Tudo o que você precisa saber sobre portabilidade

Possivelmente você já deve ter escutado o termo “portabilidade” nos meios de comunicação, mas você realmente sabe como funciona a portabilidade?

O que significa “portabilidade”

A portabilidade numérica permite a um cliente de telefonia móvel ou fixa manter o número do seu telefone, mesmo que troque de operadora, dentro do mesmo DDD. Com isso, terminou os tradicionais avisos e torpedos para informar aos amigos qual o seu novo número.

Como funciona?

Se você precisar trocar de operadora, essa mudança deve ser feita na operadora para qual você quer mudar. O processo de mudança do número leva em média cinco dias úteis para ser concluído. Um detalhe importante deve ser observado: o número deve estar ativo para ser portado, ou seja, você não pode cancelar o seu número antes de solicitar a troca de operadora.

Qual a diferença entre portabilidade e desbloqueio?

É importante deixar claro que a portabilidade permite que um cliente de telefonia móvel ou fixa mantenha o número do seu telefone, mesmo que troque de operadora. Já o desbloqueio de aparelho permite que o cliente use o chip da operadora que quiser no seu aparelho, observado o contrato celebrado com a operadora.

Como saber qual é a operadora de um número de celular?

Ok, você vai ligar para um número que foi portado, mas não sabe a qual operadora ele pertence. Para descobrir qual é a operadora do número que você está ligando, a Anatel permite que as operadoras ofereçam para seus clientes serviços para esta identificação. Para os clientes Claro, a checagem pode ser feita das seguintes maneiras:

• Toque Claro: Se você tem um celular Claro e ligar pra outro celular Claro, você vai ouvir um toque antes de iniciar a chamada. Para saber como é o toque claro acesse o site, clicando aqui.

• Torpedo: Você pode enviar gratuitamente, de um celular Claro, um Torpedo para 150 com um número do celular a ser consultado. Em caso de dúvida, envie AJUDA para 150.

• Site Claro: Acesse o site clicando aqui e no item “Consulta de Número” digite o celular a ser consultado.

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!