1. Ao abrir o refrigerante, aperte a garrafa até o liquido ficar próximo à tampa (4 dedos, mais ou menos). Isso faz com que o gás tenha para onde se expandir e quando você abri-lo ele não ser expulso da garrafa. Outro fator de explicação é que diminuindo a área “vazia” o gás não tem pra onde fugir e permanece no líquido.
E se tiver pouco refrigerante na garrafa?
Não importa a quantidade de refrigerante e sim o espaço que o gás terá para se expandir, pois quando você deixa o refrigerante fechado normalmente sem amassá-lo, esse espaço é preenchido pelo oxigênio, então o gás do refrigerante que está presente no líquido não tem pra onde expandir e sai do refrigerante!
2. Passe o refrigerante cuidadosamente para um recipiente menor (passe da embalagem de 2 litros pra uma de 600ml, por exemplo), claro que nesse caso o outro recipiente tem que ter também uma tampa que impeça a saída dos gases. A explicação nesse caso é mesma do caso anterior, ou seja, diminuindo a área preenchida apenas pelos gases, o CO2 (gás do refrigerante) tem uma área menos de expansão, não tendo pra onde fugir permanece no líquido.
3. Mantenha o refrigerante em temperaturas baixas (geladeira, freezer, cooler), pois a solubilidade dos gases aumenta com a diminuição da temperatura. O refrigerante chega a dissolver cerca de duas vezes mais dióxido de carbono na temperatura da geladeira do que na ambiente.
4. Nunca balance ou agite o refrigerante, isso faz com que as moléculas do CO2 se agitem e quando você abrir a garrafa elas saiam com violência da garrafa, deixando seu refrigerante sem gás quase que estantaneamente.
5. Nunca abra o refrigerante quando ele estiver quente, pois as moléculas do CO2 ficam mais agitadas e saem com maior facilidade. É por isso que quando você o abre sai aquela quantidade enorme de refrigerante impulsionada pelo gás.
6. Não deixe o refrigerante muito tempo destampado, pois assim você deixa a porta aberta para o gás fugir. Caso tenha perdido a tampa, apenas não agite ou chacoalhe o recipiente, isso faz com que o gás permaneça no líquido por mais tempo!
7. Por ultimo e mais óbvio, olhar a validade do refrigerante, pois um refrigerante velho tem muitas chances de estar choca!
Não sei a explicação, mas me disseram e sempre fiz assim, deve se deixar a garrafa em pé dentro da geladeira (ou isopor…), depois de aberta.
A primeira dica está ERRADA
se você pressionar a garrafa, criará justamente o efeito oposto ( SUCÇÃO ) do gás que está solubilizado na água.
o conceito de que com menos espaço o gás fica retido está correto, mas numa garrafa pet, o material tende a retornar à forma normal, acelerando a saída do gás do refrigerante.
É, concordo com o amigo ali, a primeira dica está bastante errada, não se guiem por ela. Melhor, experimentem fazer aquilo, verão que no dia seguinte a garrafa pet irá readiquirir seu formato original.
eu gosto de coca sem gás…na verdade eu gosto de pepsi sem gás….vai entender…
Katia Helena: EM Portugal, tentaram várias vêzes deixar a garrafa deitada depois de aberta, sem a tampa. Nunca deu certo; sempre o gas escapava junto com o liquido…Sua Nhonha…
é só colocar uma colher ou um garfo no gargalo da garrafa que a coca permanece com gás por dois dias
Eu sempre divido o líquido de uma garrafa de 2 litros por exemplo, em duas garrafas de 600 ml, e o restante eu bebo ao abri-la. Fica perfeito pra ser bebido depois. Lembrando que ao repassar para uma embalagem menor, o refrigerante tem que está bem gelado.