Para chegar ao nível atual, os publicitários precisaram passar por uma fase bem curiosa. As propagandas beiravam o mau gosto e a mensagem nem sempre chegava ao destino desejado.
Veja alguns exemplos, e se for publicitário(a), tome como alguma referência.
Numa época em que as propagandas de cigarro eram liberadas, valia tudo
em nome da venda.
A PETA nessa época não era tão ativa.
Eles não tinham percebido o poder de observação das crianças, caso contrário,
não incentivariam determinadas campanhas.
Cigarro + Jovens, essa combinação até bem pouco tempo era usada.
Para quem não entendeu, tem algo como: “ela pode ter um aspecto limpo – mas
é uma prostituta. Propagação da sífilis e gonorréia, você não pode continuar no exército se estiver doente“
Novamente, crianças em anúncios politicamente incorretos.
Assustador
Este anúncio na época não parecia nada incomum, mas hoje ganhou novo sentido.
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Via Batecabeça
Curti as propagandas.
O objetivo de uma propaganda não é chamar atenção? Elas conseguiram, tanto que por mais antigas que sejam geram repercussão até hoje.
Adoro propaganda antiga, é assim que os publicitários conseguem entender os pilares que regem a publicidade atual.
A do porco é engraçada !!!
A propaganda da gillette me chamou atenção meu filho fez isso e se cortou olha que ele viu o pai dele fazendo se ele tivesse vendo esse garotinho fazendo isso ele queria fazer ,criança observa cada detalhes em propagandas.
Ahh,,,, poderia ter colocado algumas de agrado, caro gerente.
a do porco eh engraçada!(:
mais a que mais me chamou atenção foi a das torres gemeas!;x
Temos que acrescentar algumas propagandas atuais que associam um “pé de cana ridículo de boina”, à facilidade de conseguir lindas mulheres. Ainda hoje as propagandas são direcionadas para os jovens, especialmente as de bebidas.Esse blog é 10! Quase morri de rir com as capas de disco antigas!!!
É por isso, que digo: “a propaganda é a alma do negócio” para enganar tolo, ou como dizia meu avô: “haja invenção que tolo não falta”.
Rubens, você disse tudo!
Eu estou de acordo com o teu avô!
abraço
Assim como a criança desejou fazer a barba, quem me garante que os terrosristas, não se inspirarom naquela da PIA
Miguel
Apesar de não ser do ramo publicitário, acho q temos q considerar algumas coisas…a época, por exemplo… q eu me lembre as crianças não tinham tanto acesso à “midia” como têm hj!!! sequer entravam em um bar ou padaria sós…hj em dia vão pra Balada já com 12, 15 anos…….
Hj nos dizem que Leite de “caixinha” é natural….
Mta coisa mudou….
Mto legal para refletirmos sobre como as coisas mudam….
Afinal o peixe morre pela boca……..
absssss
antigamente….
são ridículas as propagandas não resta dúvidas;
nessa época havia menos fumantes, não havia aids as doenças que preocupavam eram sifílis, gonorréia e câncoro que bastava ir na fármacia tomar algumas injeções e estava resolvido.
a propaganda do porco é pura realidade é o que acontece , hoje é hipocrisia.
novamente falando em cigarros, nas propagandas são escondidos as crianças, mas na vida real por aí em periferia é comum ver mães com crianças no colo e o cigarro na bôca.
agora soltar fumaça no rosto alheio, isto está cheio por aí.
Propagandas macrabas…
No futuro, as pessoas vão dizer o mesmo das propagandas de hj, principalmente das de alimentação da Sadia, Perdigão etc, onde mostram franguinhos felizes fazendo propagando contra vida deles mesmo.
Macabras….
Interessante aquela do cigarro a quarta para baixo: blow in her face and she’ll follow you anywhere: assopre na cara dela e ela te seguira a todo lugar! Imagine alguem assoprando fumaça de cigarro sobre uma mulher, para conquista-la! Muito, muito, muito mau gosto para qualquer epoca. Lembro-me da propaganda co corsel 1, com Tarcisio Meira – o Corcel vinha sobre um vagão de trem – propaganda de um minuto ou mais! E a cor era amarela! Ou a do Tigre esso, com uma motinha – desenho animado. Eram quase 3 minutos de propaganda! Bom, pelo menos naquela epoca havia o mau gosto, mas não a exploração do homossexualismo e da prostituição (mulheres que vendem o corpo), para vender produtos!
Puxa.. como era esquisitas as propagandas antigas, de um total mal gosto…
Belo post!
Concordo com o Miguel, também acho que os terroristas se inspiraram no comercial da Via Pia.
a do porco pede que nos tornemos vegetarianos o.o
Achei de muito mau gosto, sem criatividade…
Perdoe-me pela correção, mas não consigo resistir. O termo correto é “mau gosto” e não “mal gosto”.
Evolução!
Podemos ver que evoluiu a propaganda!
http://blig.ig.com.br/blogdodenispd/
Com respeito à propagandas do exército americano (a da prostituta e a da mãe com cara de Greta Garbo fugindo das mãos do Eixo) são mais institucionais. Os jovens recrutados ficavam muito tempo longe das famílias e como muitos tinham aquela criação WASP, as “pick up girls” (como aparece no texto) que eram as garotas que ficavam nos bares a espera de clientes eram seu desafogo. Como não havia uma campanha de incentivo para uso de camisinha (um produto meio caro, por causa do Latex) rolavam as VDs (Venereal Diseases) com muita facilidade, até porque bastava uma dose de penicilina. A da Gilette foi usada na capa de um bootleg do Van Halen. E a da PIA, que profética: Osama deve ter assistido várias e várias vezes na sala de estar da sua casa e falado: “um dia eu faço igualzinho”
Eu sou muito pervertido ou o “blow in her face” pode ter um outro sentido também? A propaganda do “Buy Victory Bounds” não é tão de mau-gosto assim, é o tipo de imagem forte que se pede numa propaganda de tempos de guerra, como era o caso.
Zandor, tb não resisti, alô redação do IG!!
MAL GOSTO?? (ou mau gosto?)
I want blow in her face too! 🙂
Realmente muita coisa mudou, inclusive a forma de se expressar, com tantas abreviaturas e formas horríveis de escrever um simples comentário.Cuidado para as crianças não lerem isto…Sr.Mauro.
Quanto às propagandas, para a época serviu…
A regra é clara:
Mau é o contrário de bom
mal é o contrário de bem
Propaganda é a ARMA do negocio
Realmente, estava pensando se, além do mau gosto dos anúncios, alguém teria reparado no “mal escrito”. Ainda bem que nem todos queriam somente ver os anúncios. Alguns prestaram atenção no que estava escrito.
Na verdade são propagandas q fogem do sentido que as mesmas tinham que era atingir um determinado publico, mas como na epoca não tinha tanta tecnica em publicidade funcionava. Concordo com o comentario do Antonio futuramente vão dar risadas de nossas criações, como Parmalat crianças vestidas de animais e o franquinho feliz da Sadia isso é bom! é o desenvolvimento da publicidade.
É interessante ver o nível das propagandas antigas, contudo chamou-me mais atenção a propaganda da “PIA”, pela coincidência do desenho ao fato,e principalmente por pertencer a um país oriental.
…como os valores mudam…
Acredito e muito que o coleguinha redator deva escrever muita coisa de grande utilidade como é esta reportagem, por essa razão é naturalmente desculpável um errinho de escrita, mesmo porque “quem escreve não deve revisar”, isto é uma pequena regra de jornalismo. Você está plenamente desculpado, e continue mandando ver…queremos mais anúncios antigos. Grande braço.
O que poucos perceberam ou comentaram é que o mais importante a ser observado é o quanto a propaganda e o marketing influenciam comportamento e principalemente cultura num mundo globalizado.
Sou profissional da área e posso dizer que se meus colegas de profissão antigos e atuais tivessem um pouco mais de bom senso e ética em suas criações não teriamos grande parte dos problemas sociais que hoje enfrentamos.
Enfim, essa é grande lição a ser tirada de tail post!
Ah uma dica pra vocês que apesar de conviver com ela não a estudam… aprendam a ler a propaganda e o que está por trás dela poruqe nada ali é por acaso!
Realmente é de assustar ao ver como através das propagandas o ser humano pode ser manipulado e induzido a hábitos e ações o qual outrora não praticavam. Ter utizado imagens de crianças para expor o produto, como o do cigarro e o aparelho de barbear foi de uma incoerência tremenda para a época. Hoje não poderiam ousar no mesmo feito. Quanto ao da Cia Via Pia é assombroso mesmo, pois vai saber se já não era uma prévia do que ocorreu em New York com as torres gêmeas. Se estas propagandas visuais já insunuam a um comportamento diferenciado para os seus próprios interesses lucrativos, imaginem agora o poder de persuasão que exerce a midia sobre as pessoas e a opinião pública.
Pois bem, subtraímos o real sentido do preposto no blog…passamos a discutir apenas e tão somente a gramática, semântica e afins….para o bom entendedor…meia palavra basta…acho que já ouvi isto em algum lugar…..
Como expressei….muita coisa mudou….a nossa língua está mudando (Acentuação)…como sempre mudará…..não sou letrado nem tão pouco poeta…apenas acompanho o fluxo das coisas (quando posso….)
Me perdoem amigos, apenas expressei minha opinião!
Quanto às abreviaturas…havia e ainda há um equipamento que se utiliza muito disto…o Telégrafo.PT saudações
A propaganda (comercial) tem que atingir um determindo publico de uma determinada epoca. Os comerciais vistos nesta materia são absurdos para o dia de hoje, quem nos garante que os atuais não sejam chamados de absurdos no futuro.
Tenho certeza de que se o publicitário que fez o comercial das torres gemeas soubesse que um dia aquelas vidraças realmente seriam alvo de aviões,não faria tal comercial….
Interessantes as propagandas, agora o “mal gosto”… fala sério, hein??????????
A propaganda da PIA é coincidência demais. Já ouvi falar em diversas hipóteses sobre o caso das torres gêmeas. Não consigo acreditar que seja apenas coincidência…
Como diz o “prof Pasquale” acima: MAU é o contrario de BOM; MAL é o contrario de BEM. Essa velha armadilha de pegar vestibulando continua fazendo vítimas pela vida afora…
O mais assustador é que os publicitários evoluíram o bastante para não cometerem mais essas asneiras. Porém, ficaram tão sofisticados que induzem ao consumo (correto! pois emprego = consumo = emprego) e aos mais variados vícios e deturpações genéricas por meio da subliminaridade. Hoje “legal” é ser côrno, prostituta, homossexual, traficante, bandido, viciado e etc. Numa desenfreada busca do controle das massas. Não defendo o maniqueísmo ingênuo, mas, até onde queremos chegar como seres humanos?
Branca – A Assustada
genial! adorei as propaganças antigas. acho qu eantiqüíssimas
Adoro propagandas antigas!!
a das linhas paquistanesas é de autoria de um publicitário chamado newton dorian, cujas iniciais são as mesmas
de nostra damus.
ótimas, de muito mal gosto atualmente, mas na época deveriam ser um sucesso, obras de gênios da propaganda. Daqui há alguns anos estaremos indignados com as propagandas de cerveja e automóveis de hj em dia, principalmente se a sociedade continuar pendendo cada vez mais pra esse lado da hipocrisia que esta tomando conta de tudo e todos.
hehehe!!!! estou achando ótimo tudo isto!!!!
pense bem…porque surgem muito mais propaganda de brinquedos em época de Natal, Dia das Crianças???
Porque isto é PROPAGANDA!!!!!!!
Não seja “abduzido”!
não quer? não compra!!!!!!
ops! surgem…mais propagandasssss
antes que me crucifiquem………