Você está dormindo mal? Você pode estar sofrendo de distúrbio do sono e nem sabe
Até hoje já foram encontrados cerca de 70 distúrbios do sono, mas listamos abaixo apenas os mais freqüentes, e que, infelizmente algumas pessoas não percebem se tratar de um problema:
1. Insônia
Sintomas: Pouca gente sabe que o tipo mais comum de insônia não é o que imaginamos quando ouvimos a palavra: àquela pessoa que tem dificuldade de dormir, se vira na cama e anda pela casa durante a madrugada. Segundo os estudos, o tipo mais comum de insônia é aquela em que o indivíduo até dorme, entretanto, acorda cansado, como se o sono não tivesse sido suficiente.
Outra forma muito comum de insônia está associada a alterações psiquiátricas. Geralmente, pacientes com depressão tem mais dificuldade em manter o sono do quê uma pessoa “normal”.
2. Ronco e apnéia
Sintomas: O ronco ocorre quando os músculos relaxam demais durante o sono, bloqueando parcialmente a passagem de ar.
Além do ronco já conhecido, um outro distúrbio costuma causar grandes problemas: a apneia do sono, que ocorre quando o ar não consegue chegar aos pulmões e o cérebro resolve acordar o corpo. Com um alto suspiro, a pessoa desperta e volta a respirar normalmente. Este fenômeno pode fazer com que a pessoa acorde várias vezes à noite, tornando o sono mais conturbado.
3. Síndrome das pernas inquietas
Sintomas:Ocorre quando os movimentos involuntários do corpo fazem com que a pessoa fique movimentando as pernas em movimentos rítmicos e repetitivos.
Normalmente sofrido por pessoas com uma idade mais avançada, a Síndrome faz com que o indivíduo tenha sensações desagradáveis nas pernas, motivadas pelo constante e cansativo “exercício” noturno.
4. Sonambulismo
Sintomas: A forma pode variar de um simples levantar da cama e andar ao redor do quarto até eventos de ações prolongadas e complexas, incluindo ir para outras partes da casa ou até fora dela, porém são mais raros.
O sonambulismo é um despertar incompleto. Neste distúrbio, uma parte do cérebro acorda sem que a pessoa recobre a consciência, o que faz com que ela aja sem inteligência, mas com todas as reações, como fugir ou atacar. É um evento comum em crianças na fase de transição para a adolescência.
Segundo estudos realizados pelo laboratório do sono, na África do Sul, os adolescentes estão dormindo cada vez mais tarde, causando grande desajuste no dia-a-dia deles. Portanto, algumas medidas foram elaboradas no sentido de tentar aumentar a qualidade do sono. Veja:
1. Evidentemente, o local onde você dorme é o principal ingrediente para ter um bom sono. Evite dormir em locais muito barulhentos e iluminados. Procure manter o ambiente mais confortável, escuro e silencioso possível.
2. Não durma com a barriga vazia ou muito cheia. Um copo de leite morno é bom para quem tem dificuldades de pegar no sono. Com a barriga muito cheia e dormindo, a capacidade de digestão do organismo diminui, causando um mal-estar durante o sono.
3. Evite ficar olhando para o relógio enquanto não dorme. Isso só vai aumentar a sua ansiedade.
4. Cama é lugar para dormir (e outras coisas mais agradáveis), portanto, se você tem dificuldade de dormir, evite assistir TV ou usar o computador na cama.
É importante ter em mente que independente das regrinhas para um bom sono, caso você esteja sofrendo de algum distúrbio, o ideal é procurar a ajuda de um especialista. Hoje em dia, existem clínicas especializadas, que inclusive permitem que o sono do paciente seja monitorado.
Veja também:
Quando não existia Photoshop, os discos eram assim…
6 erros que cometemos em casa e que trazem grandes prejuízos à nossa saúde
Como não colocar um piercing na rua
Site brasileiro cria oportunidade para bandas tornarem-se famosas
Acredite, seu rosto revela quais são suas intenções sexuais
Os carros modificados mais estranhos do mundo
Jovem declara: “Quero parecer um cadáver em decomposição”
Conheça a cidade com os mais antigos prédios do mundo
“Kiko” anuncia aposentadoria e detona os ex-colegas de profissão
Doença rara pode fazer com que garoto literalmente morra rindo
E muito, muito mais…
Admito… eu ronco!!!!
é mesmo André? não tem vergonha não? rsrss
Eu durmo super mal, e só consigo dormir se tiver algum barulho no quarto…
Eu tenho uma facilidade para dormir, mas tenho o sono leve, qualquer barulho me acorda…
EU TENHO tuuudo isso ai,, so nao ronco x)
Meu marido foi voluntário no Instituto do sono por um ano, investigado sobre”sindrome das pernas inquietas. Procure na internet por:Claudio Contesini e encontrará matéria bem explicativa.
só consigo dormir se tomar umas duas navagina.
O comentário de “Betinha” não é obsceno?
Acreditei que este espaço fosse de utilidade pública e me manifestei com o desejo de ajudar!!!!!!