Aloma conquista mais uma vez — e já vai em cinco

Lisbon, segurem-se nos croissants: Pastelaria Aloma, presente em vários cantos da cidade, acaba de ser coroada como autora do Melhor Pastel de Nata de Lisboa 2025 — repetindo o triunfo do ano passado e alcançando agora cinco vitórias nessa disputa tão doce e disputada.

Na segunda posição ficou Pãozinho das Marias, e o bronze foi para Confeitaria Glória — o pódio lisboeta deste ano está completo.

“É um testemunho da qualidade do nosso pastel de nata em 16 anos de competição. Esta é a quinta vez que vencemos, e é uma fonte de orgulho. O segredo? Fazer bem, repetidamente, com produtos de qualidade”, disse João Castanheira, proprietário da Pastelaria Aloma.


Como se escolhe o melhor nata?

Este ano, a mesa de jurados foi liderada pelo gastrónomo Virgílio Gomes e contou também com Davide Cunha (Pasteleira Mapa – L’and Vineyards), Isabel Zibaia Rafael (autora e blogger), Paulo Amado (diretor da Edições do Gosto), Lara Figueiredo (Pasteleira MACAM) e Joana Barrios (apresentadora e autora). As provas foram às cegas — ninguém sabia de que pastelaria vinham os natas — garantindo imparcialidade total.

Segundo o presidente do júri, as pastelarias foram avaliadas em critérios como aparência, textura da massa, sabor e consistência da massa, recheio e sabor global.


O grande desfile dos finalistas

A final pública reuniu doze pastelarias de toda a Grande Lisboa:
 Café Ponte da Várzea (Sintra), Casa do Padeiro (Queluz), Confeitaria da Glória (Amadora), Diamantino e Alberto (Lisboa), O Pãozinho das Marias (Ericeira), Padaria da Né (Damaia), Panicoelho (Rio de Mouro), Pastelaria Aloma (Lisboa), Pastelaria Batalha (Lisboa), Pastelaria Patyanne (Castanheira do Ribatejo), Pastelaria Santo António Castelo (Lisboa) e Pastelaria Taigui (Lisboa).


O que é este concurso, afinal?

Desde 2009, o “Melhor Pastel de Nata” é organizado pela Edições do Gosto junto com Virgílio Gomes, com o objetivo de enaltecer esse ícone doce da capital. E cada edição lembra: em Lisboa, comer pastel de nata não é um troféu — é quase um ritual.

Mas claro, há muito mais opções deliciosas pela cidade.
 – LisboaVibes reuniu 7 das melhores pastelarias para provar natas incríveis em Lisboa — vale a pena explorar (de preferência, com um café ao lado).

Compartilhe este artigo