Mitos e Verdades sobre os cabelos

Lavagem

Senso comum: esfregar os cabelos com vigor durante a lavagem é fundamental para deixá-los mais limpos.

MITO
A palavra dos especialistas: além de não resultar em cabelos mais limpos, esse método ainda os torna mais quebradiços em conseqüência do excesso de atrito. Depois de quatro meses de lavagens tão vigorosas, algo como 80% das proteínas naturais protetoras dos fios terá ido embora.

Espuma

Senso comum: espuma é sinônimo de cabelos bem lavados

MITO
A palavra dos especialistas: os fabricantes costumam incluir na fórmula do xampu substâncias para provocar a espuma – mas ela apenas dá uma sensação de limpeza, sem nenhum efeito positivo sobre os cabelos.

Lavagem todos os dias

Senso comum: não é bom lavar os cabelos todos os dias.

VERDADE
A palavra dos especialistas: a lavagem diária costuma ser desnecessária do ponto de vista da limpeza, e esse hábito ainda ajuda a acelerar a perda de proteínas naturais dos cabelos, sem as quais eles se tornam enfraquecidos e perdem o brilho.

Sol

Senso comum: a exposição freqüente ao sol muda a cor dos cabelos

VERDADE
A palavra dos especialistas: isso ocorre em conseqüência da ação dos raios ultravioleta sobre a melanina, aquele pigmento responsável pela cor dos cabelos. Ela se decompõe – e os fios mudam de cor.

Preço

Senso comum: os xampus mais caros são os melhores

DEPENDE
A palavra dos especialistas: para a função fundamental, de limpeza, todos os xampus são basicamente iguais. Alguns vêm com substâncias adicionais que podem, de fato, melhorar o estado dos fios e, eventualmente, dar brilho a eles. Em teoria, nos xampus mais caros tais substâncias são de melhor qualidade, portanto mais eficientes – mas não há nenhum estudo científico para comprovar tal tese.

Via: Veja

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!