Época de eleição no Brasil rende momentos incríveis. Enquanto boa parte dos candidatos buscam um cargo público para garantirem um bom salário e certa estabilidade por quatro anos, outros combatem esta prática.
É o caso de Rui Sapucaia, candidato a vereador em Alagoinhas, Bahia. Rui registrou em cartório uma declaração que garante que doará todo seu salário durante os quatro anos de mandato para instituições de caridade, caso seja eleito. Além disso, ele promete que seu primeiro projeto de lei exigirá a redução do salário dos vereadores para um salário mínimo.
É bom lembrar que, caso o Rui Sapucaia não cumpra as promessas, ele poderá responder legalmente por isso.
Outra curiosidade está na sua declaração de bens. Rui afirma possuir apenas uma linha de telefone celular.
Será que garante os votos?
Via, dica do Josué Leite, via Twitter.
É bom lembrar que vereador não recebe apenas o seu ‘salário’.
Há também a chamada verba de gabinete. E outros benefícios mais.
Não sei se é o caso, mas ele pode utilizar ‘notas frias’ para conseguir muito mais dinheiro.
Então, na verdade, usa esse documento como trunfo para se eleger, mas já tem todo um plano B preparado, para desviar verbas.
Reforçando: Não estou dizendo que seja o caso desse vereador, mas uma mente maquiavélica poderia fazer isso sim, desse ou de outro jeito. Sempre há um jeitinho. Pode Acreditar!
É, mas você com uma mente tão inteligente, não percebe que AO MENOS há um prejuízo pra ele, e claro, com isso, UMA BOA INTENÇÃO? Espertão…
Ah, mas claro que esse projeto de lei nunca seria aprovado….
Fez isso pra chamar a atenção e ganhar votos, depois ele faz o projeto e todo mundo vota contra e ele fica com o salário dele la numa boa…
Na declaração faltou acento, faltou crase.
Sou a favor de um bom salário para os vereadores, afinal é um cargo de muita responsabilidade. O problema é o que eles sorrateiramente ganham ALÉM do salário! As tais verbas como o amigo de cima falou, auxílio gasolina, apartamento, celular…isso tudo é mordomia, e infelizmente é legalizado. Ainda tem o que não é legalizado, o que eles ganham com trocas de favores políticos, favorecimento de empresas próprias….
Óbvio que eles não se candidatam pensando no salário, como prova esse candidato aí.
O problema não é o salário, o problema é o “extra”, como o Felix disse…
É fato que o salário não é a base dos ganhos do vereador, mas que ele chamou atenção que era o objetivo dele isso ele conseguiu. Engraçado é ter declaro apenas um celular, sendo que é casado vai saber se não deixa tudo em nome da esposa.
O cara tem mais de 40 anos e a ocupação dele é estudante. Me parece aqueles vagabundos profissionais.
É Claro que seria injusto se ele tivesse algum amigo ou familiar (ou até ele mesmo) como dono de uma dessas instituições… e ganhasse um bônus por isso… Mas acredito que esse tipo de coisa não acontece aqui no Brasil…
É inconstitucional isso aí. Está na constituição o direito a irredutibilidade salarial.
Essa é a verdade, o povo desconhece suas leis e acabam acreditando em um coitado como esse aí.
Ele doar o salário eu não duvido, mas apresentar o projeto para reduzir o salário seria algo totalmente inutil, já que os demais vereadores não vão votar a favor.
HONRA E PRAZER VER TAL ATITUDE ALCANÇAR OS 4 CANTOS DO BRASIL.
SEI QUE O REFERIDO PROJETO DE CERTO NÃO SERA VISTO COM BONS OLHOS PELOS COLEGAS, CONTUDO SERVE DE ALERTA PARA QUANDO PENSAREM EM ALIMENTAR ESSE RENDIMENTO LEMBRAR QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SE SUSTENTA COM 645 REAIS.
Sei que ainda há gente de boa fé no mundo, já usamos tanto botas e nariz de palhaço que estamos calejados e propício a não acreditar nisso, mas, prefiro ainda assim acreditar, sem colocar a mão no fogo, que um de nós resolveu parar de comentar e colocar frases politicamente corretas no facebook e agir como ser humano de verdade, nem que seja como protesto, tendo ainda como barreira a maldita bancada do partido, fazendo jus ao uma andorinha que não faz verão!Eu também preciso levantar da cadeira!
Gostei disso, provavelmente ele já tem outra fonte de renda, mas achei isso muito honesto da parte dele, reduzir o salario dos outras vai ser um pouco mais difícil, mas se ele conseguir vai abrir precedente para ser copiado por outros municípios.
é fácil se prometer algo qdo não se tem nada
Só pra lembrar… a mudança do salário proposta por ele não se efetivará neste mandato… só no próximo, do qual ele não mais fará parte!!! hehehe
Todos eles deveriam fazer isto. Os verdadeiros representantes do povo são os presidentes das associações de bairros, estes sim é que deveriam se reunirem toda semana para votar o que é melhor para a cidade. Os vereadores só querem o dinheiro, as verbas, a mamata. Vamos acabar com os políticos ! Chega de jogar dinheiro público fora, sim porque político não serve para nada !
Os políticos, digo, representantes do povo não precisam receber salário. Eles apenas seriam dispensados das suas atribuições e iriam até o plenário para discutirem e votarem, porque receber salário ? Dizem que o salário alto, justifica para eles não serem subornados , mas mesmo com os altos salários, eles são corruptos mesmo, pois adoram dinheiro em detrimento à ética.
Na época de eleições, os políticos, sabendo da mente curta dos eleitores, prometem coisas mirabolantes. Após o mandato, eles não fazem nada e saem deixando o rombo para nós contribuintes. Todas as promessas de campanha deveriam ser registradas em cartório e caso não sejam cumpridas, o candidato ficaria banido da política por toda a sua vida.
Sempre disse que político não está interessado em melhorar a cidade, o estado ou a nação, eles só querem o dinheiro dos salários, das ajudas de custo, das maracutaias, das verbas de gabinete e etc. Este é o único que não quer o salário, será ? Se for…que sirva de exemplo. Se morasse lá, votaria nele, pois é o único onde tenho um documento para cobrar, os demais são só falácias.
Demagogia pura!!!
Entendo que declarar intenção de renunciar a remuneração, por si só, não diz muito. Parece-me engodo, artimanha para ganhar votos. Aliás, significa quqerer ludibriar a opinião pública. Parece-me falácia.
Todo mundo que trabalha merece a justa remuneração pelo trabalho realizado.
Melhor que promessa demagógica ele faria se se comprometesse em trabalhar com afinco para merecer os subsídios que lhe forem disponíveis, se eleito. Por exemplo, aumentar o número de reuniões da Câmara Municipal.
Reflitemos um pouco mais:
Primeira reflexão:
Se ele tiver família e se quiser trabalhar de verdade, como agente político, sem remuneração, como vai se manter e sustentar sua família?
O vereador tem é que legislar e fiscalizar. Ser vereador apenas pelos status de autoridade, a meu ver, não significa nada. Ao contrário, pode ser negativo, pois vem tirar a oportunidade de alguém que poderia trabalhar de verdade.
Vereador tem é que que trabalhar, legislar, para justificar, para merecer o que vier a receber. O que não pode e não deve é ficar ocioso, ficar à toa, ou então usar o tempo de legislador apenas para cuidar de seus próprios interesses, pessoais ou de sua família e de seu seus apaniguados. O que não pode e não deve é receber sem trabalhar. Eu próprio, quando fui vereador (de 1989 a 1992) elaborei mais de 400 matérias entre projetos de leis, projetos de resolução, requerimentos e indicações. Inclusive fui autor de um projeto para aumentar o número de reuniões da câmara. E participei também de todas as audiências públicas e de outras reuniões de discussão de interesse da comunidade.
Todo trabalhador que trabalha de verdade merece a justa remuneração. O resto é demagogia ou enganação.
Segunda reflexão:
Melhor que renunciar à remuneração como vereador ele poderia ter renunciado à possibilidade de continuar com outras atividades ou ofícios que não fossem a de vereador.
Ele poderia comprometer-se a trabalhar em tempo integral em favor da comunidade, pois a remuneração justifica esse trabalho. Ele poderia ter renunciado a outros empregos ou trabalhos paralelos.
Terceira reflexão:
Sem remuneração como vereador ele poderá usar do cargo de vereador, usar do status de vereador para usufruir-se de outras possibilidades em favor próprio. Vereador que não trabalha como vereador não merece ser vereador. O problema não é a remuneração. O problema é receber a remuneração sem trabalhar por ela, é recebê-la sem merecimento.
Concordo com o senhor. Até não acharia injustiça pagar 15 mil (salário na minha cidade) a um vereador que REALMENTE trabalhasse pelo município que o elegeu. Como foi bem colocado, o problema é receber salário e não trabalhar.
Vai ver que esse vereador tá achando que vai da pra viver com o caixa 2 desviado dos cofres públicos (posso estar errado…)
Felizmente existem mais políticos com essas características é o caso do Dr.Jean freire da cidade de Itaobim – MG que usa seu salário de vereador para manter projetos sociais como o que eu estou usando neste momento. Projeto casa do estudante para jovens estudantes que precisam sair de suas cidades para estudar fora, e tem outros projetos desse nobre cidadão.
Qual o salário atual de um vereador nesse município? Eles deveriam trabalhar e não barganhar , as pessoas têm que aprender a votar , votou na quele não deu certo vota em outro é assim vai até achar uma correto , existe muitas pesssoas honestas nesse mundo ainda.