Antes de jogar fora algumas coisas que você tem em casa, é bom saber que nem tudo pode ir para o lixo. Existem vários itens que precisam ser descartados pelo nosso bem. Confira 14 deles.
As baterias estão cheias de produtos químicos que podem se infiltrar no sistema de abastecimento de água e causar sérios riscos à saude, se acabarem num aterro sanitário. Pegue qualquer e todas as baterias e guarde-as, é comum encontrar caixas coletoras em supermercados.
As lâmpadas incandescentes e de halogéneo não podem ser recicladas, mas são consideradas não-tóxicas, por isso, você pode jogar fora. Mas cuidado, se ela estiver quebrada, não esqueça de colocar em uma caixa de papelão ou papel para evitar que corte alguém. Já as lâmpadas fluorescentes contêm produtos químicos tóxicos, e nunca devem ir para o lixo. Alguns grandes varejistas também oferecem serviço de reciclagem. A maioria das lâmpadas de LED são seguras e podem ser recicladas. Verifique a embalagem para mais detalhes.
Medicamentos não utilizados costumam ser jogados no vaso sanitário, despejados no ralo ou esvaziados na lata de lixo, mas isso é errado. Estes procedimentos permitem que essas drogas poderosas se infiltrem no solo e no sistema de abastecimento de água. Em vez disso, pesquise neste site onde descartar os medicamentos http://www.descarteconsciente.com.br/
Os aerossóis contêm propulsores e produtos químicos que tornam inseguros para jogar fora. No ecycle você pode buscar informações de onde descarta-las http://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php
Computadores e eletrônicos (câmeras digitais, computadores, televisores, impressoras, iPods, MP3 Players, telefones celulares, carregadores, DVDs, CDs, fitas de vídeo e áudio, pagers, cartuchos de tinta, e outros aparelhos eletrônicos) possuem substâncias perigosas para o meio-ambiente como mercúrio, chumbo, cádmio e berílio. Entretanto, apesar do risco, são os produtos que possuem as maiores ofertas para descarte. Encontre recicladores de lixo eletrônico na sua cidade através do Google. Alguns vão buscar em sua casa.
Se você colocar óleo de cozinha quente em um saco de lixo vai destrui-lo. Mas acredite, joga-lo no ralo é uma solução pior ainda. O óleo quando vai para a galeria de esgoto funciona como uma cola, aí vai juntando tudo. Um fiozinho de cabelo, fio dental, um pedacinho de plástico, tudo isso fica concentrado, forma-se uma massa e acaba entupindo a rede de esgoto. A melhor solução é a reciclagem, pois o óleo usado pode se transformar em sabão. Espere o óleo esfriar e depois coloque-o dentro de garrafas de refri do tipo pet. Existem ONGs que coletam este material. Se não achar uma solução como esta, coloque as garrafas pet no lixo reciclável.
Sobras de tintas, diluentes, pincéis e rolos são inflamáveis e tóxicos, e devem ser levados para um centro de recolhimento de resíduos. Uma alternativa é deixar a tinta secar, deixando a tampa aberta. Quando a lata estiver vazia (ou seca), pode ser recilcado em uma unidade de sucata.
Produtos químicos de gramado e jardim são terríveis para o ambiente. Evite colocá-los em sacos de lixo ou derramá-los pelo ralo. A melhor forma de se livrar deles é passar para alguém que possa reutiliza-lo. Caso contrário, vá até algum grande varejista da área. Alguns possuem serviço de descarte.
Isqueiros plásticos com alguma sobra de fluido são perigosos inflamáveis. Certifique-se que estão totalmente vazios antes de joga-los fora. Você pode, no entanto, poupar algum dinheiro se comprar isqueiros recarregáveis.
Aqueles velhos termômetros de mercúrio contêm produtos que podem se tornar perigosos para a saúde se ele for quebrado acidentalmente (o que acontece com facilidade quando são jogados no lixo). Se você puder escolher, dê preferência ao modelo digital. Caso tenha quebrado, siga as orientações deste link http://pediatrio.blogspot.com.br/2012/01/quebrou-meu-termometro-de-vidro-e-agora.html
A maioria dos municípios possuem programas de reciclagem de sacolas plásticas. Cada sacola demora cerca de 400 anos para se decompor, além de sobrecarregar os aterros e contribuir para inundações, morte de animais e entupimento de bueiros. Dê preferência a sacolinhas retornáveis.
Evite jogar pneus no lixo ou deixa-los ao longo da estrada. O aço da correia dentro dos pneus podem perfurar os forros dos aterros, levando à contaminação do solo. Pneus velhos não são considerados resíduos perigosos, mas se não forem devidamente reciclados, representam uma ameaça. Os pneus podem ser reciclados em quase todo centro de revenda. Se trocar o pneu, é melhor deixar o velho na loja.
Eletrodomésticos antigos e/ou quebrados (como geladeiras, condicionadores de ar e freezers) contém refrigerantes, espumas isolantes e outras substâncias que são prejudiciais, se liberadas para a atmosfera. Doá-los a instituições de caridade (podendo ser consertados) ou levá-los para um centro de reciclagem é a melhor alternativa.
Colas e adesivos contêm solventes e outros produtos químicos tóxicos. Em vez de jogar no lixo você pode deixa-los secar completamente (assim como as tintas) ou espalhar camadas finas sobre papelão ou jornais e deixar secar antes de jogar fora.
Ótimo trabalho, gostaria de lembrar de um ítem muito delicado de se jogar fora também “o aparelho de barba”.
Quase tudo que descartamos frequentemente se encaixa em um desses grupos. Sem uma campanha rigorosa, acho que nunca vamos conseguir que todos descartem esses itens de forma correta. 🙁
Acho muito válido a matéria, mas me diga. Se devemos dar preferencia as sacolinhas retornáveis, o que usaremos para embalar o lixo?
Você não deve usar sacolas plásticas para guardar lixo, pode usar sacos de lixo recicláveis próprios para isso. Uma outra solução é o comércio adotar o uso de sacolas plásticas recicladas com aditivo oxibiodegradavel. Nesta opção, a sacola plástica reciclada se degrada em curto espaço de tempo, podendo levar até 6 meses para se degradar completamente na natureza, sem deixar resíduos nocivos ao meio ambiente.
Bom era o tempo em que lixo se colocava no saco de lixo! Hoje tenho dó do pessoal que faz a coleta de lixo, pois as pessoas colocar várias sacolinhas nas lixeiras o que atrasa e dificulta o trabalho!
E qual o preço dessas sacolas? Porque se forem caras, o uso delas se torna inviável para maior parte da popuplação.
É por isso que alguns grandes mercados estão incentivando que os clientes levem suas próprias sacolas ou leve as compras em caixas de papelão (reaproveitadas no próprio estabelecimento), inclusive dando desconto no valor total da compra. O ideal é que não se use mais sacolas plásticas em supermercados.
O que polui mais? eu ir a pé até o mercado e trazer as compras em sacolinhas, ou pegar meu carro e trazer as compras em caixas?
Com tudo isso, podemos perceber a dificuldade que é para mantermos o meio ambiente livre de contaminações. Se cada um fizesse a sua parte em relação ao descarte do lixo, o mundo seria melhor e a humanidade poderia ter um futuro mais promissor.
Na verdade os fabricantes deveriam ser obrigados a facilitar o descarte e reciclar os produtos, mais em um pais como o brasil, infelizmente so com o bom senso da pessoa mesmo!
Agora vamos a realidade: já verificaram como é feita a “coleta seletiva aqui no Brasil”? Resp.: Tudo vai para o mesmo lugar.
Viu? Criança pode!