Saiba de onde surgiram os tipos de letra que você usa no computador

Já se perguntou como e por quem as fontes que você vê todos os dias no PC foram criadas? E quem criou os símbolos de “@”, “&” e até mesmo o alfabeto braile?

Essas milhares de letrinhas que correm todos os dias nos documentos do World, no bate-papo dos comunicadores instantâneos e nos e-mails têm histórias muito peculiares e interessantes, que vêm desde a época da criação da imprensa, por Gutemberg, em 1480, e foram ganhando novos capítulos até a era do computador.

Veja algumas fontes abaixo:

Times New Roman


A Times New Roman foi criada em 1932 especialmente para o jornal inglês ”The Time of London”. O objetivo era aprimorar (e substituir) a então popular Times Old Face.

Helvetica


A Helvetica foi criada pelo suiço Max Miedinger, em 1957. Seu nome deriva da palavra ‘helvetia’, o nome latino da Suíça. A fonte é baseada em uma tipografia mais antiga chamada Akzidenz Grotesk, criada em 1898.

Arial


A fonte Arial foi encomendada pela Microsoft, em 1992, para driblar os altos preços cobrados pelo uso da licença da fonte Helvetica – muito conhecida na época. Assim como a Microsoft, a IBM também deu um jeito de driblar os royalts da Helvetica.

Garamond


Criada em 1540 pelo tipógrafo francês Claude Garamond, a fonte foi encomendada pelo rei Francisco I para ser usada em uma série de livros. Depois, o tribunal francês adotou a Garamond como fonte padrão, o que influenciou a tipografia de toda a Europa.

Criação de Vicent Connare


Criadas na década de 90, as fontes Trebuchet, Webdings e a polêmica Comics Sans são obras do typedesigner Vicent Connare. Na época, Connare era engenheiro tipográfico da Microsoft, depois de ter passado uma temporada na Apple.

Verdana


Criada em 1996 pelo designer Matthew Carter a pedido da Microsoft Corporation, a fonte Verdana foi inspirada em tipografias famosas. O principal objetivo da Verdana era ser lida em telas com baixa resolução para adaptar-se a textos corridos.

Tahoma


Criada pela Microsoft, a fonte começou a ser distribuída juntamente com a Verdana no Windows 95.

Trebuchet


Mais uma das criações de Vicent Connare, a Trebuchet surgiu em 1996. O nome remete a um instrumento medieval.

Fontes para crianças


Qual é a fonte ideal para as crianças aprenderem a ler? Na Alemanha, convencionou-se usar as do grupo Druckschriften. Essas fontes são baseadas em desenhos elementares e geométricos, para facilitar o desenho das formas.

Arroba


A princípio, o símbolo arroba (@) era escrito com as letras ‘a’ e ‘t’ mesmo (como se pronuncia em inglês). Com os experimentos feitos pelos typedesigners, o ‘t’ começou a ficar curvo até chegar no círculo que temos hoje sobre a letra ‘a’.

[ FONTE ]

Mais Postagens
Mais Postagens
Parceiros
Comenta aí, butequeiro!