Você pensa que disponibilizar buscas no Youtube, usar o Gmail ou até mesmo fazer uma simples pesquisa no Google é fácil? O Google disponibiliza uma estrutura espetacular para permitir isso. Veja algumas fotos de data centers do Google espalhados pelo mundo.
Dentro da sala de rede do campus, roteadores e switches permitem que cada um dos centros de dados do Google conversem entre si. As redes de fibra óptica que ligam os sites podem funcionar em velocidades que são mais de 200 mil vezes mais rápidas que uma conexão típica de internet caseira. Os cabos de fibra correm ao longo das bandejas, naqueles cabos amarelos próximos ao teto.
No centro de dados de Cuncil Bluffs, cada espaço é muito bem utilizado. Ele é responsável pelas pesquisas do Youtube, tornando mais eficiente.
Pairando acima do piso em Council Bluffs, Iowa, vigas de aço suportam a estrutura e ajudam a distribuir a energia.
Aqui, o ar frio vem através do chão e as barreiras de acrílico ajudam a manter o ar frio, retirando o ar quente.
Estes tubos coloridos são responsáveis pelo transporte de água dentro e fora do centro de dados de Oregon. Os tubos azuis fornecem água fria e os vermelhos retornam a água quente para ser resfriada.
Os tubos não são as únicas coisas coloridas por aqui. Esses cabos são organizados por sua tonalidade específica.
Como parte do compromisso do Google de manter os dados dos usuários seguros, eles destroem todas as unidades de disco que dão defeito, no local.
Milhares de metros de linha de tubos são pintados de cores diferentes para designar a função de cada um. O tubo rosa serve para refrigerar, vindo de uma torre de resfriamento do lado de fora.
Os LEDs azuis nesta linha de servidores mostram que está tudo correndo bem. Eles usam LEDs porque são eficientes, duradouros e brilhantes.
Uma vista aérea de uma de suas plantas de resfriamento, onde a água do mar do Golfo da Finlândia ajuda a resfriar o centro de dados.
Servidores como estes necessitam de muito espaço e energia. Aqui em Hamina, na Finlândia, eles escolheram uma fábrica antiga de papel para tirar proveito da infra-estrutura do edifício, bem como a sua proximidade com o Golfo, para utilização da água.
Em caso de problema, eles têm backup de tudo. Um dos lugares onde esses dados de segunraça são guardados é este. Os braços robóticos (visíveis no final do corredor) ajuda a carregar e descarregar as fitas quando precisam acessá-las.
Este á uma visão mais próxima das fitas de backup na biblioteca. Cada fita tem um código de barras único. Assim, fica mais fácil o braço robótico localizar.
Cada um de seus racks de servidores tem quatro interruptores, conectados por um cabo de cor diferente. Eles mantêm essas cores por todo o centro de dados para facilitar a substituição caso haja alguma falha.
Um olhar raro por trás do corredor do servidor. Aqui, centenas de ventiladores canalizam o ar quente dos racks de servidores para uma unidade de resfriamento. As luzes verdes são LEDs de status do servidor, refletindo a partir da estrutura.
Denise Harwood verifica uma CPU que estava superaquecendo. Por mais de uma década, eles construíram alguns dos servidores mais eficientes do mundo.
Esta estação de controle monitora a energia, podendo receber chamadas a partir do campo, validar os bilhetes de reparação e autorizar serviços.
Técnico faz uma inspeção visual nos tubos de água que funcionam abaixo do piso.
Vapor se eleva acima das torres de resfriamento no data centes de Dalles, em Oregon. Essas nuvens de vapor criam uma névoa ao anoitecer.