Programa HiperQI lesa telespectadores pelo telefone

Não costumo escrever sobre a maneira como as empresas ganham dinheiro. Acredito que o sol nasceu para todos, mas não admito que subestimem a inteligência das pessoas e tentem se beneficiar da boa vontade.

Um bom exemplo do que disse acima é o programa Hiper QI, exibido nos canais Rede TV! e PlayTV, que já reúne uma série de reclamações de telespectadores que se sentiram lesados pelo programa. A reportagem do Reclame Aqui (site especializado em reclamações de consumidores) foi verificar as origens da reclamação e descobriu que há registros até de liberação de capital estrangeiro da empresa Telemedia InteracTV da República de Malta no valor de US$ 100 mil para uma filial no Paraná.

As suspeitas começam, conforme os usuários do Reclame Aqui, com a transmissão de game shows que prometem prêmios em barras de ouro e dinheiro. Apresentadores, sempre bonitos e jovens, instigam os telespectadores subindo valores de prêmios a cada nova pista, com intuito de atrair mais ligações e pessoas na frente da TV. Ao ligar para um número de celular e prefixo do Paraná, o usuário responde a uma série de questionamentos, com a intenção de participar do programa ao vivo. Muitas das reclamações feitas ao Reclame Aqui são de pessoas que ligaram com esperança de participarem do programa, mas simplesmente amargaram vários minutos e até quase uma hora e nem sequer receberam qualquer retorno. Após isso, aparecem na conta de telefone várias ligações para o número do programa com valores abusivos e cobranças indevidas.

Uma dessas pessoas que se sentiram lesadas, foi o usuário do Reclame Aqui, Marcos Mitsuyasu, do Rio de Janeiro (RJ). Ele afirma em seu depoimento que o programa não informa quanto exatamente será cobrado do participante em sua ligação, além de dar a impressão de que todas as pessoas que ligam vão ganhar algum prêmio. “O programa que não informa o cliente exatamente quanto vai cobrar, age de má fé com perguntas e expressões abusivas e persuasivas, dando a impressão de que as pessoas que estão ligando vão ganhar de qualquer forma, minha conta de telefone veio uma ligação de R$ 40 para celular”, afirma em seu depoimento.

Marcos ainda pede para que a Rede TV!, uma das emissoras que exibem o programa, dê uma satisfação para a sociedade brasileira. “Quero uma resposta sensata!”, exige o telespectador. Outro caso também de consumidor que se sentiu lesado foi Joana Dalva Dias da cidade de Rafard (SP). Conforme ela, foi efetuada uma ligação para o telefone do programa, mas apareceram sete em sua conta de telefone no fim do mês. “Além de fazer apenas uma ligação, apareceu sete na minha conta, com valores absurdos, e também fiz mais de trezentos pontos, não explicam nada, fiquei como uma idiota respondendo as perguntas, e a locutora, falava como ninguém estava ligando”, diz Joana em sua postagem no Reclame Aqui.

Outro espectador, declarou: “Este programa como vários outros só quer ganhar dinheiro dos brasileiros. Fiquei mais de 1 hora no telefone para responder perguntas e ir ao ar, para ganhar 1500 reais em barras de ouro. Respondi 140 perguntas (estava com 140 pontos) e não consegui entrar no ar para concorrer!!!

Quem entrou no ar foi um homem que nem sabia aonde estava e com quem estava falando. Como que ele não sabia qual era o programa?? Pois pra ele entrar ao vivo ele precisa responder o máximo de perguntas certas!!”

Muitos dos telespectadores que postaram no Reclame Aqui, além de estarem indignados com o programa Hiper QI (que também funcionava pelo nome Insônia), também colocaram sua reclamação junto às emissoras, como Rede TV! e PlayTV. No site Reclame Aqui estão listadas mais de 170 reclamações contra a Rede TV! sobre o programa.

A reportagem do Reclame Aqui encontrou e descobriu que o programa foi criado no exterior como meio de entretenimento. A responsável é a empresa Telemedia InteracTV, cujo site (www.calltv.com), exibe vários formatos de programas do mesmo molde do Hiper QI e em diversas línguas. Ela comercializa os quadros e afirma, na apresentação de abertura do site, que “treina” os apresentadores para serem os melhores no segmento e oferecer maior número de ligações e telespectadores. No entanto, na animação não aparece nenhum telespectador recebendo seu prêmio. No vídeo, várias apresentadoras de países diferentes, todas de beleza exuberante, cativam os telespectadores com uma animação impressionante e músicas da atualidade.

Agora fica a pergunta: Porque uma empresa brasileira que recebe capital estrangeiro obtém tantas reclamações de seus principais participantes e clientes? Até o momento, no Reclame Aqui, das 172 reclamações contra a Rede TV! nenhuma foi respondida.

Posts relacionados:
• Tekpix é realmente uma boa opção de compra?

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!