Que muita gente usa fake news para se beneficiar de alguma forma não é nenhuma novidade. Aqui no Brasil, é muito comum surgirem notícias falsas a todo momento nas redes sociais. A coisa merece destaque quando você percebe que políticos acabam exagerando na dose e criando verdadeiros desastres digitais. Confira 10 deles.
A foto editada pelo jornal Al-Ahram, do Egito, mostra o ex-presidente Hosni Mubarak à frente de um grupo de políticos influentes – entre eles, Obama, isso era importante para reafirmar sua condição local de líder. Mas, logo a foto original chegou ao conhecimento de todos e percebemos que ele era o último.
Nesta imagem, lançada pela agência estatal de notícias da Síria, é mostrada a suposta tomada de posse de Bashar al Assad. Observe que ele (à direita) não possui sombra e tem uma silhueta estranhamente nítida.
Em abril de 2015, o líder supremo da Coréia do Norte, Kim Jong-un, “subiu” a montanha mais alta do seu país. Subiu entre aspas, porque parece que ele foi colocado lá com a ajuda do Photoshop. Na neve, sem chapéu, com os sapatos limpos, ele queria parecer mais conectado à elite dirigente do país, a 2700 metros acima de uma montanha.
Esta imagem foi publicada pelo governo de Ningguo, uma pequena cidade do leste da China, em 2013. Era para mostrar o vice-prefeito e outros três funcionários com um morador antigo da cidade, numa visita que realmente aconteceu. Só que acabaram criando uma imagem bizarra com três gigantes e um quarto homem, que parece um fantasma, além de um minúsculo homem velho.
Em 2011, esses três políticos chineses pareciam estar levitando alguns centímetros acima do solo e são maiores que a paisagem ao redor.
Em 2012, o deputado norte-americano Rob Kauffman concorria ao seu quinto mandato, quando enviou uma foto para seus eleitores. A ideia era mostrar o retrato de sua família. Poucas semanas depois, uma nova foto foi emitida. Nela, além da esposa e dos filhos, foi adicionado um cãozinho no canto inferior esquerdo. Mas por quê? Kauffman, sem jeito, disse que tinha adotado o cachorro depois da foto e, portanto, contratou um artista para inclui-lo na foto.
Em março de 2015, as autoridades camaronesas homenagearam 38 soldados mortos recentemente enquanto lutavam contra um grupo terrorista e militantes na República Centro-Africana. Três dias mais tarde, um artigo foi publicado no site oficial mostrando o presidente curvando-se diante do caixão de um soldado. O resultado foi uma imagem que levanta suspeitas sobre a tal reverência.
Nesta foto, o senador queniano Mike Sonko aparece abraçado com Nelson Mandela. Esta imagem foi divulgada no Facebook do próprio senador como forma de anunciar a morte de Mandela, em 2013. O problema é que Sonko nunca esteve nesta foto. Quem, na realidade, aparecia na foto era o ex-campeão de boxe, Muhammad Ali.
Kim Jong-un é um dos reis do Photoshop. Em 2013, ele aparece em uma foto oficial vistoriando um hospital pediátrico em construção em Pyongyang. Só que alguns detalhes, como ausência de sombras e tonalidades diferentes, denunciam que ele e seus funcionários nunca estiveram naquela cena.
Nesta foto de 2010, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi aparece rodeado de centenas de pessoas. Só que não é preciso muito para descobrir que os membros do encontro foram multiplicados digitalmente.