Publicidade

Publicidade
09/01/2015 - 00:01

As polêmicas capas que motivaram os assassinatos do Charlie Hebdo

Compartilhe: Twitter

Muita gente, sobretudo aqui no Brasil, nunca tinha escutado falar da revista Charlie Hebdo até o ataque que vitimou 12 pessoas em Paris. A revista semanal é conhecida pelas charges ácidas tendo os muçulmanos como figuras principais. Confira algumas das capas polêmicas criadas por eles.

charles_01

Em 8 de fevereiro de 2006, publicaram uma caricatura de Maomé cobrindo o rosto e dizendo: “É difícil ser amado por idiotas”


 
 
 
charles_02

Em 9 de novembro de 2011, uma capa mostrava um muçulmano e um cartinista da revista se beijando na boca, junto com a frase: “O amor é mais forte que o ódio”. Pouco antes desta capa, a redação tinha sido incendiada

 
 
 
charles_03

Em 19 de julho de 2013, uma outra capa dizia: “O Corão é uma merda, não detém as balas”

 
 
 
charles_04

Em dezembro de 2014, eles fizeram uma sátira com os católicos, ilustrando a Virgem Maria dando à luz e uma frase dizendo “A verdadeira história do menino Jesus”

 
 
 
charles_08

Em 19 de setembro de 2012, eles publicaram a imagem de um imã numa cadeira de rodas sendo empurrado por um rabino com o título “Intocáveis 2: não riam”. Na última página, também colocaram duas caricaturas de Maomé nu

 
 
 

charles_06

Numa outra capa, a revista dizia: “Cem chibatadas se você não estiver morto de rir”

 
 
 
charles_07

Em 2011, uma capa mostrava a caricatura de Maomé com uma faca no pescoço dizendo: “Eu sou o profeta, idiota”, e um radical com o rosto coberto gritando “Cale-se, infiel”

Crédito

Autor: - Categoria(s): Curiosidade, Polêmica Tags: , , ,

Ver todas as notas

45 comentários para “As polêmicas capas que motivaram os assassinatos do Charlie Hebdo”

  1. link2 disse:

    muito bom , chorei de rir , infelizmente eu so conhecia a revista apos essa tragedia.
    liberdade é tudo

    • Renato disse:

      A liberdade de um vai até onde começa o direito do outro. Há geralmente uma grande confusão com relação à isto, entre os bossais/intelectuais e os mal educados sobretudo em países subdesenvolvidos incluindo o Brasil.

  2. lliwill disse:

    tem q fazer uma capa agr “charges nao seguram balas” HAUEHAUHEUEU

  3. carlos silva disse:

    Liberdade é tudo? Não quando ela esbarra em valores. Não se pode utilizar da liberdade para zombar de outras pessoas. A charge do corão é de péssimo gosto.
    Tenho pavor a qualquer religião, mas essas charges são de uma total falta de respeito.
    Sabendo que esses barbudos fanáticos são radicais terroristas, deveria haver um maior senso desses jornalistas.

    • @krocomazo disse:

      Tem que fazer uma capa com 12 mortos e 10 feridos assim pelo chão e bem grande escrito:”TENSO”.

    • Felippe disse:

      Então você está dando aval para terroristas cercearem a liberdade dos demais em detrimento de suas caricaturas? Você acha que devemos viver em estado de medo e nos calar para que os terroristas possam acreditar que suas atitudes deram certo e que eles estão acima do bem e do mal? Acreditar que as charges são de mau gosto, é uma coisa, agora acreditar que isso de alguma forma justificou o acontecido é outra. Como vi dizerem por ae, é como você entrar numa rua considerada perigosa, ser assaltado e o culpado ser você. Uma inversão totalmente injustificável

      • Aurélio disse:

        Mereceram morrer, não se deve brincar com a religião alheia. Devemos respeitar. Liberdade de expressão é uma coisa, falta de respeito com o próximo é outra. Que sirva de exemplo para os brasileiros.

        • Pablo disse:

          São pessoas como você que fazem com que o mundo seja mais estúpido Aurélio. Religiões são ideias. Assim como nazismo era apenas uma crença.. um ideia. Imagine se os alemães não tivessem respeitado essa ideia de eugenia, quase religiosa entre eles. Imagine se a ideia, ou crença em bruxas tivesse sido confrontada pelo povo na idade média. Não se deve respeitar ideias e sim pessoas.

          • Juquinha disse:

            Pablo do arrocha, xiuuu pra você viu. Concordo com o Aurélio, mereceram morrer mesmo, e que sirva de exemplo pra o mundo. Vá ficar na sofrência que é o que você sabe fazer de melhor, seu falso moralista.

          • Pablo disse:

            Juquinha, seu “argumentum ad hominem” é ridículo. O fato é que não aprecio as músicas do meu xará Pablo do arrocha, mas se ele tivesse realmente feito esse comentário, mostraria que não é só sofrência. E outra, não tenho nada de moralista. O que eu disse foi exatamente contra a moral. Mas talvez isso seja demais para você entender.

  4. anonimo disse:

    achei bem feito o q eles fizeram não devemos brincar com a religião de ninguém devemos respeitar, espero q tenha outro ataque depois

    • george disse:

      Mexeu com religião f…deu, religião é a praga da humanidade, mais 6000 mil anos gerando guerra e destruição

    • Felipe disse:

      Que bela opinião, ein? Religião não deve estar acima do certo e do errado no mundo. Espera que aconteça outro ataque desse? Pra você:

      “Pois quem toma banho de ódio exala o aroma da morte”

  5. Didegood disse:

    Não vi tanta graça nas charges, porém vi uma falta absurda de respeito pela ideologia alheia, seja ela qual for. Aqui no Brasil , uma charge sobre um time de futebol já acho perigoso. As pessoas se matam por um time, imagine esses fanaticos religiosos que doutrinam o heroísmo a base de matança e vingança. O pessoal estava na França e achava que de longe poderiam fazer o que quisessem…mas fanáticos religiosos não são pessoas normais (não para mim pelo menos). Acredito sim na liberdade do ser humano de se expressar…porem, com respeito.
    Lembre-se: Na vida toda ação, sempre vai gerar uma reação.
    Sem justificar a ação desses terroristas, apenas tentando entender esse mundo caótico em que vivemos.

  6. Erick Araujo disse:

    Acho que a liberdade de expressão é válida. Mas eles cometem blasfêmia com o que é de mais importante da vida dos muçulmanos.

    O Humberto não colocou uma capa que a revista ironiza a santíssima trindade, isso é um absurdo, a capa é ridícula. E como se alguém fizesse um desenho de mau gosto da sua mãe e publicasse em um jornal, provavelmente é assim que os muçulmanos se sentem.

  7. Rone disse:

    Não acredito que isso seja “liberdade de expressão”… a sua liberdade acaba quando começa a do outro….mas o atentado foi lamentável…

  8. digão disse:

    estes terroristas são uns covardes que ficam atras de uma arma, exortando ao mundo sua postura como se fosse a Verdade. Uma intolerancia gigantesca a tudo, tem a religião como capote para suas atrocidades.

  9. Franco disse:

    Tenho aqui uma dúvida: “liberdade de expressão” é a mesma coisa que “liberdade para ofender”?

    Pessoalmente acho que a pena por babaquice, escrotice e falta de educação não é a morte. Os terroristas acham que sim.

  10. Aleluia disse:

    Putz… Só no Brasil mesmo, país com maior numero de católicos do planeta, para concordarem que se mexer com religião dá direito de fazer essas barbaridades.
    Religiosos desrespeitam homossexuais, outras religiões, mas na hora que recebem que recebem criticas sempre fogem para o: “respeite minha religião”.
    Religião é o câncer da humanidade. Duvida? Compare o IDH do Brasil com de países com maior numero de ateus declarados: Canada, Suécia, Noruega, Japão…

    • megamente disse:

      Concordo 100% com você, só tem pessoas ignorantes comentando aqui achando que a atitude dos terroristas teve alguma justificativa, tenho PENA do rumo que toma o Brasil e das pessoas que tem esse pensamento.

  11. Aleluia disse:

    E se fuder esses terroristas. Quem são eles para falar em respeito?
    Aliciam as crianças desde jovens para a religião deles, obrigam as mulheres a usarem burcas, matam homossexuais a espadada (é a sharia busquem na net).
    E quando alguém critica eles, pode matar?
    Me surpreende um monte de gente aqui dar razão para esses merdas.

  12. Aston disse:

    Matar por causa de charge, só coisa de religião mesmo. Os evangelicos fariam o mesmo.

    Mas cade as charges de judeus? Por que tambem nao fizeram? Tem algo errado tbm.

  13. Amin disse:

    sou muçulmano e me surpreendi positivamente com os comentários! Esperava uma enxurrada de avacalhações a minha crença… Mas parece q o pessoal ta mais atento as diferenças entre muçulmanos e terrorismo. E principalmente q houve atentados morais ao islam tb!
    Não sou charlie!! Mas tb nao sou terrorista!

  14. FABIO PENHA disse:

    Humberto publicou, agora se lenhou !! Bom que a sede do Buteco fica em um codomínio de segurança máxima. KKKK !! Brincadeiras a parte, acredito que a “liberdade de Expressão” deve andar ao lado do respeito.

  15. Rone disse:

    O caso não é “matar por causa de uma charge”….a questão é que cada um reage de maneira diferente diante de situações adversas. Se houvesse respeito de TODOS os lados nada disso aconteceria. Não se deve sair matando todo mundo, não se deve tirar sarro da crença alheia, como eu disse, cada pessoa reage de um jeito…deve-se ter só o respeito. E se alguém fizesse uma caricatura da sua mãe, tirasse o maior sarro e publicasse pra todo o mundo, frequentemente, durantes anos…talvez você quisesse matar alguém, ou não, cada um cada um…é melhor não mexer com a mãe de ninguém…

  16. Observador disse:

    Não sou a favor da violência, mas eles pediram isso
    agora,depois do atentado, viram Deuses e são bajulados;
    Lembrando que no Brasil houve uma tragédia;
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Realengo
    No qual foram mortos 13 crianças e 22 feridos
    e não houve essa repercussão.
    Foram com crianças inocentes.

  17. Vander disse:

    Incrível como ainda querem dar algum respaldo aos terroristas… algumas charges são de péssimo gosto e sem graça?! Sim, mas ignorar é a melhor resposta de qualquer coisa que vc não gosta!

    Qualquer extremismo é o câncer da humanidade… imagine se qualquer um que se sentir ofendido por sua crença, cor, estatura, opção sexual, enfim seja qualquer característica pessoal sai por aí matando todo mundo… que mundo é esse?!

  18. Wagner disse:

    EU sou totalmente a favor da liberdade de expressão mas estou ciente de que a liberdade de expressão não é 100% praticada e aceita no mundo inteiro, houve falta de bom senso, imprudência e respeito por parte dos cartunistas, olhem com quem eles mexeram, logo com grupos fanáticos que são capazes de matar qualquer um em nome de suas crença, tenha cautela ao usar a sua liberdade de expressão pq nem todos aceitam.

  19. Jean disse:

    Não concordo com atos terroristas de maneira alguma!
    Mas pensa, os mano já são vida loka, explodem bombas em todos os cantos do mundo, ai os jornalistas cutucam a onça com vara curta e ainda pedem liberdade de expressão?!?
    Entra na area dos mano ai na tua cidade falando mal da familia deles pra ver o que te acontece!

  20. radesk disse:

    Que tal parar de ofender justamente para não sofrer as consequências?
    Se o cara faz uma charge racista de negros e negros vão lá e matam o cara, eu não vou dizer que estão certos e que eu faria isso, mas entendo, agora ficar dando respaldo “liberdade de expressão” e por aí vai, é falta de bom senso. Não é a primeira vez que ocorre isso.

  21. Alex Rodrigues disse:

    Nunca tinha ouvido falar

    A verdade é que a sociedade em geral está cada vez mais BABACA

  22. Wanderson disse:

    Quando descobrirem que nenhum Deus existe aí será tarde.

  23. comentarista disse:

    Os caras pediram pra levar bala e levaram , estão reclamando do quê ?

  24. Jan Mozol disse:

    Porque sempre humanos tem que defender seus deuses de infiéis? Deixe que o Maomé se defenda…

  25. bnê disse:

    Mata não é certo mas, não mexer com religião é bom,principalmente zoando aí é pedir que ignorantes façam coisas.Lembram quando aquele pastor da Universal chutou a imagem de Nossa Sra. Aparecida, em plena Tv? Revoltou muita gente, apenas não são tão radicais como esses da França.

  26. sidnei disse:

    nao estou a favor dos terroristas mas quem conhece um pouco de historia sabe que nas cruzadas os cavaveiros matavam aqueles que nao era cristao em nome de cristo e tava tudo certo pra eles pensem nisso!!

  27. William disse:

    Não sou a favor de qualquer tipo de violência, mas não se pode mexer com sentimentos ideológicos de milhões de pessoas se isso for liberdade porque não fazem charges falando da família de quem faz.

  28. arnold xauznega disse:

    Respeito é bom e todos gostam, isso vale para os arrogantes dessa revista e para os estúpidos dos fanáticos religiosos que querem enfiar garganta abaixo as suas crenças

  29. veronica disse:

    “liberdade de expressão” uma pinóia. Muitas são ofensas gratuitas a uma religião à qual pertence gente q não são os bandidos que eles (os desenhistas) querem atingir. Querem ter liberdade de falar o que querem da crença dos outros, mas os outros tb tem a liberdade de se ofender com isso. A inteligência se mostra na capacidade de respeitar as diferenças.
    no fim, se mostram tão intolerantes quanto os que os “ocidentais” chamam de intolerantes.

  30. Yul disse:

    Essas capas do Charlie Hebdo são até tranquilas perto daquela da santíssima trindade e do trenzinho de cardeais…

  31. Danilo disse:

    Playboys que ganhavam dinheiro ainda por cima….Sem bom censo como a maioria deles….

  32. Christopher disse:

    E quando os religiosos tentam impor seus valores a força ou por meio de leis com viés religioso, isso não é um desrespeito a quem não pertence a tal religião? Je Suis Charlie!

  33. comentarista disse:

    Quero ver se começarem a fazer (charges) de mau gosto de algum familiar , esposa,filha,mãe de vocês vocês vão manter a mesma opinião de liberdade de expressão .
    Devemos combater assassinatos ,com a lei e cadeia para aqueles que matam , esses desenhos mau feitos que chamam de charge só combatem a paz .

  34. Daniel disse:

    A última capa foi a melhor de todas.

  35. mega disse:

    Bando de ignorantes a favor dos terroristas, é por isso que o mundo esta assim. É SIM LIBERDADE DE EXPRESSÃO, SOU CATOLICO E NÃO FIQUEI OFENDIDO, aprender a lhe dar com a opinião alheia é o que falta a vocês. A BIBLIA DEIXA AS PESSOAS IGNORANTES

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo