A Arábia Saudita está planejando construir o que seria o primeiro estádio “nas alturas”, integrado ao projeto urbano de alta tecnologia NEOM, mais precisamente à chamada cidade-linha The Line. O estádio previsto teria capacidade para aproximadamente 46 000 espectadores e seria instalado cerca de 350 metros acima do solo, apoiado sobre o teto da cidade-linha.
Apesar de as imagens que circulam nas redes sugerirem um estádio suspenso entre arranha-céus, isso se trata de montagens geradas por inteligência artificial e não da planta final ou de obras em andamento. O projeto ainda está em fase de planejamento, com previsão de início da construção em 2027 e conclusão em 2032, para que esteja pronto a tempo de participar como sede de jogos da Copa do Mundo FIFA 2034.
Por trás da ousadia arquitetônica, o projeto visa posicionar a Arábia Saudita como destino global de esportes de ponta e turismo de inovação. No entanto, a iniciativa também atrai atenção para questões como direitos humanos, sustentabilidade, impacto ambiental e as condições de trabalho em tais megaempreendimentos.
QUEM FAZ