Uma ‘fobia’, é definida como um medo irracional de algo, seja um animal, um objeto, ou mesmo uma ideia, que normalmente não representa qualquer risco ou dano exterior grave, se é que existe, para essa pessoa. Certas fobias são bastante compreensíveis quando se pensa nelas, tendo uma causa aparente. No entanto, há outras fobias, documentadas ao longo da história, que são, francamente, simplesmente estranhas.
Arachibutyrophobia
Não, não é outra fobia sobre as aranhas. Provavelmente não o teria adivinhado pelo nome, mas esta fobia tem a ver com o medo de manteiga de amendoim colada ao céu da boca. Já alguma vez experimentou manteiga de amendoim cimentada em determinada zona do céu da sua boca, onde a língua não consegue chegar, levando assim a uma sensação avassaladora de pavor e pânico? Talvez seguido por um medo de asfixiar até à morte? Se assim for, não está sozinho. É exatamente isto que os aracibutirofóbicos experimentam sempre que comem manteiga de amendoim, ou alimentos de consistência semelhante.
Xantofobia
A Xantofobia é o medo da cor amarela. Uma fobia muito rara, mas aqueles que sofrem dela podem ter algumas experiências bastante bizarras. Tais como ficar aterrorizado por uma banana, uma flor, um hidrante, ou um ônibus escolar.
Hippopotomonstrosequippedaliophobia
Obviamente, quem fez esta palavra tinha um grande sentido de humor porque este é o medo de palavras longas. É também a palavra mais longa do dicionário. Coincidência? Altamente improvável. Outra palavra para esta fobia é “sesquipedalafobia”. Ligeiramente mais fácil de pronunciar, mas ainda assim…
Lexigofobia
Omphalofobia
A Lexigofobia é de fato mais compreensível quando se considera o acima exposto. É o medo de nomes que é difícil de pronunciar. Pelo menos desta vez, não tente fazer brincadeira da fobia que sofre.
Em alguns lugares por aí, no mundo, há um pequeno número de pessoas que têm pavor dos umbigos. Portanto, da próxima vez que estiver numa praia e alguém fugir de você, aterrorizado, não se preocupe, pode ser que tenha apenas Anfalofobia. Embora as praias não sejam o tipo de lugar onde provavelmente as encontrará, uma vez que os umbigos provavelmente estarão em abundância.
Pogonofobia
Do mesmo modo, se uma pessoa tem Pogonofobia, não se ofenda se ela recuar horrorizada com o seu rosto barbudo e sem barba.
Decidofobia
Esta é uma menção honrosa, não pela fobia, mas pela incrível falta de esforço em nomeá-la. Esta é uma fobia à tomada de decisões – não ideal para quem gosta das apostas esportivas no Brasil, por exemplo.
Fobofobia
Uma vez poderia dizer-se que esta é a derradeira fobia, porque a Fobofobia é o medo das próprias fobias. Também pode ser descrito como o medo do medo. Esta fobia é um tanto confusa, porque não significa ser “corajoso” e carente de medo, como se poderia concluir. É antes uma espiral intensa de medo agravada pelo próprio medo.
Conclusão
Embora algumas fobias sejam muito estranhas e interessantes, e talvez engraçadas, tentam ter em mente que algumas são também condições mentais sérias e não devem ser levadas de ânimo leve ou gozadas. Se conhecer uma pessoa com uma fobia debilitante, tente ser compreensivo, e não as provoque ou ridicularize.