Mulheres que tomam cerveja têm menos risco de sofrerem fraturas

Essa, as meninas vão adorar! Um estudo realizado na Espanha descobriu que os ossos das mulheres que bebem cerveja regularmente são mais fortes e menos propensos a sofrer de osteoporose.

Isso mesmo! Os ossos, para quem não sabe, são constituídos por uma malha de fibras, minerais, vasos sanguíneos e medula. O segredo está no elevado nível de silício encontrado nas cervejas, que atrasa o desgaste que provoca fraturas. A cerveja também é rica em fitoestrogênios, que mantém os ossos saudáveis.

Os pesquisadores avaliaram os hábitos de quase 1.700 mulheres saudáveis com idade média de 48 anos. Em seguida, realizaram exames ultrasonográficos em suas mãos, que apontaram ossos mais densos para as bebedoras. As mãos das mulheres foram escolhidas porque os ossos dos dedos estão entre os primeiros a mostrar sinais de osteoporose, doença que aumenta o risco de fratura.

Para o The Telegraph, os investigadores espanhóis envolvidos na pesquisa afirmaram que o “silício desempenha um papel fundamental na formação óssea. A cerveja foi avaliada como a mais importante fonte de silício na dieta ocidental”.

Mas calma! Nada de combater excessivamente a osteoporose e esquecer da forma física. Tudo deve ser feito de maneira equilibrada.

No Brasil, cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. Uma em cada três mulheres com mais de 50 anos tem a doença, que é mais comum em mulheres após a menopausa.

Já acessou o iG Jovem hoje?

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!