Nosso corpo é regido pelas sequencia das horas

DESPERTAR (das 7hs às 8hs)

Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem. À partir das 6h, o corpo produz um hormônio que faz acordar, o cortisol.
Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima.
Essa faixa de horário é ideal para acordar com facilidade e com o pé direito.

ATENÇÃO:
Voltar a dormir é um erro; por volta das 9h o corpo começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais) que encorajam um sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor.

PRAZER (das 9hs às 10hs)

A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina
(neuro-transmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. O prazer
experimentado só será aumentado.

Por outro lado, também é a hora de marcar uma consulta ao dentista: as endorfinas, que também estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais.

TRABALHO (das 10hs às 12hs)

O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo(que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na seqüência) está mais ativa.

Depois que as endorfinas presentes entre 9hs e 10hs desaparecem, o
organismo atinge a sua velocidade ideal. É o momento certo para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração.

DESCANSO (das 13hs às 14 hs)

A moleza que dá depois do almoço não se deve unicamente à digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco.

Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.

MOVIMENTO (das 15hs às 16hs)

A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.

RUSH (das 18hs às 19hs)

A partir das 18h, o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a atividade intelectual e o estado de vigilância
atingem um novo pico, hora certa de mandar as crianças fazerem a lição de casa, por exemplo.

RISCO de PILEQUE (das 20hs às 21hs)

Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes do jantar.

É bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado bem mais
rápido.

Evite tomar bebidas alcoolicas!

SONO (à partir das 20hs…)

A melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo a
partir das 18h. Mas é às 20h que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente idéia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o adormecimento.

REGENERAÇÃO (das 21hs a 1h)

Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da
produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Esse hormônio permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.

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