Mas seu uso popularizou-se de tal forma que hoje ele serve como documento de identificação e é aceito para compras em supermercados, máquinas automáticas e grandes redes como McDonalds, Starbucks ou SevenEleven.
Com o chip é possível pagar sem abrir a carteira. Ele funciona a ondas de rádio, e basta posicioná-lo por alguns segundos próximo à máquina leitora que o valor da conta é automaticamente descontado dos créditos.
A versão mais popular é o cartão, mas também existem chaveiros, celulares e relógios. No caso do último, o usuário só precisa estender o braço para ter literalmente os desejos atendidos.
O sistema de Hong Kong realiza diariamente 9,2 milhões de transações.
“Não existem mais razões para usarmos moedas. O único impedimento real para a aceitação do dinheiro eletrônico é a padronização e o alto potêncial a fraudes”, pondera David Zach, mestre em Estudos do Futuro pela Universidade de Huston Clear Lake, no Texas, Estados Unidos.
Os 13 milhões de usuários do Octopus podem pagar parquímetros com o chip e não precisam ter troco no bolso. Talvez por isso faça cada vez mais sentido a piada dita por um chinês anônimo na rua: “Aqui em Hong Kong só circulam moedas raras, pois é muito rara a circulação de moedas”.
Imagino que aqui no Brasil, logo ia virar moeda de negociação, assim como foram os vales-transportes, passes escolares etc.
é só lembrarmos do que diz o livro do Apocalipse: “Somente poderiam comprar ou vender, seja rico ou pobre aqueles que tiverem o sinal da besta, na mã direita ou na testa”
Do cartão pra o microchip implantado na sua testa ou na sua mão direita é um pulo. É a palavra de DEUS cumprindo na terra e os tempos se abreviando.
Porque é que SEMPRE surge um desses cegos… ops! fanáticos pra falar esses tipos de bobagem?
Sinto pena de gente assim. =(
Meu caro Claúdio,
Não sou cego, e por favor não tenha pena de mim, pois quando este mundo se acaba como está escrito na Bíblia, eu estarei do lado do meu DEUS, O servindo e enquanto a você e todos os que ignoram a palavra de DEUS estão gritando e rangendo os dentes de sofrimento nesta terra, que será transformada em um lago de enxofre.
debates religiosos a parte, aqui em Goiânia, o nosso sistema de transporte publico utiliza esse sistema, infelizmente em forma de cartoes, nao embutidos no celular ou no relogio. me recordo que uma das vantagens da implementaçao desse sistema e justificativa da demissao dos cobradores (aqui nao tem cobradores nos onibus), foi a possibilidade de virar uma “moeda”. ate agora isso nao virou realidade e quem quer ganhar dinheiro com o cartao inteligente, deixa o seu cartao com um vendedor de passe que fica nos pontos de onibus (nem todo mundo tem passe pra entrar nos onibus) em troca dinheiro, depois pega o cartao quando os creditos acabam.
meu deus!! sera que aqui em Goiânia o mundo vai acabar primeiro????? rs….