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ONEberto
Ultima atualização: 13 de junho de 2008 06:35
ONEberto
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Governo “enquadra” os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC´s)

O Ministério da Justiça apresentou nesta terça-feira (10), proposta para melhoria no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), o chamado call center. Entre as novidades estão o tempo máximo de espera de 20 para 60 segundos no atendimento – gratuito, 24 horas por dia, sete dias por semana – e a proibição da demanda do cliente ser repassada para vários atendentes.

Veja abaixo as principais mudanças:

– O SAC deve garantir o contato direto com o atendente logo na primeira opção do menu eletrônico.

• O consumidor, ao selecionar a opção de falar com o atendente, não pode ter a ligação finalizada sem que este contato seja efetivado.

• O acesso inicial ao atendente não pode ser condicionado ao prévio fornecimento de dados pelo consumidor.

• O tempo para o efetivo atendimento pelo atendente, deve ser de até 60 segundos.

• O SAC deve ser gratuito.

• O SAC deverá funcionar 24 por dia, todos os dias.

• O SAC deve obedecer aos princípios da dignidade, boa-fé, transparência, eficiência, eficácia, celeridade e cordialidade.

• O atendente, para exercer suas funções no SAC, deve ser capacitado com todas as habilidades técnicas e procedimentais necessárias para realizar o adequado atendimento ao consumidor, em linguagem clara e acessível.

• É vedada, durante o atendimento, a repetição verbal ou digital dos dados pessoais do consumidor.

• O SAC deve garantir a transferência imediata para o setor competente, caso o primeiro atendente não tenha atribuição para o atendimento do assunto de interesse do consumidor.

• O consumidor procederá à explicação do seu problema (relato do caso) uma única vez, devendo o sistema informatizado garantir ao atendente o acesso ao histórico de demandas do consumidor.

• É vedada a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera para o atendimento, salvo prévio consentimento do consumidor.

• O fornecedor deve manter o registro das reclamações, pedido de cancelamento e solicitação, suspensão ou cancelamento de serviço por um período de 2 (dois) anos após a solução desses e, sempre que houver solicitação de órgão fiscalizador ou do consumidor, tornar disponível o acesso de seu registro, sem ônus para o interessado.

• O SAC deve receber e processar imediatamente o pedido de cancelamento do consumidor.

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Andre
Andre
17 anos atrás

Huhuuuuuuuuuu!!! Finalmente, vamos poder falar com pessoas ao invés daqueles imbecis: sim senhor!!

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Thomas
Thomas
17 anos atrás

Senhor eu nao posso transferir a ligação !!! puuuta que o %!@$&@#eu odeio call center , deveria ter mais uma lei, o direito de dar um murro na cara do atendente hauahu

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Vera Lucia
Vera Lucia
17 anos atrás

resta saber se vai funcionar….

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Zezão
Zezão
17 anos atrás

Tá certo, e quem vai fiscalizar?

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Lisandra
Lisandra
17 anos atrás

Sei não hein… acho que essa proposta não passa!!!

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marina
marina
17 anos atrás

tomara que dê certo… já passei horas no call center da tim e nunca me resolviam nada… só m faziam d bolinha de ping pong hehehe….

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Raiza
Raiza
17 anos atrás

Aleluia!!!!! \o/ finalmente alguém tomou a iniciativa de acabar com esses péssimos atendimentos!,agora é torcer para a proposta ser aprovada =]

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eu
eu
17 anos atrás

esqueceram de colocar; “É proibido usar o gerúndio. Todos os atendentes deverão ser treinados em língua portuguesa, e aprovados com louvor” …. rs
Quem vai fiscalizar? A quem denunciar? (deve ter um outro callcenter para denúncia …. rs)

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mario
mario
17 anos atrás

eh vamos esperar para ver, eu acabei de ligar para a telefonica o 1 atendente me deixou esperando com uma musica de propagando por 10min depois caiu a ligacao, o 2 a mesma coisa somente o 3 atendende resolveu meu problema sem me deixar esperando!!!

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Soldado
Soldado
17 anos atrás

O SAC é uma %!@$&@# Tomara que tomem juízo desta vez…

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matt
matt
17 anos atrás

bem, sou totalmente leigo em leis, mas peloq estou entendendo,s endo uma proposta, precisa ser aprovada não? tomara que seja, pois (como quase tudo no brasil) é uma vergonha os serviços de sac, principalmente os que provém das proprias operadores de telefone

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Lucas
Lucas
16 anos atrás

Estarei ansioso para ver a aprovação dessa lei e se vai pegar.

existe uma lei q diz que só pode passar no maximo 20 minutos na fila do caixa humano do banco em dia normal e 30 em feriados e dias de pagamento.

eu costumo ficar até 1 hora e meia em dia normal. no BB

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Grasiani
Grasiani
16 anos atrás

Isso é uma proposta pro SAC, mas será que também inclui suporte técnico de serviços como internet, tv por assinatura, telefone? Pq alguns desses você precisa escolher umas 10 opções e no final não resolve o problema e não consegue falar com um atendente….

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Thor
Thor
16 anos atrás

e quando essas regras naum forem cumpridas pra quem eu vou reclamar, e como eu vou provar que naum foram cumpridas, acho que essa eh mais uma daquelas leis q naum vai dar em nada.

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bernardo valentim
bernardo valentim
16 anos atrás

.

Que maravilha !!

eu ja tinha decidido que toda vez que fosse necessario usar um atendimento tipo SAC eu nao o faria… apenas iria deixar de usar e pagar e ir pro proceso judicial se houvesse eh claro…

trauma eh isso ai…

façamos pressao para que isso seja levado a serio !

seria o inicio de um mundo melhor !

grato

.

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Sobre o autor

QUEM FAZ Humberto Oliveira (o ONEberto, em ‘inglês’) tem 49 anos, soteropolitano, amante de esportes, com terceira em Lua de Plutão, na primeira casa em Urano… não suporta astrologia, manuais e jogos de azar.

Instagram: @one.berto

Mail: comercial@obuteco.com.br

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