Veja fotos e vídeo do salto histórico de Felix Baumgartner da estratosfera

Se você não soube, ou estava muito ocupado com o feriadão, o paraquedista austríaco Felix Baumgartner entrou para a história neste domingo (15/10) ao quebrar vários recordes saltando da estratosfera a 38,6 mil metros de altura.

A queda livre durou apenas 4 minutos e 20 segundos, mas foi suficiente para dar a Baumgartner os recordes de voo de balão tripulado mais alto e voo de paraquedas mais alto antes de aterrisar em segurança no solo do Centro Aéreo de Roswell, nos Estados Unidos.

A missão foi considerada de alto risco pois, há pouco oxigênio para respirar na estratosfera, as temperaturas são extremas e a pressão atmosférica é igual a apenas 1% da encontrada no nível do mar. Entre os riscos envolvidos no salto estavam a possibilidade de o sangue de Baumgartmer ferver, seus pulmões inflarem e os vasos do cérebro estourarem.

De acordo com os cálculos do centro de controle da missão, o paraquedista quebrou a barreira do som nos primeiros 40 primeiros segundos de queda livre, quando atingiu 1.173 km/h.

Para ter uma ideia da complexidade do salto, Baumgartner vem se preparando para o salto com uma equipe médica e especialistas em engenharia aeronáutica há cinco anos.

Veja um vídeo do momento do salto.

Além de quebrar diversos recordes, Baumgartner e a sua equipe ajudarão engenheiros que trabalham em roupas espaciais para a Nasa e também no desenvolvimento do turismo espacial.

Confira um infográfico feito pelo iG que explica como foi o salto.

Via Guardian e iG.

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!