Todos os dias, vemos novos golpes surgindo na internet. Os ladrões virtuais nunca desistem e estão se aperfeiçoando na arte de enganar as pessoas.
Uma das mais usadas atualmente, envolve o nome de um dos maiores sites de compras coletivas, o Groupon. A estratégia é atrair a atenção das pessoas através de um site que lembra muito o original e fazer com que elas insiram seus dados de cartão de crédito e outros.
Veja como eles agem e, na dúvida, desconfie.
1) A estratégia sempre começa com um e-mail bem parecido com os originais, do Groupon. Nele, os preços e produtos chamam atenção.
.
.
.
2) Ao entrar no site, você não percebe nenhuma diferença. As fontes, imagens e disposição dos anúncios são idênticas às utilizadas no site original do Groupon.
.
.
.
3) Ao ver o preço baixo de um produto, a primeira coisa que o usuário faz é verificar o endereço do site. Normalmente, eles usam nomes bem parecidos com os originais, mudando algumas letras para tentar iludir o possível comprador, mas este não é o caso deste exemplo. O endereço pode realmente confundir.
.
.
.
4) O golpe começa a ser descoberto quando o usuário resolve comprar o produto, clicando em “Compre agora”. Ai clicar, o usuário é conduzido à uma página em que precisa preencher os dados de compra. Se ele estiver afoito para aproveitar o pouco tempo que resta para comprar, vai fornecer os dados sem prestar atenção a dois detalhes muito importantes: a página não é segura e não aparece o campo para preencher o e-mail e senha para quem já é cadastrado no Groupon.
Site falso
Site original
.
.
.
5) Observe que no site original do Groupon, você pode clicar no ícone do cadeado, ao lado do https e verificar que ele é um site seguro. No falso, você não encontrará este ícone.
.
.
.
6) Além disso, ainda na página em que o produto é apresentado no site falso, você consegue encontrar alguns detalhes que divergem do site original, como os links das cidades que aparecem no canto direito da tela. Ao clicar, ele leva a uma página de erro.
.
.
.
O número de pessoas enganadas com este (e outros) golpes está crescendo. Se você encontrar algum destes, pode denunciar no e-mail: crime.internet@dpf.gov.br – canal centralizador dessas denúncias na Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal.
ótima iniciativa.
Entrei agora no tal site pra checar como é, mas na boa, é muitooooo gritante o valor das ofertas. Eu já cai em um golpe, mas este é muito óbvio! Bike de 1.600 por 75 reais…..Ah vá!
O mais engraçado é um site desse continuar no ar… se fosse alguma famosa pelada até o dono do servidor ja tava preso. É complicado… oo Brasilll!!!
Quando a esmola é demais…
olhe este site do banco bradesco suspeito
http://200.155.82.1/
e esse o original
http://www.bradesco.com.br/
bilu
99% dá pra matar observando a barra de endereço, se é suspeito, cai fora…
Sou jornalista, trabalho na TV CNT e estou fazendo uma matéria sobre o assunto. Preciso entrevistar alguém que caiu nesse golpe ou em algum parecido. Vocês conhecem alguém? Seguem meus contatos: leticia.ferraz@cnt.com.br / (11) 2818-4594
Obrigada
Acabo de descobrir que o blog do Humberto ‘não é seguro’! XD
Olá pessoal cair num golpe desses afim de contratatar a internet da claro entrei num site falso e forneci meus dados agora estou preocupado com o que fazer o site falso é este
http://3gdaclaro.com/?aspid=dbfffbc3002d79b9e91c28e725b539bb
o verdadeiro seria este
http://www.claro.com.br/portal/coberturaNacional.do?method=showDefault
por eu vi uma promo~ção aqui fiquei ate entusiaamado pra compra um xbox 360 com kit net de 379 reais por um aparelho desse ta em media no mercado 1099.00 a 12000 reais estou meio desconfiado não tem o cadeado na barra de na vegação e outra não tem como ligar ou chat pra se comunicar sobre produto e venda entrega do produto,valeu por abrir nossos olhos continue assim denuciando este sites.