O técnico brasileiro James Martins se envolveu em uma polêmica durante a final feminina da Copa da Itália de vôlei de praia, disputada em Montesilvano. Durante uma pausa técnica, o treinador foi filmado segurando com força os braços das jogadoras Chiara They e Sara Breidenbach.
As imagens mostram Chiara demonstrando incômodo e pedindo para que o treinador parasse. Logo depois, James repetiu o gesto com Sara. A cena repercutiu nas redes sociais e provocou críticas à maneira como o técnico tratou as atletas durante a partida.
A Federação Italiana de Voleibol classificou o comportamento como inaceitável e informou que encaminhou o caso aos órgãos competentes para investigação. Todas as pessoas envolvidas deverão ser ouvidas. Dentro de quadra, Chiara They e Sara Breidenbach perderam a final para Alice Gradini e Federica Frasca por 2 sets a 0 e ficaram com a medalha de prata.
Leia a nota da Federação Italiana de Voleibol na íntegra
“Em relação ao incidente ocorrido durante a final feminina da Copa Italiana de Vôlei de Praia em Montesilvano, durante um tempo técnico envolvendo James Martins, treinador de Chiara They e Sara Breidenbach, a Federação Italiana de Voleibol (FIPAV) expressa sua firme condenação ao comportamento do treinador.
A FIPAV anuncia que já tomou providências, reportando o incidente às autoridades competentes, para garantir que todas as partes envolvidas sejam ouvidas e que as investigações necessárias sejam conduzidas para reconstituir as circunstâncias exatas do ocorrido.
“As imagens vistas são inaceitáveis e representam um comportamento que condenamos veementemente”, afirmou o presidente Giuseppe Manfredi . “A atitude do treinador em relação aos seus atletas vai muito além de qualquer dinâmica técnica ou esportiva e não pode ser justificada de forma alguma. Esse tipo de comportamento não pode ser aceito sob nenhuma circunstância.
Há anos, a Federação Italiana de Voleibol (FIPAV) dá grande ênfase às políticas de proteção, garantindo que todos os atletas possam exercer suas atividades em um ambiente seguro.
Por essa razão, qualquer pessoa que participe de atividades federativas, em qualquer função ou cargo, deve aderir aos princípios de proteção pessoal e respeito mútuo, de forma a garantir a plena proteção dos direitos dos membros. Esses valores são essenciais para o nosso movimento.”
A FIPAV reitera que qualquer responsabilidade será avaliada pelos órgãos competentes, em total conformidade com os procedimentos estabelecidos pela legislação federal, com a máxima determinação em proteger os valores do esporte e a segurança de todos os membros envolvidos em atividades federativas.”

QUEM FAZ