O youtuber Alli Kat lançou um vídeo que mostra várias semelhanças entre o Rei Leão da Disney e Kimba, o Leão Branco, de Osamu Tezuka, que foi criado em 1950 e animado em 1965. O Rei Leão, por outro lado, só foi lançado em 1994, um dado que está provocando polêmica.
Embora as duas obras sigam roteiros diferentes, eles compartilham alguns pontos bem parecidos, com inúmeras sequências que se confundem. Outras semelhanças são tematicamente mais profundas e mais evidentes, como, por exemplo, o fato de ambas as histórias apresentarem o tema do círculo da vida. Confira algumas fotos e vídeo e tire suas conclusões.
Realmente é nítida a cópia. Não tem como ser coincidência.
Nossa o_o nossa…
Mas o que não colocou em seu texto sobre o fato, é que o caso ja foi resolvido, onde a produtora japonesa já disse em nota que não entraria com processo contra Disney e sim, ficaram muito horados com a homenagem a Osamu Tezuka, ja que o próprio era grande fã da Disney e se inspirou em vários desenhos para a construção de seus personagens.
Exato!
parafraseando Picasso: Bons artistas copiam, Grandes artistas ROUBAM.
A questão ´que se qualquer um de nós roubar de outro artista não fará de nós um Picasso. Só seremos ladrões plagiadores.
“Pablito” também sabia onde doía e “roubou” porque na época os movimentos artísticos abriam pra esse tipo de prática já que a obra final é o que contava e o mercado não tinha interesse no processo criativo como parte da obra. Quem muda isso é Peggy Guggenheim quando visita Pollock e entende que o processo de criação do artista legitima sua obra e, muitas vezes é mais importante que a própria obra.