O momento exato da quebra da barreira do som

O sonic boom é um fenômeno comumente associado a aviões quebrando a barreira do som. As ondas sonoras que emanam da aeronave vão ficando cada vez mais próximas à medida que a velocidade aumenta, até o ponto em que o deslocamento atinge a velocidade do som e elas chocam-se criando uma pressão muito forte, e daí uma explosão.

Mas além de aviões, temos outros que são bem comuns, o próprio trovão é um sonic boom que ocorre devido ao rápido deslocamento do ar que é aquecido pelo relâmpago, o som provocado pela ponta do chicote, o estalo, também é um sonic boom.

Bem, quando o sonic boom ocorre em uma área de elevada umidade, a água que está vaporizada no ar se condensa na forma de uma nuvem, que cerca o avião, e é exatamente este o momento que a foto abaixo mostra. Um avião dos Blue Angels, da marinha norte-americana, que é a mais antiga esquadrilha de aviação (criada em 1946), quebrando a barreira do som durante um rasante sobre a Baia de San Francisco, Califórnia.

No blog Cybervida, do notável Gilberto Knuttz (o homem por trás do Uêba), tem mais nove fotos do momento em que a barreira do som é quebrada. Vale a pena dar uma olhada!
Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!