Você vive de mau humor? Cuidado, você pode estar doente!

Você é uma daquelas pessoas que vive chateada com tudo, nada te agrada e os dias parecem intermináveis? Sinal de alerta: você pode estar sofrendo de mau humor crônico. A distimia, como é clinicamente conhecida, é uma doença séria e pode ser tratada.

Para quem não sabe, a distimia é uma forma crônica de depressão. O distêmico é conhecido pela constante falta de prazer ou divertimento na vida. Embora tenha ligação direta com a depressão, a distimia caracteriza-se pelo grau dos sintomas e geralmente não priva o individuo de suas tarefas e obrigações, somente impedindo-o de desfrutar a vida de forma total.

De acordo com dados da American Psychiatric Association, cerca de 180 milhões de pessoas em todo o mundo sofre da doença – 70% dos casos ocorrem por problemas genéticos. Seu tratamento é necessário, pois o individuo corre o risco de desenvolver quadros depressivos mais graves.

Como saber se você sofre de mau humor crônico? Veja os sintomas:

— Baixa ou nenhuma auto-estima

— Sente-se desmotivado

— Tem pensamentos suicidas frequentes

— Apresenta comportamento agressivo

— Se desinteressa pela maioria das suas atividades, ou perde totalmente o interesse em todas elas

— Sente desinteresse pelo sexo oposto e pelas relações sexuais

— Sofre de insônia ou dorme excessivamente

— Apresenta fala de apetite ou come exageradamente

— Apresenta tendência para consumir drogas, álcool e tabaco

— Prefere ficar sozinho

Se identificou com alguns sintomas? O tratamento mais comum sugere o uso de antidepressivos. Aqui no Brasil, o Instituto de Psiquiatria da UFRJ oferece tratamento gratuito.

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!