Se você tem (ou é) um chefe, vai se identificar com este post. É um quadro comparativo que mostra as diferenças entre o chefe e o líder.
Uma adaptação do amigo Bruno Tavares.
Se você tem (ou é) um chefe, vai se identificar com este post. É um quadro comparativo que mostra as diferenças entre o chefe e o líder.
Uma adaptação do amigo Bruno Tavares.
Instagram: @one.berto
Mail: [email protected]
Sign in to your account
Simplesmente espetacular!
O Richard Branson foi bem lembrado na 4ª sequência, e é um exemplo mundial de liderança. As suas ações como empreendedor são exemplares. O fato de um quase naufrágio próximo a sua ilha foi surpreendente. Ele mandou membros de sua equipe que conseguiram evitar o acidente liberando a vela principal do veleiro. Por coincidência o dono do veleiro é campeão olímpico da modalidade e o Branson após apresentações, resolveu convidar o casal que estava em lua de mel, a passar alguns dias na ilha como convidados com direito a jantar à luz de velas. Eu queria ter um patrão desse!!! Abração!!!
Faria apenas 2 correções na tradução.
1. Não é Frio, e sim “Impessoal” mesmo (aquele chefe que trata todos por igual como alguém que vê por cima) e “Compassivo” ao invés de Compreensivo, pois um líder te trata com compaixão, entende suas limitações e visa seu bem estar.
2. Eu colocaria Microgerenciador, porém Controlador é bem aplicável. Contudo, o das borboletas deveria estar como “Delega” e não “Libertador”, pois um bom líder sabe delegar funções aos seus subordinados para que ele próprio não tenha que microgerencia-los.
Fonte: Trabalhei em diversas empresas tendo ‘Chefes’ e hoje trabalho em uma onde tenho ‘Líderes’.
Muito boa a última colocação, Marcos!!! Creio que apartir de agora sua vida terá um rumo mais produtivo, trabalhando com quem sabe dar valor ao semelhante. Abração!!!
Apareceu um cara mais mala que o Geyson Montes: Marcos Rocha. Rsrsrs, abração.
Simples. Quem tem chefe é índio.
Muito inspirador mais sabemos que na pratica o que predomina é sempre o chefe.
A pensar
Tudo muito bonito, mas na hora do vamos ver, quem tem que segurar o pepino é e sempre será o chefe ou encarregado do setor da área , então meus amigos, temos que trabalhar muito e muito bem para que possamos garantir nosso salario, sem ficar avaliando ninguém, Afinal se temos tempo de ficar avaliando chefe, alguma coisa não esta funcionando.
Muito Bom!! Comparações precisasas.
CHEFE muitos podem ser e cada qual tem o seu modo de atuar e que pode mudar de acordo com o ambiente , os subordinados e as metas a serem atingidas. LIDER, este não pode ser fabricado este já nasce feito ou seja nasce para liderar em um campo das atividades humanas pois as atividades exigem lideranças próprias . Um bom líder politico nem sempre é será um líder em outro setor, o que também acontece com outros tipos de liderança, religiosidade, artística e etc.
CHEFE = EGOCENTRICO INFLEXIVEL
LIDER = PONDERADO FLEXIVEL
CHEFE muitos podem ser e inclusive podem ser dirigidos e preparados para o serem. LIDER, não o líder já nasce com o dom e ele mesmo não sabe que será líder. O líder só sera líder em um setor especifico assim temos o líder religioso, o industrial, o politico e em outras áreas. Mas fora da área ele não mais será líder , poderá saber muito ou pouco sobre outras atividades. Assim também o chefe por maior preparo que tenha se for transferido para outro setor poderá não dar certo. SABEMOS ainda que os verdadeiros lideres religiosos podem ser de duas espécies, os ELEITOS e os ESCOLHIDOS, OS PRIMEIROS FAZEM O BEM ATRAVES DO MAL E OS SEGUNDO FAZEM O BEM ATRAVES DO BEM, como o fez JESUS.
Na teoria é fácil.Por em prática é outra história!
PARA SER CHEFE muitas pessoas possuem habilidades e se preparam ou sãos preparados para o serem e a atuação varia de acordo com a empresa, o local, os subordinados e as metas a serem atingidas e muitas vezes mudando o quadro do pessoal ou o departamento o chefe já não tem a mesma atuação. O LIDER, não, ele não pode ser preparado ele já nasce pronto e será líder para uma determinada área, cientifica , religiosa, industrial, politica ou outra, mas somente NA EPOCA PROPRIA fora da área ou da época não será mais líder. A historia nos da muitos lideres, cada qual na sua área e na época própria. Podemos dizer ainda que RELIGIOSO, existem dois lideres, os ELEITOS e os ESCOLHIDOS. Os eleitos fazem o bem através do bem e os escolhidos fazem o bem através do mal.
Chefe: Ditador
Líder: Ditamor
Bacana , porém a equipe precisa caminhar junto se não vira baderna e nada acontece.
otimo.
Objetivamente, sendo chefe ou líder o gerente tem que buscar resultados para os donos ou sócios da empresa, ou ainda, prestar contas aos superiores. Solução aos insatisfeitos: monte seu próprio negocio que vocês passaram a saber como é a teoria na prática, OK?
SIMPLES: MUITOS DIZEM QUE DEVEMOS SER LIDERES, MAS POUCOS NOS CONVIDAM A SER ESTE LIDER JUNTO COM ELE E ASSIM PERPETUA OS CHEFES COM DISCURSOS DE LIDERES QUE NUNCA SERAO E TANTAS VEZES OS LIDERES AO LADO DELES ENCONTRAM UM CAMINHO TAO SOMENTE: A RUA.
acho, que ha uma certa distorção na figura do chefe, acredito que todo o bom líder precisa de um chefe, assim como o bom chefe precisa de um excelente líder.
É necessário ser frio, não ficar vislumbrado ou eufórico, com bons resultado momentâneo, e nem desanimar com maus resultado.
“diz eu” muitas vezes é necessário que alguém diga ,EU, justamente para manter a boa imagem do líder; ex: eu estou demitindo 30 de vcs contra a vontade do líder.
A parte de usar as pessoas é uma visão equivocada pq ele não esta no campo de batalha, mas sim, cuidando da estratégia.
Sobre o medo, é a ultima instancia da empresa, tem que passar segurança tem que ser algo que as pessoas normais não são.
E, Ha ponto de vista diferente para outros pontos citados.
Sou líder e chefe de uma equipe de 30 pessoas, e seguindo essa filosofia, sendo líder quando necessário e chefe quando preciso, tenho a aprovação de 80% da equipe, e em 3 anos triplicamos o faturamento da empresa, esse ano em meio a crise obtivemos um crescimento de 15%, comparado com mesmo período do ano passado.
Sendo chefe ou líder o gerente tem que buscar resultados para os donos ou sócios da empresa, ou ainda, prestar contas aos superiores. Solução aos insatisfeitos: monte seu próprio negocio que vocês passaram a saber como é a teoria na prática, OK?
é uma pena que a maioria das instituições não pensa em formar lideres
cada chefe tem a equipe que meresse
Só achei estranho que ao retratar um chefe que um inspira medo, o desenho é de uma mulher, versus o lider que ganha respeito é um homem…bom…a coluna é feita por um homem, quem diz que não há sexismo em posições de liderança…os fatos, ainda que de forma leve e bem humorada, dizem o contrário.
Trabalhei boa parte da minha vida com CHEFES; ou seja, ditadores. Por mais de trinta anos, fui e, fomos (nossa equipe), obrigados à trabalhos forçados. E, isso, em uma grande empresa, situada em São Paulo. Época dos anos setenta em que ninguém podia abrir a boca para reclamar, caso contrário……!. Verdadeiros DITADORES.
Essa empresa chamava-se MAPPIN STORES (lembra-se? Mappin, venha correndo Mappin; é a liquidação), sito na Praça Ramos de Azevedo com o viaduto de Chá, em São Paulo-Capital.
De tempos em tempos surgem modismos de qual seria a melhor maneira de arrebanhar gente para atender interesses dos poderosos que controlam as grandes fortunas do mundo.Fazer de você mais uma peça do sistema é o objetivo.O que precisamos entender que você é o melhor líder de se mesmo.Não se submeta ao poder do dinheiro,pois na maioria dos casos é o que deseja, tanto faz se chefe ou líder.Querem que você funcione dentro da caixinha. Conheça-te a ti mesmo e conheceras um LIDER.
sou mais favorável ao comando situacional. Há momentos críticos que se não houver um comando firme e quase ditatorial, não se obtem o resultado desejado. O CHEFE MANDA OS OUTROS IREM NA FRENTE. o LIDER ESTÁ SEMPRE À FRENTE.
Os dois tipos descritos no post são detestáveis, pois já trabalhei com pessoas que encarnavam um ou outro. Prefiro um terceiro tipo, ao qual chamarei de “empregador”. Seguindo a ordem do post, ele agiria da seguinte forma:
1 – Justo;
2 – Diz “você”;
3 – Designa tarefas às pessoas;
4 – Inspira confiança;
5 – Não se importa com os créditos;
6 – Delegador;
7 – Diz: “eu vou, você vai se quiser”;
8 – Pensa a curto E a longo prazo;
9 – É o cara com quem você tem um contrato de trabalho;
10 – Focado nos procedimentos adotados pelas pessoas.
P. S.: Ainda não trabalhei com ninguém do tipo “empregador”. Quem sabe um dia eu seja um…
Excelente!
Estas diferenças são mais percepitiveis em grupos políticos, religiosos e militares, inclusive nas suas manipulações.
Para mim a difrença principal é a seguinte: O chefe que se baseia apenas no seu poder ,tem a força legal, o chefe que é também lider, se baseia na sua força moral, principalmente.
Obrigado por completar a minha formação. Adorei!!!
Chefe não consegue administrar as cobranças e repassa aos comandados na mesma intensidade.
Líder : Recebe a cobrança,filtra e capitaliza na forma que consegue no momento e envolver a equipe para atingir os objetivos.
Lembro que para ser Líder é dificílimo,agora chefe,até minha filha de 12 anos é….só cobrar.
Esse negócio de lider vs chefe já é mais cliche do que fazer mandar mensagens de power pointo pro e-mail