Photoshop Fake! Algumas das fotos modificadas mais famosas de todos os tempos


A não divulgação das fotos do corpo de Osama Bin Laden está fazendo com que a imaginação dos editores de imagem viaje. Até agora, todas foram desmascaradas tão rápido quanto surgiram, mas nem sempre foi assim. Antigamente, como a internet não tinha tanta força, muita gente acabava acreditando que elas eram verdadeiras. Confira agora, algumas das imagens modificadas mais famosas de todos os tempos.

Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, uma fotografia circulou pela internet. Nela, é possível ver um avião se aproximando do local onde um rpaaz posa para fotos. Observadores rapidamente notaram diversas inconsistências na imagem e provou que ela é falsa, incluindo a direção que o avião está vindo, o tipo de avião, o sol refletido nele e a hora inserida. Mais tarde, o homem na foto admitiu que havia editado a imagem para brincar com alguns amigos, sem imaginar que se espalharia tão rápido.

.

.

Josef Stalin mandou retirar o comissário de transporte de água Nikolai Yezhov da sua foto. Ele havia sido executado.

.

.

Sensação na internet em 2001, esta foto circulou por vários e-mails, sendo chamada de  “A Foto do Ano da National Geographics”. Entretanto, especialistas rapidamente deduziram que a foto era uma composição da foto de um exercício militar lançado pela Força Aérea dos EUA e uma foto de um tubarão branco na África do Sul.

.

.

Em 2008, o Irã fez muito alarde sobre o teste de um novo míssil que poderia atingir Israel. Logo após o teste, esta foto foi publicada. Entretanto, ela foi desmascarada. A foto mostra que houve edição na imagem.

.

.

Em 2002, uma fotografia mostrando o presidente George W. Bush fez sucesso na internet. Supostamente segurando um livro de cabeça para baixo, parecia a foto perfeita. No entanto, o que parecia uma falta de inteligência do ex-presitente norte-americano, revelou-se uma farsa. Especialistas perceberam que houve manipulação na posição do livro.
.

A foto original mostra Lenin e Totsky em pé lado a lado. Décadas mais tarde, o governo queria usar a imagem em um livro de fotos de Lenin. Mas, como Totsky era considerado “persona non grata” na URSS, ele foi retirado da imagem.

.

.

.

Em agosto de 2006, blogueiros notaram sinais claros de manipulação da foto que mostra o ataque de um míssil israelense em Beirute, Líbano. O fotógrafo Adnan Hajj alegou que ele só tinha manipulado as fotos para remover partículas de poeira em sua lente.

.

.
.

Em 26 de dezembro de 2004, o tsunami atravessou o Pacífico matando várias pessoas. Quase imediatamente após o desastre, esta fotografia circulou pela internet, mas foi desmascarada. Na Tailândia e Indonésia, os cidadãos dirigem no lado esquerdo da estrada, e não no direito. Além disso, as ondas na foto parecem quase uma versão de filme. Testemunhas do tsunami dizem que as ondas não alcançam tal tamanho.

.

.

Aqui as nuvens foram retocadas.

.

.

Esta foto foi desmascarada.

.

.

Em 1917 e 1920, jovens inglêses afirmaram ter feito amizade e fotografado fadas reais. As fotos ganharam fama em todo o mundo, mas foram desmentidas. Criticos observaram que as supostas fadas eram fruto de montagens. Na década de 80, os jovens, já idosos, finalmente admitiram que as fatas tinham surgido de um recorte de livro infantil.

.

.

A foto é de 1934, mas foi apenas em 1999 a verdade veio à tona. O dono dela disse que o suposto monstro do Lago Ness era um submarino de brinquedo com uma cabeça de “monstro”.

.

.

O Serviço Meteorológico Nacional recebeu esta foto feita em um shopping em Ohio. Eles disseram que os ângulos agudos e a direção natural que o furacão estava viajando denunciaram a farsa. O criador da imagem mais tarde disse a meios de comunicação que ele havia manipulado a imagem apenas por diversão, e não esperava que fosse vista por tanta gente.

Origem das fotos: Life

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!