Você está dormindo mal? Você pode estar sofrendo de distúrbio do sono e nem sabe

Nosso organismo é uma máquina perfeita. Quando o sono é afetado, as atividades diárias podem ser alteradas, como uma forma de compensar alguma deficiência.

Até hoje já foram encontrados cerca de 70 distúrbios do sono, mas listamos abaixo apenas os mais freqüentes, e que, infelizmente algumas pessoas não percebem se tratar de um problema:

1. Insônia
Sintomas:
Pouca gente sabe que o tipo mais comum de insônia não é o que imaginamos quando ouvimos a palavra: àquela pessoa que tem dificuldade de dormir, se vira na cama e anda pela casa durante a madrugada. Segundo os estudos, o tipo mais comum de insônia é aquela em que o indivíduo até dorme, entretanto, acorda cansado, como se o sono não tivesse sido suficiente.

Outra forma muito comum de insônia está associada a alterações psiquiátricas. Geralmente, pacientes com depressão tem mais dificuldade em manter o sono do quê uma pessoa “normal”.

2. Ronco e apnéia
Sintomas:
O ronco ocorre quando os músculos relaxam demais durante o sono, bloqueando parcialmente a passagem de ar.

Além do ronco já conhecido, um outro distúrbio costuma causar grandes problemas: a apneia do sono, que ocorre quando o ar não consegue chegar aos pulmões e o cérebro resolve acordar o corpo. Com um alto suspiro, a pessoa desperta e volta a respirar normalmente. Este fenômeno pode fazer com que a pessoa acorde várias vezes à noite, tornando o sono mais conturbado.

3. Síndrome das pernas inquietas
Sintomas:
Ocorre quando os movimentos involuntários do corpo fazem com que a pessoa fique movimentando as pernas em movimentos rítmicos e repetitivos.

Normalmente sofrido por pessoas com uma idade mais avançada, a Síndrome faz com que o indivíduo tenha sensações desagradáveis nas pernas, motivadas pelo constante e cansativo “exercício” noturno.

4. Sonambulismo
Sintomas:
A forma pode variar de um simples levantar da cama e andar ao redor do quarto até eventos de ações prolongadas e complexas, incluindo ir para outras partes da casa ou até fora dela, porém são mais raros.

O sonambulismo é um despertar incompleto. Neste distúrbio, uma parte do cérebro acorda sem que a pessoa recobre a consciência, o que faz com que ela aja sem inteligência, mas com todas as reações, como fugir ou atacar. É um evento comum em crianças na fase de transição para a adolescência.

Segundo estudos realizados pelo laboratório do sono, na África do Sul, os adolescentes estão dormindo cada vez mais tarde, causando grande desajuste no dia-a-dia deles. Portanto, algumas medidas foram elaboradas no sentido de tentar aumentar a qualidade do sono. Veja:

1. Evidentemente, o local onde você dorme é o principal ingrediente para ter um bom sono. Evite dormir em locais muito barulhentos e iluminados. Procure manter o ambiente mais confortável, escuro e silencioso possível.

2. Não durma com a barriga vazia ou muito cheia. Um copo de leite morno é bom para quem tem dificuldades de pegar no sono. Com a barriga muito cheia e dormindo, a capacidade de digestão do organismo diminui, causando um mal-estar durante o sono.

3. Evite ficar olhando para o relógio enquanto não dorme. Isso só vai aumentar a sua ansiedade.

4. Cama é lugar para dormir (e outras coisas mais agradáveis), portanto, se você tem dificuldade de dormir, evite assistir TV ou usar o computador na cama.

É importante ter em mente que independente das regrinhas para um bom sono, caso você esteja sofrendo de algum distúrbio, o ideal é procurar a ajuda de um especialista. Hoje em dia, existem clínicas especializadas, que inclusive permitem que o sono do paciente seja monitorado.

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