A última vila em cavernas da China é uma pequena comunidade isolada escondida na região montanhosa da província de Guizhou, mas, apesar de seu pequeno tamanho e extrema pobreza, ela não vai desaparecer.
Zhongdong abriga apenas 18 famílias e cerca de 100 pessoas, mas a caverna de 49 metros de altura e 238 metros de profundidade não é um lar que muitos deles estejam dispostos a abandonar.
Zhongdong foi fundada em 1949, quando a Guerra Civil Chinesa expulsou as pessoas das áreas urbanas em busca de uma vida mais segura. A caverna fornece abrigo contra os elementos, água potável natural e uma temperatura de vida confortável e consistente. No entanto, a sociedade agrária luta contra um ambiente agrícola difícil e uma longa caminhada de qualquer forma de sociedade.
Zhongdong é em grande parte autossuficiente, mas a comunidade fica bem abaixo da linha internacional de pobreza, e os fazendeiros lutam para vender seus produtos. Em um esforço para erradicar a pobreza, a China repetidamente ofereceu e construiu aos moradores de Zhongdong novas casas e fazendas, mas os moradores das cavernas repetidamente se recusaram a se mudar. É a casa deles, e eles não vão a lugar nenhum.
Muitas casas não têm telhados totalmente construídos, pois são cobertas pelo teto da caverna.
A maioria dos moradores de Zhongdong vive abaixo da linha da pobreza.
A maioria das casas em Zhongdong são feitas de madeira e bambu.
Zhongdong está localizado dentro de um parque nacional popular entre os caminhantes, mas sua inacessibilidade significa que poucas pessoas o visitam.
Apesar das dificuldades, poucos moradores de Zhongdong querem se mudar.
A escola da cidade, que contava com investimentos externos, fechou desde então.
Os moradores têm que caminhar três horas em cada sentido para chegar à loja mais próxima.
Os moradores usam fogueiras a lenha para aquecer suas casas e cozinhar.
Uma criança retorna para casa após uma semana no internato. Como é o caso em muitas comunidades na China rural, muitas crianças passam um tempo significativo longe de casa, na escola.
O interior da caverna Zhong iluminado pelas luzes elétricas dos moradores após o pôr do sol.