Publicidade

Publicidade
26/07/2012 - 12:14

Falso site do Groupon tem feito várias pessoas caírem em golpe

Compartilhe: Twitter

Todos os dias, vemos novos golpes surgindo na internet. Os ladrões virtuais nunca desistem e estão se aperfeiçoando na arte de enganar as pessoas.

Uma das mais usadas atualmente, envolve o nome de um dos maiores sites de compras coletivas, o Groupon. A estratégia é atrair a atenção das pessoas através de um site que lembra muito o original e fazer com que elas insiram seus dados de cartão de crédito e outros.

Veja como eles agem e, na dúvida, desconfie.

1) A estratégia sempre começa com um e-mail bem parecido com os originais, do Groupon. Nele, os preços e produtos chamam atenção.

.
.
.

2) Ao entrar no site, você não percebe nenhuma diferença. As fontes, imagens e disposição dos anúncios são idênticas às utilizadas no site original do Groupon.

.
.
.

3) Ao ver o preço baixo de um produto, a primeira coisa que o usuário faz é verificar o endereço do site. Normalmente, eles usam nomes bem parecidos com os originais, mudando algumas letras para tentar iludir o possível comprador, mas este não é o caso deste exemplo. O endereço pode realmente confundir.

.
.
.

4) O golpe começa a ser descoberto quando o usuário resolve comprar o produto, clicando em “Compre agora”. Ai clicar, o usuário é conduzido à uma página em que precisa preencher os dados de compra. Se ele estiver afoito para aproveitar o pouco tempo que resta para comprar, vai fornecer os dados sem prestar atenção a dois detalhes muito importantes: a página não é segura e não aparece o campo para preencher o e-mail e senha para quem já é cadastrado no Groupon.

Site falso

Site original

.
.
.

5) Observe que no site original do Groupon, você pode clicar no ícone do cadeado, ao lado do https e verificar que ele é um site seguro. No falso, você não encontrará este ícone.

.
.
.

6) Além disso, ainda na página em que o produto é apresentado no site falso, você consegue encontrar alguns detalhes que divergem do site original, como os links das cidades que aparecem no canto direito da tela. Ao clicar, ele leva a uma página de erro.

.
.
.

O número de pessoas enganadas com este (e outros) golpes está crescendo. Se você encontrar algum destes, pode denunciar no e-mail: crime.internet@dpf.gov.br – canal centralizador dessas denúncias na Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal.

Evite que novas pessoas sejam enganadas. Compartilhe este link com seus amigos no Facebook e Twitter.

Autor: - Categoria(s): Curiosidade Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

10 comentários para “Falso site do Groupon tem feito várias pessoas caírem em golpe”

  1. LeoOo says:

    ótima iniciativa.

    Entrei agora no tal site pra checar como é, mas na boa, é muitooooo gritante o valor das ofertas. Eu já cai em um golpe, mas este é muito óbvio! Bike de 1.600 por 75 reais…..Ah vá!

  2. Zeca do Pagode says:

    O mais engraçado é um site desse continuar no ar… se fosse alguma famosa pelada até o dono do servidor ja tava preso. É complicado… oo Brasilll!!!

  3. Blumenau says:

    Quando a esmola é demais…

  4. psycho says:

    olhe este site do banco bradesco suspeito
    http://200.155.82.1/
    e esse o original
    http://www.bradesco.com.br/

  5. 99% dá pra matar observando a barra de endereço, se é suspeito, cai fora…

  6. Letícia Ferraz says:

    Sou jornalista, trabalho na TV CNT e estou fazendo uma matéria sobre o assunto. Preciso entrevistar alguém que caiu nesse golpe ou em algum parecido. Vocês conhecem alguém? Seguem meus contatos: leticia.ferraz@cnt.com.br / (11) 2818-4594

    Obrigada

  7. Lucas S. says:

    Acabo de descobrir que o blog do Humberto ‘não é seguro’! XD

  8. Olá pessoal cair num golpe desses afim de contratatar a internet da claro entrei num site falso e forneci meus dados agora estou preocupado com o que fazer o site falso é este
    http://3gdaclaro.com/?aspid=dbfffbc3002d79b9e91c28e725b539bb

    o verdadeiro seria este

    http://www.claro.com.br/portal/coberturaNacional.do?method=showDefault

  9. adriano souza says:

    por eu vi uma promo~ção aqui fiquei ate entusiaamado pra compra um xbox 360 com kit net de 379 reais por um aparelho desse ta em media no mercado 1099.00 a 12000 reais estou meio desconfiado não tem o cadeado na barra de na vegação e outra não tem como ligar ou chat pra se comunicar sobre produto e venda entrega do produto,valeu por abrir nossos olhos continue assim denuciando este sites.

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo