Professor inova ao instalar uma câmera em sua cabeça

Alguns alunos brincam com os professores dizendo que eles têm olhos nas costas. Curiosamente, a brincadeira virou realidade e atualmente um professor de fotografia iraquiano, que dá aula em Nova York, é o primeiro profissional a ter uma câmera implantada cirurgicamente na parte traseira de seu crânio.

Wafaa Bilal, professor da universidade Tisch School of the Arts, teve o procedimento feito em um estúdio de piercing no mês passado para um projeto de arte encomendado por um museu em Doha, no Catar.

“Isso vai expor as condições que enfrentamos”, disse Bilal à CNN. “Um projeto como este é utilizado para estabelecer um diálogo sobre vigilância”.

O projeto, chamado “The 3rd I”, literalmente traduzido como “O terceiro eu”, mas que significa “O terceiro olho”, fará uso da câmera para registrar cada minuto das atividades cotidianas de Bilal por um ano.

As imagens vão ser transmitidas ao Mathaf: Museu de Arte Moderna Árabe, disse ele, apresentando uma exposição intitulada “Told / Untold / Retold”.

A câmera do tamanho de um polegar é montada sobre uma placa de titânio inserido no fundo da sua cabeça. Um cabo vai da câmera para um computador que ele carrega em uma bolsa.

Entretanto, o projeto tem levantado questões sobre privacidade e presença constante de câmeras em uma sala de aula.

As autoridades universitárias tentaram dissipar estas preocupações, exigindo uma cobertura sobre a lente enquanto Bilal é o ensina no campus.

“Eu me vejo como um espelho que reflete algumas das condições sociais que ignoramos”, disse ele.

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!