Venda de jogo 'Laden vs USA' causa polêmica


CLIQUE PARA AMPLIAR

Aparentemente desenvolvido por uma fábrica da China e trazendo uma imagem digitalmente alterada de Osama bin Laden e George W. Bush em um simples estojo de plástico, ‘Laden vs USA’ é o jogo que está causando polêmica no mundo ocidental.

Alguns críticos têm comparado a criação deste jogo e outras mercadorias ‘pro-bin Laden’ com a antiga propaganda nazista. Devido a falsificação generalizada na China, a identificação da empresa responsável pela criação torna-se quase impossível.

‘Laden vs USA’ é um exemplo do crescente impacto político e cultural dos jogos de vídeo. Enquanto títulos como o Grand Theft Auto e Ghost Recon ganham elogios e abusam do realismo gráfico, o ‘Laden vs USA’ – no entanto, tanto nos gráficos rudimentares quanto na jogabilidade – apresenta um desafio único para jornalistas, historiadores e estudiosos… o seu valor intrínseco como veículo na guerra da propaganda.

Apesar de tosco, o título tem a sua importância histórica no calendário de jogos de vídeo. Este é o primeiro vídeo game que aborda explicitamente os ataques de 11/09, trazendo o dia fatídico como o principal dispositivo do enredo. Além disso, assinala a primeira vez que um videogame com tal abordagem foi fabricado e amplamente distribuído.

Via Digg

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!