Desde os olhos hipersensíveis de criaturas noturnas que desafiam a escuridão até as cores vibrantes percebidas por aves com plumagens deslumbrantes, cada animal tem uma adaptação especializada para sobreviver e prosperar em seu ambiente específico. Enquanto os seres humanos têm uma compreensão relativamente sólida de como a nossa própria visão funciona, a perspectiva visual dos animais é verdadeiramente única e extraordinária.
Veja também:
- Chineses criam menor apartamento do mundo, com apenas 6 m²; assista
- Vídeo bizarro em fazenda de baratas viraliza na internet
- Influenciador brasileiro cria réplica do Cybertruck e apresenta: Cyber Fusca
- 15 coisas obsoletas dos anos 90 que não fazem nenhum sentido hoje
- Youtuber brasileiro grava vídeo provando comidas bizarras na Tailândia
Os cães têm apenas dois tipos de células: cones e bastonetes, ao contrário dos humanos, que têm 3. Eles podem ver azul e amarelo com bastante facilidade, mas não vermelho ou verde. Sua visão é um pouco semelhante à de um ser humano daltônico.
Os tubarões não podem ver em cores, mas eles têm a incrível capacidade de ver as coisas de forma cristalina debaixo d’água.
Muitos peixes têm receptores ultravioleta que não temos. Curiosamente, os peixes não enxergam em preto e branco, como os tubarões.
A maioria das cobras tem a capacidade de ver o mundo em infravermelho graças a minúsculos sensores infravermelhos em suas cabeças. Isso é o que os ajuda a se tornarem caçadores e perseguidores incríveis.
Os chocos (sibas ou sépias) têm uma visão mais embaçada do que nós e são totalmente daltônicos.
As moscas possuem os olhos de resposta mais rápida em todo o reino animal. Seus olhos têm milhares de receptores individuais que atuam como olhos individuais.
Os pássaros têm 4 tipos de cones em seus olhos, enquanto os humanos têm apenas 3. Eles podem, portanto, ver tudo com muito mais clareza do que nós. Além disso, eles também têm a capacidade de ver o espectro ultravioleta.
As abelhas não podem ver o vermelho, mas têm a capacidade de ver coisas semelhantes ao vermelho, como laranja. Eles também têm a capacidade de ver a luz ultravioleta, o que os ajuda quando procuram polinizar as flores.
Os olhos de borboleta podem ter até 12.000 facetas, cada uma vendo coletivamente uma única visão do mundo, como os pixels em um computador.
Os gatos podem ver a uma extensão de 200 graus, enquanto os humanos só podem ver a uma extensão de 180 graus. Eles também têm mais hastes do que nós, o que lhes permite ver melhor quando está escuro. Embora os gatos vejam as coisas de forma muito menos vibrante do que nós, eles são capazes de detectar movimentos com mais facilidade.