Governo “enquadra” os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC´s)
Veja abaixo as principais mudanças:
– O SAC deve garantir o contato direto com o atendente logo na primeira opção do menu eletrônico.
O consumidor, ao selecionar a opção de falar com o atendente, não pode ter a ligação finalizada sem que este contato seja efetivado.
O acesso inicial ao atendente não pode ser condicionado ao prévio fornecimento de dados pelo consumidor.
O tempo para o efetivo atendimento pelo atendente, deve ser de até 60 segundos.
O SAC deve ser gratuito.
O SAC deverá funcionar 24 por dia, todos os dias.
O SAC deve obedecer aos princípios da dignidade, boa-fé, transparência, eficiência, eficácia, celeridade e cordialidade.
O atendente, para exercer suas funções no SAC, deve ser capacitado com todas as habilidades técnicas e procedimentais necessárias para realizar o adequado atendimento ao consumidor, em linguagem clara e acessível.
É vedada, durante o atendimento, a repetição verbal ou digital dos dados pessoais do consumidor.
O SAC deve garantir a transferência imediata para o setor competente, caso o primeiro atendente não tenha atribuição para o atendimento do assunto de interesse do consumidor.
O consumidor procederá à explicação do seu problema (relato do caso) uma única vez, devendo o sistema informatizado garantir ao atendente o acesso ao histórico de demandas do consumidor.
É vedada a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera para o atendimento, salvo prévio consentimento do consumidor.
O fornecedor deve manter o registro das reclamações, pedido de cancelamento e solicitação, suspensão ou cancelamento de serviço por um período de 2 (dois) anos após a solução desses e, sempre que houver solicitação de órgão fiscalizador ou do consumidor, tornar disponível o acesso de seu registro, sem ônus para o interessado.
O SAC deve receber e processar imediatamente o pedido de cancelamento do consumidor.
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Huhuuuuuuuuuu!!! Finalmente, vamos poder falar com pessoas ao invés daqueles imbecis: sim senhor!!
Senhor eu nao posso transferir a ligação !!! puuuta que o %!@$&@#eu odeio call center , deveria ter mais uma lei, o direito de dar um murro na cara do atendente hauahu
resta saber se vai funcionar….
Tá certo, e quem vai fiscalizar?
Sei não hein… acho que essa proposta não passa!!!
tomara que dê certo… já passei horas no call center da tim e nunca me resolviam nada… só m faziam d bolinha de ping pong hehehe….
Aleluia!!!!! \o/ finalmente alguém tomou a iniciativa de acabar com esses péssimos atendimentos!,agora é torcer para a proposta ser aprovada =]
esqueceram de colocar; “É proibido usar o gerúndio. Todos os atendentes deverão ser treinados em língua portuguesa, e aprovados com louvor” …. rs
Quem vai fiscalizar? A quem denunciar? (deve ter um outro callcenter para denúncia …. rs)
eh vamos esperar para ver, eu acabei de ligar para a telefonica o 1 atendente me deixou esperando com uma musica de propagando por 10min depois caiu a ligacao, o 2 a mesma coisa somente o 3 atendende resolveu meu problema sem me deixar esperando!!!
O SAC é uma %!@$&@# Tomara que tomem juízo desta vez…
bem, sou totalmente leigo em leis, mas peloq estou entendendo,s endo uma proposta, precisa ser aprovada não? tomara que seja, pois (como quase tudo no brasil) é uma vergonha os serviços de sac, principalmente os que provém das proprias operadores de telefone
Estarei ansioso para ver a aprovação dessa lei e se vai pegar.
existe uma lei q diz que só pode passar no maximo 20 minutos na fila do caixa humano do banco em dia normal e 30 em feriados e dias de pagamento.
eu costumo ficar até 1 hora e meia em dia normal. no BB
Isso é uma proposta pro SAC, mas será que também inclui suporte técnico de serviços como internet, tv por assinatura, telefone? Pq alguns desses você precisa escolher umas 10 opções e no final não resolve o problema e não consegue falar com um atendente….
e quando essas regras naum forem cumpridas pra quem eu vou reclamar, e como eu vou provar que naum foram cumpridas, acho que essa eh mais uma daquelas leis q naum vai dar em nada.
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Que maravilha !!
eu ja tinha decidido que toda vez que fosse necessario usar um atendimento tipo SAC eu nao o faria… apenas iria deixar de usar e pagar e ir pro proceso judicial se houvesse eh claro…
trauma eh isso ai…
façamos pressao para que isso seja levado a serio !
seria o inicio de um mundo melhor !
grato
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