… que nos anos 60, no Rio de Janeiro, ao prestar o exame prático para obter habilitação, o motorista:
1) tinha de usar gravata;
2) não podia usar nenhum espelho retrovisor, sendo obrigado a olhar para trás ao iniciar a marcha;
3) não podia usar o indicador de direção, devendo usar o braço esquerdo para isso?
… que nos Estados Unidos, na Califórnia, terra das freeways (vias de trânsito rápido e acesso restrito), há menos de cinco anos é que passou fazer parte do exame prático para motorista entrar, trafegar e sair de uma dessas vias?
… que não faz muito tempo, uns 30 anos, as porcas de roda do lado direito tinham rosca esquerda, e as do lado esquerdo, roscas normais, direitas? É que se acreditava que o sentido de movimento da roda ajudava a manter as porcas apertadas…
… que em São Paulo, lê-se nas faixas para pedestres “Olhe” com setas para os dois lados em ruas de mão única de direção?
… que nas bombas dos postos de abastecimento dos EUA prossegue imutável o sinal sonoro a cada galão (3,785 litros) que entra no tanque do carro?
… que em setembro de 1956 um Duesenberg norte-americano manteve média de 177 a 180 km/h durante um percurso de 50 mil km, estabelecendo recorde de velocidade que só seria batido em 1983 por um Mercedes 190 E?
… que a General Motors possui uma pista circular em seu Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, SP, onde se pode trafegar sem as mãos no volante de 30 a 150 km/h? As forças centrífuga e centrípeta se anulam e o veículo permanece em linha reta.
… que os primeiros “amortecedores”, desenvolvidos nos anos 20, baseavam-se numa correia flexível instalada entre a mola e o chassi? Quando a mola recebia um impacto e se fechava, a correia amortecia seu retorno à posição original, evitando a repetição do movimento de vai-e-vem que prejudicava a estabilidade do veículo.
Via Best Cars
Fazer manutenção no fusca não mudou tanto…. aahuahauhau
será q o fusca evoluiu?
Bumblebee é um fusca e não um camaro!!!
Como dizia meu professor de dísica do colegial: PELA MILÉSIMA VEZ, FORÇA CENTRÍFUGA NÃO EXISTE!!!!
Como dizia meu professor de dísica do colegial: PELA MILÉSIMA VEZ, FORÇA CENTRÍFUGA NÃO EXISTE!!!!
Não é verdade que o sinal das bombas de gasolina nos USA permanece imutável. No sul da flórida não existe este sinal. Um Grande Abraço.
Nas estados que já visitei: California (morande 3 anos), Nevada, Texas, Ohio, Carolina do Sul, Arizona) não existe o sinal sonoro…..
Para ver esta pista entre no Google Earth e localize a cidade de Indaiatuba (fica a sudoeste de Campinas). No sudoeste da cidade dá pra ver a pista circular.
“… que a General Motors possui uma pista circular em seu Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, SP, onde se pode trafegar sem as mãos no volante de 30 a 150 km/h? As forças centrífuga e centrípeta se anulam e o veículo permanece em linha reta. ”
Não sei d eonde veio essa informação mas quem escreveu isso assassinou a física. Ao contrário do que disse outra pessoa que comentou, a força centrifuga existe SIM, mas apenas para quem está dentro do carro (referencia não-inercial). Se alguém observa-se o movimento de cima veria a pessoa dentro do carro seguindo em linha reta, enquanto o carro faz a curva. A força RESULTANTE centripeta (nome mais correto) é causada pelo peso e pelo atrito dos pneus com o solo.
A respeito dessa curiosidade .. ” … em São Paulo, lê-se nas faixas para pedestres “Olhe” com setas para os dois lados em ruas de mão única de direção? “.. até que faz algum sentido.. vai q um babaca tá trafegando pela contramão né.. rsrs não só de carro, mas qq outra coisa.. até bicicleta.. é isso aí. fui!
O “Olhe” da faixa está certissimo!
Ciclistas andam em qualquer direção. Motos tambem fazem isso de vez enquando e, com azar, carros tambem andam fazendo!