O fato ocorreu numa das abordagens feitas em ônibus, na cidade de Salvador. Um sujeito despertou a atenção dos policiais, que resolveram para-lo. Contrariando o que a polícia costuma solicitar, ele negou-se a colocar as mãos na cabeça.
A equipe de reportagem de um programa TV local registrou o fato.
Parte I
c fosse em sampa ja teria colado umas 5 viaturas e jogado o cara no chao…
Muitos comentários infelizes…
Praça publica não é lugar para urinar, vai no banheiro…
Policiais tem todo o direito de abordar quem quiserem, só falta querer defender bandido agora…
Se fosse aqui no sul, seria algemado, colocado com camburão e levava umas coronhadas ainda para ficar ligado…
Policiais foram bonzinhos demais com esse cara, fod$#@ direitos humanos, bandido mata policiais e cidadão de bem e não acontece nada, vai preso e depois soltam no dia seguinte…
Direitos Humanos defende familia de policial morto???
Vergonha… Salario de PM já é uma merda mesmo…
Absurdo. Totalmente inconstitucional, fora da lei. Policial não tem direito de solicitar documentos, tampouco exigir que cidadão algum coloque as mãos na cabeça. Policial só pode realizar prisão em casos de flagrante ou através de um mandado judicial.
O policial não tem autoridade para abordar qualquer indivíduo, como disse o apresentador.
Policial mal informado, jornalista mal informado.
Gabriel… é por causa de pessoas como vc, que este país é a bagunça que é. A polícia militar tem caráter ostensivo, tem direito de solicitar credenciais, sim senhor.Quando vc encarar um bandido, dá uma alisadinha na cabeça dele, ele gosta e não vai te molestar. Agora, se ele matar alguém da tua família, não vem chorar não. Pois segundo você, agir preventivamente não é coisa de polícia.
Concordo com vc CW… o cara pode ser de familia e tudo mais… mais tem que obedecer a lei… como vc mesmo disse.. se o cara matar alguem da familia do Gabriel.. ele é o ultimo que pode criticar qualquer coisa…. porque ele acha que o policia ta errado… se eu fosse policial ja tinha metido um telefone pra ele saber quem manda.
E o policial não precisa obedecer a lei ?
Se existe lei, é pra ela é ser cumprida por todos inclusive por policias.
Acho que seria legal ler o que esta nesse link pra depois ficar falar alguma coisa que ACHA que sabe ou que entende.
Marcelo Silvadisse:3/03/2010 às 15:59
nesse link, há uma cartilha falando sobre abordagem policial
http://www.ovp-sp.org/cartilha_abordagem_pol_cdhs.pdf
Responder
Este país está uma bagunça por causa de décadas de exclusão social e concentração de renda. E não precisa ser esquerdista pra chegar a essa conclusão. Um país com a nossa disparidade de renda só pode gerar tensão social e essa bagunça e violência toda.
Não desmereço o trabalho da polícia e nem acho que o bandido é um coitadinho só por causa da situação social geral. Como qualquer outro, fico indignado com a violência urbana, assassinatos, assaltos etc. Sei que a rotina de um policial é penosa e nem sempre o trabalho dele é reconhecido como deveria. Sei que é importante o policiamento preventivo, ostensivo, e não creio que os profissionais ali estivessem mal intencionados.
Mesmo assim, o policial não pode obrigar ninguém a apresentar identificação, colocar mão na cabeça, revistá-lo, salvo um flagrante ou ordem judicial explícita. No caso, não ocorreu nenhum dos dois. Se o sujeito não colaborou, não há dispositivo dentro da lei que possa obrigá-lo a colaborar, e tudo o que for feito para obrigá-lo a apresentar documentos, sujeitar-se a revista, apreender objetos ou mesmo levá-lo a delegacia, é fora de qualquer autoridade concedida pelo Estado e extrapola totalmente aquilo que é a função policial.
Policial não tem direito de amedrontar nenhum cidadão e os procedimentos policiais não podem passar por cima do direito. Policial não manda em ninguém, ele cumpre uma função social delegada pelo Estado.
Eu, como indivíduo que não está descumprindo nenhuma lei, não sou obrigado a fazer nada que a policial mandar eu fazer, e ponto final. Eu também ali não colocaria a mão na cabeça coisa nenhuma, e se eu fosse o sujeito, estaria tomando as providências cabíveis para reaver os meus direitos lesados.
Essa história de dar porrada no sujeito pra mostrar quem manda e agir da forma que bem entender porque é “autoridade” é bem mentalidade atrasada mesmo.
Repito, se fosse uma situação de suspeita de crime, que demandasse uma ação policial efetiva, não questionaria nada, mas não foi esse o caso. Pelo que entendi, o sujeito só desceu correndo do ônibus, e isso não é ação suspeita coisa nenhuma. Eles revistaram o cara, ele tava desarmado, e mesmo assim agiram de forma agressiva, desrespeitosa, algemaram o cara, etc etc.
Podia ser pior? Claro que poderia, mas isso não invalida o caráter de agressão. Minha dor de estômago não é menos dor só porque eu podia tá com dor de dente, que é muito pior que a dor de estômago.
Se um policial rodoviário mandar você parar o carro, você só pára se quiser?
Sua opinião? Blz… =D a minha continua sendo diferente!
Povo:
Pode ser procedimento policial, mas existe o bom senso. Se o procedimento indica pra o abordado ficar nu, vcs vão ficar nus? Lógico que não! Isso é preconceito e o rapaz abordado fez questão de mostrar os documentos e os policiais não aceitaram. Nossos países nunca irão pra frente, com a ignorância ods que acham ter poder da lei. Bandido tem que ser morto e cidadão tem que ser respeitado. Tiro o chapeu para aquele rapaz que teve a garra de afrontar um grupo de policiais que age e não pensa
Acho normal a policial aborda qualquer pessoa que se ache suspeita. Mas da forma correta e como manda a lei.Nada de abuso e coisa do tipo. Se for um cidadão de bem, otimo, se nao for, para que o mesmo seja preso devera ocorrer um bom motivo para tal.
abraços
[]s
Policial tem sim todo o direito se solicitar as credenciais e mais ainda de pedir que o sujeito coloque as mãos na cabeça se ele for suspeito. Não fala o que você não sabe. Mal informado é você.
O Gabriel é advogado
Como vão saber se o cara é bandido se ele não mostrar os documentos…
Apartir de hj quando pedirem minha carteira de motorista e documentos do carro vou negar, nenhum policial tem o direito de pedir documentos…
Comentário infeliz, vc deve ser um bandido q não quer ser preso ou tem rabo preso, só pode…
Ao dirigir um veículo, é obrigatório portar os documentos do mesmo, pois você tem que ter uma habilitação para poder conduzir. Isso não acontece no caso de identificação pessoal.
Conta pra mim qual a lei que me obriga a andar com RG. Simplesmente não existe. O que existe é um hábito, talvez herança da ditadura, de achar que policial está acima de tudo e todos – é “autoridade”, como alguém disse aí – e pode mandar você fazer o que quiser, pedir RG, CPF etc, e se você se recusar, ele te prende.
Não quero bancar o chato, nem o moralista. Ah, e nem sou advogado. Na prática, essas barreiras policiais acontecem, e não sou contra elas, se conduzidas da forma correta. Não acho pouca merda tomar enquadro de polícia, acho humilhante e absurdo. Se os caras fazem a coisa da forma certa, sem humilhar ninguém, eu colaboraria sem o menor problema. Isso não muda o fato de que, se não há atitude explicitamente suspeita – e quando digo explícita, não é se guiar pela cor da pela ou pela vestimenta – o policial não poderia, em tese, nem encostar em mim e nem me dar ordens.
Sabe, o que me deixa mais p… é que esses enquadros nunca acontecem com quem tem grana. Simples assim. Sujeito pé-de-chinelo faz um assalto e vai preso. Ok, tem que ir mesmo. Toma porrada na cara e vai pro camburão. Só que o sujeito de terno, classe B ou A, dá logo qualquer carteirada e ninguém faz p… nenhuma e ainda é capaz de chamar de doutor.
Ao andar na rua e obrigação sua andar com documentos…
Gabriel…infelizmente sujeito de classe A ou B não é abordado… mais enquanto existir pessoas de classe media, baixa e pobre sendo descentes… o pais ainda vai pra frente… era so o cara parar.. revistar checar e ir embora.. simples… não faça de um copo dagua uma tempestade… isso porque os policias não bateram nele como muitos fazem… pense nisso..
Samira não é uma obrigação andar com os dacumentos na rua, os unicos documentos obrigatorio é de veiculos e cnh caso saia com aulguim veiculo automotor, caso ao contrario não exite obrigação de sair com documentos como vc disse. ah e a agressão nesse caso so não aaconteceu a fisica pq tinha uma equipe gravando senão tinha aconteceido sim. a e teve tbm uma grande agressão moral contra a pessoa que foi presa ate pq ela não tinha que ter sido pega pelo braço a força como foi uma vez que ela ia ir de boa vontade.
Só pq é fortinho, fica se achando hahahaha
Era só dar um rodo ,junto com uma gravata e colocar a algema, fácil !!!
E com vcs: JACKIE CHAN …..hehehehe
ri alto… kkkkkkkkk
As três partes estão erradas. A começar pelo cidadão que nunca deve ter sido orientado sobre este tipo de situação. O jornalista por criticar o referido e elogiar a ação militar e por fim, a Policia Militar que deveria estar prendendo os ladrões e traficantes que atuam na área do mercado.
Policiais raça do caralho !!!
É.. bandido é que é raça boa né?!
sai pra lá febem!
“CHAME PAÍNHO, MAÍNHA CHAME !!”
aUHSuahsUAHS
ahhh naum, um cara desse tamanho chamando mainha!!
isso foi o mais engraçado de tudo….um negão desse tamanho falando “mainha eu to sendo preso pq keria urinar” hahahahah
Nossa.. o cara é totalmente um idiota… nunca fui abordada… mais sei que vc tem que fazer oque os caras pedem… o povo ainda foi educado… deixou ele telefonar pra mainha… ” a senhora vai pagar”.. vai? oque? tem gravado… o cara loco.. e o cara ainda fala pra ele fazer oque tão pedindo pra não se arrepender…. cara idiota…
Sim ela vai pagar quando o cara entrar com uma ação contra ela e contra o estado.aquilo não foi ameça foi um aviso que ele ia or atrs dos direitos dele
Cleferson, respondendo a vc mais a cima… CNH é o que? sim.. vc tem obrigação de andar com documentos… eu sei que quem é abordado na rua é obrigado sim a respeitar o policial.. era so ele deixar ser revistado.. acabava o assunto… mais o machão não quiz… ao meu ver ele foi ignorante ao fazer cena… e claro que se a reportagem não estivesse ali eles iam dar um cascudo no cara… não sou a favor… mais pra MIM o cara estava errado.
Cara naum é por nada naum viu, mas é por issu q ninguém quer ser policial.É cada FDP q passa, as pessoas acham q tem direito até por cima da autoridade!!!
¬¬
Cara burro, teimoso, resistência, desacato e ameaça aos policiais.
Acabei de ver o video.
O que se passa nele sao 5 agentes publicos querendo aparecer e “mostrar serviço” aonde nao se precisa.
O rapaz nao se negou em momento algum a ser abordado ou a mostrar a documentaçao solicitado pelo policial.
Fizeram todo esse “aue” apenas para “aparecer” para o programa de TV que estava filmando tudo.
Deveriam estar prendendo bandidos que matam e roubam a populaçao ao inves de ficar procurando “fama”.
Isso so faz mostrar ainda mais a icompetencia da nossa policia e a falta de zelo pelo $$ publico.
abraços
[]s
Uma das coisas que deu mais raiva nessa reportagem é ver que o cara além de trabalhar na 1º vara da infância e juventude e que deveria dar exemplo vira para cara da policial e fala que desceu do ônibus para urinar!! Na rua é sacanagem isso..
o Kid Bengala é foda !!!!
No mais ridículo, desacato? só pode estar de brincadeira….
A polícia militar faz um trabalho ostensivo totalmente dentro da lei aqui em Salvador. Não interessa se a pessoa é branca, negra, com carro, de bicicleta, bem vestido ou não. O trabalho da policia militar é esse…. evitar as coisas antes que aconteçam. Já fui abordado diversas vezes e em nenhuma delas fui agredido física ou moralmente.
PARABÉNS À POLICIA MILITAR DA BAHIA!!!!!
Bando de babaca querendo aparecer pra televisão.
era a chance desses panacas aparecerem!!! não defendo nenhuma das partes, so q estes policiais deveriam ter um minimo de disernimento… indgnação com uma palhaçada…
isso ai eh o espelho da MAIORIA das PM’s do brasil.
me lembro de ler em um jornal á algm tempo que em uma area com alto indice de criminalidade, muitos policiais estavao parando quase todo mundo…foi uma equipe de tv (nao me lembro qual) ouvir o povo e diversas pessoas estavao reclamando que estavao sendo abordadas pela policia…depois de uns 2 meses mais ou menos vi aquele reporter da globo com voz bem rouca falando que o indice de criminalidade na regiao tinha caido 80%!!!!!! eu acredito que qto mais policiais fizerem abordagem, menor é a incidencia de crime na regiao, voçes nao acham? concordo com o comportamento dos policiais
Que autoridade o que? Um bando de Policiais mal treinados, ninguem tem o direito de fazer isso com um cidadao nao. O problema e que todo mundo acha certo fazer, acha que atitudes como essa vai se diminuir a criminalide. Um bando de palhaco andando pela cidade querendo da baculejo em todo mundo e achando que estaao fazendo algo de util. No final nem conseguir algemar uma pessoa condeguem. E uma vergonha a policia no nosso pais.
Por isso e por outros motivos que eu odeio a policia…
alem de 90% serem corruptos.. ainda são folgados, como no video mesmo a policial fala EU SOU AUTORIDADE MAXIMA ehauioheaoiheoiaheoia
bando de vermes
Então abraça a bandidagem, panaca
o cara (por frescura) não fez o que mandaram.
.
a polícia (por frescura) encaminharam pra delegacia.
.
ambos não precisavam ter feito seu showzinho a parte.
.
ambas partes agiram como criança emburrada.
quem não sabe o que está falando são eles policia nunc afoi e nunca sera autoridade de nada… a policia é paga para verificar o comprimento da lei autoridade são juizes promoteres e delegados… o que eu vi ali foi absivo, ou força policia execessiva… eles estavam errado não teve desacato , nenhum momento ele ofende ou degrine a policia ou descata a ordem… um policia, não pode pegar nos seus documentos a não ser que vocÊ entrege para ele ver, revistar pessoasl, revistar carro como muitas fazem somente atraves de mandado de busca emetido pelo juiz da vara criminal civil da região…… vai aprender o que seu direito e seu dever e saberá o que policia realmente pode fazer
Ridiculo. Prender o cara soh pra mostrar quem manda. E cheio de vagabundo solto por ae. Se fosse branco e tivesse bem vestido, nao tinha rolado nada
Se o cara não fez nada, é uma pessoa correta e não deve nada a ninguém tem que se negar a ser abordado mesmo, policial não passa de uma pessoa comum que ao vestir a farda projeta seus escarnios e desconta suas fraquezas abordando e sendo ignorante com os outros. A maioria a unica diferença entre um noia e um policial é só a farda. Tem muito PM maconheiro.
Vacilão… pra que passar por um transtorno desses se ele podia simplesmente botar a mão na cabeça, ser revistado e depois de tudo ir embora de cabeça erguida?
Vacilão é a mulher, vai ser rebaixada de cargo, e andar de cabeça baixa, ja o cara anda igual sempre andou.
Mas a bola da mulher agora deve tar murchinha….
vacilão é o povo brasileiro que acha que tem muito direito e nenhum dever
E pra quem acha que policial não tem autoridade pra fazer isso, então todo mundo pode se negar a ser abordado, tanto cidadão de bem quanto bandido, aí sim é que fode, todo mundo vai poder andar com arma no meio da rua, já que a polícia não vai poder revistar… Como se fosse uma humilhação muito grande ser revistado dignamente!
o cara deixou que os revistassem, ele até levantou as mãos, só n as colocou na cabeça, quem coloca mão na cabeça é refem e quem ta sendo assaltado.
E agora a tenente ganhou uma bela mesa de 2×1 e está fazendo serviços internos por ter agido em excesso. Tomou um gancho de 2 meses para investigarem as suas atitudes, por fim, ganhará uma anotação no prontuário de conduta e simplesmente será tenente o resto da vida. Parabéns, quis aparecer na TV e se ferrou. Com um pouco de sorte o delegado mandou ele embora no mesmo instante que a reportagem saiu e pediu pra esquecer todo o caso e não acabar com a carreira dos policiais.
Verdade….
E a mulehr deve ter implorado para o cara não levar isto adiante e acabar com a “carreira” dela, ma que carreira?
É uma vergonha estas policiais. A mulher cresceu porque estavam filmando, o video esta a favor do cara, não sei nada de direito, mas acho q ele consegue algo por danos morais, ele colaborou com a policia, entregou documentos e tudo mais, deixou q o revistassem…
Que coisa ridícula! Todo mundo julgando o careca aí… o cara desceu do ônibus pra urinar, mas ele não falou que ia ser no meio da rua! A questão da policial era identificar o sujeito ou fazê-lo por a mão na cabeça e “dar uma abaixadinha na boquinha da garrafa”? Acho que ninguém prefere bandido a polícia, mas policiais não são cidadãos de primeira classe e civis de segunda, como eles pensam! Acho que não se tem o direito de constranger transeuntes com as regras do manual se o cara não está numa atitude hostil. Levar o cara pra delegacia foi pra mostrar quem manda. O cara foi educado, só não concordou com o padrão da abordagem… Imagina agora, se no manual dos médicos fosse obrigatório fazer exame de próstata a cada vez que se vai procurá-lo? Eu hein…
nesse link, há uma cartilha falando sobre abordagem policial
http://www.ovp-sp.org/cartilha_abordagem_pol_cdhs.pdf
Taí ó! Parabéns por postar essa cartilha! Aos amigos da repressão, trabalho de polícia é prender bandido, não constranger civis! O fato de não concordar com certas abordagens, não quer dizer que estou portando drogas ou vou levar um marginal pra casa! O cara levantou a mão, só não quis por a mão na cabeça. Queremos ser protegidos, não acuados! E pra quem não sabe, delegado é autoridade, policial é agente da lei…
VIXXXI, Acho que Ferrou para os “Policia”
La não diz que ele é obrigado a colocar as mãos na cabeça bastava erguer as mãos e isso ele fez.
Não poderia ter ser levado a delegacia pois não era um bandido.
E exigiram uma busca pessoal sem motivo aparente. PRECONCEITO.
ja fui abordado algumas vezes e concordo c a abordagem porque como ja falaram em alguns comentarios nao esta escrito quem é ou quem nao é bandido.Apenas fazendo a abordagem para descobrir.É melhor prevenir do que remediar.
acabei de lembrar de mais uma cois………….ele ainda ameaçou a policial………….se nao deve nada mesmo deveria ter levantado as maos.qual o problema nisso.Se fosse para ninguem levantar as maos mais bandidos estariam nas ruas
A policia é covarde com cidadão de bens.
oxente!!! não teve nem painho nem mainha foi pra cadeia do mesmo jeito, se lascou
ABSURDO!!!!!!! – Essa policial é uma idiota, antes da revista o cara estava com os documentos na mão ela nem olhou, ele se deixou revistar e ela só prq estava, filmando disse que ele estava resistindo. Tudo isso foi só pra aparecer na TV como EU estou no comando aqui!!!! PALHAÇADA!!!!!!
chame pai mainha chame pai chame
simplesmente ridiculo os coments… se fosse aki em sampa os home ja chegava chegando, como deve ser…. nao tem pra ninguem… policia e autoridade e tem q ser respeitada, pena que estavam filmando, se nao…. o careca tinha levado uns tapa no orelhao!!!
Depois o cara passa mal em casa, peg fogo no barraco, toma tiro de bandido… ai chama a policia!!!! a a policia serve…. babacas!!!
isto so nao acabo em porrada por causa das cameras de tv.
revistou nao tem arma,pego os documentos queria mais oque?
botar a mao na cabeça vagabundo,o reporter ta filmando a fala serio.
agora levo o cara pra dp,vai dar em nda saem de la com raiva e vao descontar em algum pobre por awe.
por uma dessas que a moral da policia ta sempre la embaixo,se os “oficiais” tao assim imaginem a catiguria dos praças?
e vai ficar pior 2012 ta awe
SE NÃO QUISESSE SER ABORDADO,ERA SÓ NÃO ANDAR DE BERMUDA E CHINELO,A POLICIA NÃO SABE SE É DE BEM OU MAL,ENTÃO TEM DE ABORDAR SIM.POLÍCIA SEM PREPARO,DEU MUITO MOLE PRO CARAERA MÃO NA CABEÇA OU VIATURA,AINDA CONVERSARAM DEMAIS,NÃO QUE PRECISASSEM BATER,MAS COLOCAR NO CARRO A FORÇA…
APRESENTADOR FOLGADO,HIPÓCRITA SENSACIONALISTA!!!!!!!!
Que cara besta…se achando….tinha que ter levado porrada! É isso aí, a polícia tem mais é que acabar com a gracinha desses petulantes…
e os policiais realizaram a busca pessoal no rapaz. Ele só se negou de colocar as mãos na cabeça, mas não tinha nada a ver a abordagem com colocar as mãos na cabeça.
O problema é que tem policiais que se acham o capitão Nascimento, principalmente quando essa tal de “Âni” fala que ‘quem tá no comando é ela’, uma versão educada (por causa das câmeras) de “quem manda nessa P@rra aqui sou eu!”
e ainda por cima essa ignorante dessa tenente fala que o rapaz resistiu a prisão. Não houve crime, houve abuso descarado de autoridade policial, porque esse rapaz não abaixou a cabeça pra ela. Houve a revista e foram conferidos os documentos.
agora…é só ele ligar pra corregedoria da PM pra resolver essa questão, e entrar com uma ação em face da Secretaria de Defesa do Estado, se não me engano, e pleitear uma indenização.
“Mainha, chame painho!!”
Fiquei horrorizado com a situação. Mas nao a do fato em questão , pois a falta de tato e despreparo das nossas forças policias ja é uma coisa costumeira e nao causa mais espanto, o que me horroriza é ver alguns comentarios de pessoas comuns que concordam com o fato do constrangimento em nome da lei. O intuito da abordagem neste caso era caracterizar se o cidadão estava portando armas ou nao , o que o policial fez mesmo ele nao colocando as maos nao cabeça ( poderia ser tb agachar nú como fazem nas penitenciarias) outra coisa seria verificar pela documentação se existia alguma coisa na ficha do rapaz que o desabonasse , em caso negativo , deveria ser liberado sem maiores delongas , pois bermuda e chinelo nao caracteriza marginal , como temos visto com muita frequencia pessoas de terno e gravata com muito mais atitudes criminosas que cidadãos comuns. ki vergonha!
O problema é que a grande parte dos policiais de nosso país é ignorante…tanto de atos…quanto de cultura….qual a diferença de levantar a mão …e por a mão na cabeça…. eles revistaram o cara … viram que não tinha nada…. e levaram ele pra delagacia porque ele não colocou a mão na cabeça?? Pelo amor de deus… vai procura o que fazer né..
Cara…ainda bem que vc não é autoridade….se vc fosse o Brasil tava mais f***** do q já está…é por isso que o Rio tá dominado, por isso que em São Paulo tem o PCC e Brasilia parece mais uma orgia, do que a capital do País…Se a Polícia mandou, obedeça…os caras estão trabalhando e têm autoridade e o DEVER de abordar qq um que esteja com atitudes suspeitas. QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME…Geral não é humilhação, é procedimento padrão pra proteger os inocentes…covarde, é o bandido que anda armado e mata das formas mais covardes…O brasileiro está precisando mudar…ignorante é o povo, que não sabe diferenciar de um procedimento autorizado por lei, de um abuso de autoridade…o cara desacatou as autoridades e, POR ISSO, foi pra Delegacia CORRETAMENTE!
A policia é covarde com cidadão de bem. [2]
Se é parente do Bocao toma uma Xulapa, Esse Bocao deve gosta heim kkkkkkkkkkkk
tem q colocar mao na cabeça mesmo nao…
eh soh levantar os braços..precisa colocar mao mesmo nao
tem policial q na madrugada..pega molecada de moto e bate sem dó e isso ja aconteceu comigo sendo q eu estava..soh de moto..e nao estava com nada soh documentos…eh sacanagem
Palhaçada da tenente. Ele TEM o direito de ver a identificação dos PMs, ele tem o DIREITO de permanecer com os documentos em mãos, bem como os objetos de valor em sua posse – cito o celular. Arbitrariedade da policia. O foda de ter virado cultura é isso, a policia SE ACHA AUTORIDADE, que na verdade é apenas legislativo e judiciário. POLICIAL é apenas um funcionário público COMUM! Não me venham com a de “quem não dave não teme” É direito dele não fazer e não ser detido, se ele se nega, deve ser encaminhado ao Dep. de Policia e não no camburão. Se ele processar a corporação, vai tirar UMA NOTA PRETA!
O cara queria na verdade era só aparecer porque estava vendo a imprensa filmando. Se fosse longe das câmeras ele obedecia direitinho. Aliás o que falta neste país é a OBEDIÊNCIA. Com certeza aquele cidadão não obedece nem aos pais dele, por isso que recusou-se a obedecer os policiais. Não vi nenhum excesso na tenente, ela está de parabéns. Faltou foi mais energia dos policiais, que era pra ter pegado o cara à força, pois ele estava resistindo e demonstrando total ignorância das leis.
Não interessa se ele é trabalhador ou não. Na hora da abordagem ele tem que levantar a mão e deixar a policia fazer o trabalho. Como o policial vai adivinhar que ele é vagabundo ou gente de bem? Ele só não podia ser algemado pq concordou em ir a delegacia..
GLEDSON: O cara na beira da praia vc quer que ele ande de terno? Imbecil mesmo… Nada a ver isso que vc falou ai
Finalmente eu descobri uma polícia militar mais despreparada que a PM do Rio. Isso é dar autoridade demais para quem não tem condições de exerce-la. Normas são normas, mas existe o bom senso, coisa que as pessoas estão esquecendo de usar.
A Uns anos fui abordado por 3 policiais apontando armas, até hoje penso se eu tivesse feito algum movimento que eles entendessem errado podia ter sido fuzilado.
A gente tem que colaborar nessas horas agora que é desagradavel isso é.
O ato de colocar a mão na cabeça para segurança do policial.
Se o cara foi sacar uma arma, o policial tem tempo de se defender…
Errado foi revistar o cara sem ele estar com a mão na cabeça.
O policial colocou sua vida em risco por causa de um idiota metido a sabe tudo…
Quem sabe, quem é quem na rua!?!
Imagina o policial que tem uma seta gigantesca na cabeça escrita “Se vc é bandido, me dê um tiro na cara”.
Foi ótimo e correta a atitude da policia em demostrar para o publico o jeito correto de agir em uma abordagem.
Se abre as pernas em frente a tv, fudeu, todo zé-sabe-tudo vai querer ser revistado sem colocar a mão na cabeça.
Pare de ser otário e faça seu dever como cidadão…
Quem não deve, não teme…
Fui abordado 10 vezes na vida e nas 10 vezes fui bem atendido…
MUITO BEM respondido…brasileiro é que é ignorante e fica pagando de coitado…abuso de autoridade ou desrespeito não tem nada a ver com procedimentos autorizados por lei e pra segurança de quem está trabalhando pra garantir a Lei e a Ordem do país…
A polícia tem autonomia e poder para abordar qualquer cidadão que eles acharem suspeito. Além de que todo o procedimento é permitido e tutelado pela lei no qual é indiscutível o poder do qual ele emana.