Quase todo mundo hoje consegue usar o Photoshop ou algum outro programa de manipulação de imagem. Alguns, inclusive, praticamente fazem todo o trabalho, dispensando as habilidades manuais e técnicas do operador. Obviamente, nem sempre foi assim. No vídeo a seguir, por exemplo, você pode ver como era trabalhoso editar uma imagem nos anos 80.
O trabalho foi feito por engenheiros russos e envolveu vários processos.
muito legal ,nem sabia q já manipulavam imagens naquela epoca.
Essas musicas eletrônicas russas são nostálgicas.
Muito bom o photoshop é isso hoje por causa deste inicio…
Tecnologia é mágica!
Pro povo saber que a manipulação nas imagens existe faz mto tempo, só que hoje isso é mto mais acessível…
Esses vídeos russos são muito estranhos…..
O resultado ficava muito bom, melhor do que muitas revistas que usam o photoshop hoje em dia….hauhauahuha
pow o pião (operador) devia ficar uma semana so pra tirar um detalhe da foto, muito bom…..ainda bem q n estava la naquela epoca, obrigado Sr. Adobe pelo photoshop….é nois q tá…….
pow o pião (operador) devia ficar uma semana so pra tirar um detalhe da foto, “qui bom”…..ainda bem q n estava la naquela epoca, obrigado Sr. Adobe pelo photoshop….é nois q tá…….
Interessante o uso da trackball daquela época, como já facilitava o trabalho do editor.
Muito interessante esse post!
Vale ressaltar que nessa época nao fazia nem 100 anos que esse país tinha saído do Feudalismo. Depois falam que o socialismo é atraso.
Voces podem não acreditar mas, existem processos de manipulação de imagem anteriores a este. Quando comecei a trabalhar em gráficas, não existia ainda os “scaners” e tudo era feito usando filtros, e o sistema fotografico com filmes de meio-tom (como os de raio x ) e depois retocados com anilina no positivo e no negativo. Posso dizer que inclusive era bem comum nas “artes gráficas” o uso em imagens comerciais.
jose silva : Poderia ter guardado isso pra vc. rsrsrsr
http://www.facileasy.blogspot.com
Poderia mesmo! Infelizmente alguns idiotas acham que estas “coisas” foram inventadas junto com os computadores onde qualquer “zé mané” com uma versão Photoshop de camelô pode fazer o que quiser em termos de imagem. A coisa não era “facileasy” , não!