 9 a maioria das vezes) é na empresa, em casa e tal, mas quando sobra uma graninha e pra fazer presa com a Dona Maria é no Pizzaiolo , Via Romana, Trailler do Betão e genéricos em geral, que tem uns sandubas que dão de 1000 a 0 nestes do tipo Ronaldo Maquidonaldi , filmes, geralmente vejo os independentes, música eu também gosto de independentes, principalmente as brasucas como Macaco Bong, Monno, Sabonetes e etc, bom eu acho que posso dizer que eu não uso nada americano, então, para quem disse ai acima que calaria a boca se algúm zé mané provasse que não usa coisa americana, está ai, então: “CALA A BOCA!!!!!!!!

  42. clarice says:

    Yuri Anderson Protasio Araujo, ainda bem que o senhor admite que não faz nada para mudar, isso não precisa nem falar, so de admitir que tem vergonha do Brasil já é o bastante, vc se quer tanto mudar o país ja passou da hora de ter começado pois, pelo que vejo já não é tao jovenzinho (não me leve a mal por favor)…mas quem é idiota aqui?, e eu admito que tenho orgulho sim, se não tiver no minimo orgulho o que irá restar? O que acontece é que este país não vai para a frente por pessoas como você que não tem nem sequer espirito patriota, como pode falar que ama alguma coisa se sente vergonha….? imagina se o senhor é um professor e falar isso para crianças, é meu caro tenho filhos e desde cedo mostro a eles que não se muda nada se não houver honestidade, amor e ORGULHO pelo que se faz ou lugar que você vive pode ser uma favela ou um castelo, digo que tenho orgulho por nós mesmo com tantos problemas nunca escondemos o que somos de ninguem, isso que o senhor fala é ridiculo, vai trabalhar a vida toda para quê? para ganhar dinheiro e ter uma boa velhice… e falar que vai mudar alguma coisa…Ah, Por favor. Ah e discussões são excelentes para abrir a cabeça de muita gente, por que isso incomoda?… é saudavel desde que não se ofenda chamando os outros de idiotas, não é mesmo? Abraços….

  43. Juca says:

    @Nenego

    Para o tal que falou que não sua nada americano,umas perguntas para vc refletir?
    -Seu SO é americano?
    -Seu office é americano?
    -Sua Televisão é americana?
    -Seu DVD é americano?
    -Partes do seu computador (processador..)são americanos?
    -Sua impressora é americana?

    Se vc respondeu ”sim” a um desses ìtens, sinto lhe dizer, mas vc não é tão “desamericanizado” assim.

  44. Daniel says:

    Nenêgo, você usa a internet, que é coisa de “americano” e inclusive tem os servidores mundiais nos Estados Unidos.
    Sem falar em outros produtos que tem origem nos EUA, e o próprio computador, já que o Brasil não tem uma indústria de microprocessadores, e se vc usa um Intel(Pentium, Duo Core, sabe?) você ta usando algo americano. O mesmo se usar AMD.
    Agora, cala a boca.

  45. patiii says:

    lamento falar, mas n podemos culpar somente o povo americano… isso eh um problema mundial…
    e n poso me sentir orgulhosa de morar em um planeta onde crianças morrem, familias choram, e vidas são despresadas, são apenas numeeros… a cada dia andamos rumo ao pior, e a pergunta eh oq fazemos contra isso???

  46. mgts.bhmgt says:

    uma mulher leva o corpo do filho de 6 anos:aonde nosso mundo vai parar dessa forma?q as nossas altoridades acordem enquanto é tempo

  47. barbara gabi says:

    nossa…essas fotos são muito marcantes …..e concerteza isso e uma coisa muito ruim pois a cada dia o mundo ta piorando=( …..espero que não continui assim bjuhs e abraços bgsa_barbara@hotmail……

  48. liduina says:

    triste é saber que situações como aquela das crianças no Congo ainda está longe de ser resolvidas. Ver uma criança chorando porque seus direitos estão sendo violados é revoltante.

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo