Repaginando a história

Uma imagem vale por mil palavras. O Photoshop e outras ferramentas semelhantes facilitaram muito essa tarefa. Mas enquanto os computadores permitem a manipulação de fotos de forma fácil e bem feita, ele é apenas uma novidade, uma modernidade. Aqui está uma amostragem de algumas fotografias históricas alteradas desde o século passado.

O homem invisível

Original

Montagem

Os ‘propagandistas’ na União Soviética tinham o famoso costume de eliminar políticos de fotografias quando estes se voltavam contra seus propósitos. Nessas fotos, Vladimir Lenin celebra o segundo aniversário da Revolução Russa no Red Square. Mas no segundo, o seu camarada Leon Trotsky é repentinamente uma pessoa não grata.

Fonte: “The Commissar Vanishes,” newseum.org

A água levou ele?!

Original

Montagem

O departamento publicitário da União soviética trabalha novamente nessas fotos, nas quais um comissário do transporte de água desaparece mas Joseph Stalin permanece. O comissário tinha sido morto a tiros.

Fonte: “The Commissar Vanishes,” newseum.org

Fumacinha estranha

Original

Montagem

Essa é bem recente, de 2006. Blogueiros descobriram a manipulação em uma foto da Reuters, de uma cidade libanesa bombardeada. O fotógrafo Adnan Hajj, depois de fotografar, submeteu alguns elementos na fumaça que aparece na foto. Note os pontos de fumaça na foto manipulada, eles são repetidos. Curioso por se tratar de uma técnica de montagem extremamente primária!
O escândalo deu a munição que precisava a críticos que exigem que a cobertura de Oriente Médio pelos meios de comunicação seja neutra.

Origem: PDNonline.com

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!