Quem nunca parou para pensar que tipo de inspiração um designer teve ao criar um logotipo (ou logomarca)? Algumas realmente não têm explicação, outras trazem mensagens ocultas bem interessantes nas figuras. Veja a seguir, segundo o site GraphicDesign.org, os 15 mais interessantes logotipos com mensagens ocultas.
Body Wisdom
As mãos transmitem, eficazmente, a massagem relaxante com a profundidade dos olhos da coruja, para dar a sensação de “sabedoria”.
.
.
.
.
Forkwire
Sendo um serviço de entrega online de alimentos, o logotipo mostra uma bifurcação formando o símbolo @ . Um logo simples, mas bem fácil de lembrar.
.
.
.
.
BigTen
A escola “Big Ten” (algo como Grande Dez) já possui onze escolas, mas não pretende mudar seu nome. No entanto, eles usaram o logotipo para esconder o número “11” no nome. Não notou? Olhe bem o espaço entre o “G” e o “T” e entre o “T” e o “E”.
.
.
.
Amazon.com
A história deste famoso logotipo é conhecida por muitos, mas como está no contexto, vamos falar dele também. A marca é extremamente limpa e simples, talvez por isso todos pensem que a seta não passe de um sorriso. Entretanto, segundo os criadores, a seta simboliza o conceito por trás da amazon.com, que liga tudo de “A” a “Z”, mas que também representa o sorriso de um cliente.
.
.
.
Eight
Este logotipo é bom demais para ser ignorado. O efeito tipográfico mostra a variação do número 8. Nada melhor para coincidir com o nome da empresa.
.
.
.
.
Elle Hive
Esta empresa constrói tratores compactos. As letras “E” e “H” forma a imagem de um trator visto de cima.
.
.
.
..
.
Toblerone
Poucos conseguem perceber que o logo do Toblerone não representa os Alpes Suíços. Deixe-me explicar… Toblerone surgiu em Berna, na Suíça, uma cidade cujos rumores dizem ter referência com “Cidade dos Ursos”. Quando você olhar para ele novamente, irá encontrar um urso no logotipo.
.
.
.
Marriage
Que melhor logotipo poderia ser usado para simbolizar uma empresa especializada em casamentos? O designer teve a brilhante ideia de colocar dois “R” espelhados, como se um estivesse de frente para o outro.
.
.
..
.
FedEx
Outro logo conhecidíssimo é o da FedEx. Nele, dificilmente conseguimos perceber a seta formada entre as letras “E” e “X”, transmitindo a sensação de velocidade, direção e segurança.
.
.
.
.
.
Galeries Lafayette
Se já visitou uma das famosas lojas de Paris – Galeries Lafayette, deve ter percebido que o logotipo representa a Torre Eiffel.
.
.
.
.
.
Pakuy
Como a “Pakuay” é uma empresa que produz embalagem, o logotipo mostra uma caixa em forma de “P”.
.
.
.
.
.
.
ZIP
Aqui, o designer substituiu a letra “I” por um zíper que conecta o “Z” ao “P”.
.
.
.
.
Mosleep
Você vê aqui como a habilidade de um designer conseguiu integrar o nome da empresa com uma cama, formando a letra “M”. Mosleep é uma organização que lida com questões referentes ao sono.
.
.
.
.
Horror Filmes
Aqui, o designer representou um carretel de filme com um fantasma, que é representado pelos olhos e boca do logotipo.
.
.
.
.
Yoga Australia
À primeira vista pode parecer uma simples fotografia de uma garota fazendo um exercício de yoga, mas se você observar atentamente a postura corporal, vai perceber que ela acaba criando o mapa da Austrália.
Mt Legal! Gostei do Toblerone e da Fedex
Nao falou da Kappa em que o logo eh em que se voce tampar a parte de cima, a parte de baixo parece com uma mulher de perna aberta.
Visitem: http://turningme.blogspot.com/
Muito legal a matéria!!!
Mas, vale uma correção: ‘fork’ em inglês é garfo. E, o logotipo é um garfo enrolado, formando um ‘@’. (Não uma bifurcação!)
Abraço!
Muito dez!!!
curti mesmo.
Faltou o logo do Carrefour, que aparentemente não significa nada.
http://www.midiainteressante.com/2009/01/significado-da-logomarca-do-carrefour.html
BIG TEN DEVERIA SE CHAMAR BIG ELEVEN.
OGaleries Lafayette COMO REPRESENTA A Torre Eiffel? Não entendi…
AMIGOS, NÃO ESQUEÇAM DE MENCIONAR, COMO O COLEGA DISSE ACIMA, QUE “FORK” SIGNIFICA GARFO…AÍ SIM TEREMOS UM MELHO ENTENDIMENTO DA LOGO MARCA.
Eu achei muito louco o da Mosleep.
Muito simples, e dá a sensação de estarmos vendo uma cama!
tirando o do Toblerone, são todos muito simples e ao mesmo tempo inacreditavelmente criativos!!!
esse do mapa da Austrália é show
LoL
ô Binho, aparece a torre na junção entre o A e o T
conseguiu ver?!
Valeu Silmara conseguir ver está no T
Obrigado!
NOSSA
nunca tinha visto o da FedEx
O da fedex pra mim a seta apareceu ao acaso não foi pensada nessa seta ae pelo designer com toda certeza
Show! Vi outras “origem da logomarca” na Superinteressante de jan/09. Muito atrativo tal assunto. Parabéns pela escolha.
Faltou o logo do Carrfour e seu C escondido hauahuhaua
C do Carrefour = Seta do FedEX
Gostei da historia da amazon e do toblerone. E todos as logos são muito criativas. Gostei da “Forkwire”
http://www.fauzics.com.br
estou tentando ver o urso.
FedEx com certeza o melhor de todos
parabens, pela reportagem, gostei muito.
No último, além do mapa, o corpo da mulher forma também a letra Y. Ou é muita forfação de barra?
😛
Oi ” ex morto dela”. A flecha da FedEx é intencional. Não existe acaso no design!
Eu não sei o que eu to falando.
a do toblerone e do yoga astralia são interessantes, outros são facilmente reparaveis e nao tem nada de subliiiiminar como o da cama do eight e do horro movies, logo na cara ja saquei qual era a deles.
belo post, parabens
a maioriA dessas logos é fake
da pra encontrar muitas nesse link
http://www.logopond.com
site de inspiracão para designers
Tem um macaco na nota Real também!!!
tem uma fogueira no logo da Philip Morris(nao sei se está certo)…
mas muito bons esses, alguns demorei pra entender…. : P
abçs
Bacana dimais!
sou seu fã
Coserteza o da toblerone era inperseptivel antes dele falar
A do Toblerone parece mais uma raposa do q um urso =S
Eu fiquei bem uns 15 minutos pra ver urso no logo do Toblerone, e quando enxergo algo, o trem mais parece uma raposa mesmo… ¬¬’
CRUZEEEEEROO! 😀
Quanto a marca “forkwire”, está bem claro que não há nada a haver com bifurcações e sim o desenho de um garfo (fork).
Já vi isso em algum lugar antes…
nossa aquele da TOBLERONE foi d+
depois q sabia q ia ver um urso eu vi mesmo
massa hein
Gostei mais o da Austrália, e do Fedex, muito bom!
No Toblerone eu vi um rosto de uma mulher gritando pode obiserva!
subliminar é tudo o que é oculto… quase todas as imagens não tem nada de oculto… é bater o olho e ver.
oculto não… pow tods sacan de cara qual e a da logo… put’z cara subliminar e noa pintura da vince e na coca-aola .. na pepsi no word… 95 no excel no m
experimentem colocar no mozilla firefox o seguinte na barra de navegação… about:mozilla e vejam o que aparece…
Pelo que eu entendi, a proposta era mostrar logotipos com mensagens ocultas,e pelo oque vi, de oculto não tinha nada.
O criador desse artigo deveria conhecer algumas logomarcas ocultas, pois aqui não tem nada de oculto além do proprio sentido do negócio de seus prorietários.
No do body wisdom simboliza a mão de Cristo, uma mão furada, como a de Jesus.
Muito legal este post, está de parabéns!!!
Muito bacana e interessante essa página. Nos faz olhar com outros olhos cada imagem e passamos a perceber o quanto os detalhes fazem a diferença!!!
Faltou o da Fórmula 1 também que é bem interessante e a maioria das pessoas pensam que o 1 é representaod pelos tracejados brancos, quando o 1 está entre o F e os tracejados.
http://www.bernabauer.com/wp-content/uploads/2009/09/formula1_bigger1-thumb.gif
nao tem nadade mais e muito sem graça nao mostra nada de oculto buuuuuu k k k k k k k
bom….só que realmente ñ vejo nada de tão oculto……………mas é interessante……