Quando as forças aliadas desembarcaram na região da Normandia, em 6 de junho de 1944, libertando os cidadãos franceses da ocupação alemã, centenas de vidas humanas e parte da cidade também foram destruídas.
O Dia-D foi uma grande jogada política para manter a hegemonia ocidental na Europa, tendo em vista a eminente derrota alemã para o Exército Vermelho, que vinha derrotando os nazistas sucessivamente desde a famosa Batalha de Stalingrado.
Surpreendentemente, muitos destes prédios foram recriados até o mínimo detalhe, deixando-os como se estivessem congelados no tempo. Em uma série de fotografias, intitulada “Normandy 1944 – Then and Now“, o historiador Patrick Elie justapõe imagens chocantes de uma guerra com fotos bem mais felizes dos mesmos locais atualmente.
Elie, que dedicou sua vida a registrar a guerra e seus efeitos em seu país de origem, a França, trabalhou insacavelmente para encontrar as localizações exatas das fotografias dramáticas de 1944 e, em seguida, registrou suas próprias fotos para confrontá-las.
As imagens incluem lugares como Bernieres-sur-Mer, onde uma unidade da infantaria francesa participou de combates violentos, destruindo grande parte da cidade. Levou 14 anos para reconstruir tudo.
Na obra de Elie, algumas pessoas podem ver assombrosas lembranças dos horrores da guerra, mesmo tendo se passado 65 anos.
Já acessou o iG Jovem hoje?
Via Weburbanist
PRIMEIRÃO PORRA, É PENTA É PENTA É PENTA, VAI GALVÃOOOOOOOO
Muito louco as fotos…parabens ahe….e viva Araraquara e a UNESP
Terceiro! pódio! as coisas nao mudaram! =)
“insacavelmente”
só uma observação..
todas as fotos da guerra aparecem pessoas…
já as atuais não tem ninguém…
me chamou atenção isso rsrs
legais as fotos
Muita morte e muita dor…..deve ser um lugar sinistro a noite hein, digno de filme de terror mesmo, mas as fotos ficaramo muito boas…
É um significado só morte, dor ,e fome….
Acho que o título está equivocado. As fotos são de logo depois ou durante a segunda guerra, não antes, e comparando com hoje em dia.
concorso com vc tem a té um peugeot em uma delas
presisamos de um dia D no rio de janeiro para acabar com esses comandos do crime organisados presisamos voltar no tempo para trazer de volta o dia D para acaber com o crime organisado no rio que tenha um general como ”nilton cruz”.
“presisamos” aprender escrever corretamente também…
Mesmo após muitos anos eles reconstruiram e a arquitetura permaneceu fiel… muito legal 😀
Esse é o poder de recuperação de países desenvolvidos.
“A Guerra é Phoda”
Mas haverá sempre uma oportunidade de recomeço?!
Lugar maravilhoso , pena que passou por tantas atrocidades , mortes e barbaridades da guerra , foda-se Hitler………
GOSTEI….MUITO BEM SACADA ESSA IDÉIA…SÓ QUE NÃO ERA “EMINENTE” A DERROTA DA ALEMANHA E SIM “IMINENTE”….EMINENTE = CARDEAL, BISPO E IMINENTE = IMEDIATO…MAS NO CASO A DERROTA DA ALEMANHA NÃO ERA TÃO IMINENTE ASSIM, DESDE QUE AINDA LEVARIAM 11 MESES (08/05/1945) PARA SE CONCRETIZAR…11 MESES NÃO É NADA IMEDIATO SOB QUALQUER PONTO DE VISTA.
Muito bonito. É um exemplo de cultura e desenvolvimento.Pena que aqui no Brasil só se pense em destruir a história…e Não preservá-la.
Parabens pela fotos, tomara que paz reine para todo sempre
show demais essas fotos, um trabalho muito bom mesmo.
seria muito bom se fatos tristes como esse nuncamais acontecesse no mundo, mais infelizmente ainda acontece.
A nossa esperança está em Cristo Jesus, só Ele pode nos livrar dessas loucuras!
A guerra é a pior desgraça inventada pela humanidade.
Ah é???Agora o dia D foi uma intervenção política, pura e simplesmente para “barrar a orientalização e a dominação dos Russos na Europa”??? Só por isso né???
Poderiam nos poupar disso!
Espero que essas fotos façam que tds nós refletimos que viver em paz é o melhor caminho.
Aqueles q lá pereceram, saibam q não ficaram no esquecimento, hj são lembrados como vitoriosos.
Parabéns !!!!!!!!!
Não mané, o dia D, foi uma união de esforços militares que somados destruiram e invadiram através da Normandia para acabar com a ocupação Alemã. Os ” Aleados” eram contra os Alemães Nazistas. Os aleados são: Americanos (norte), Ingleses, Franceses, Russos, etc….
acha de que sabe tudo né !!!!!!!!!!!!!
“Aleados” Não tem guerra da língua portuguesa que construa. hehheheheheh.
….se fosse no brasil,ainda estaríamos em ruinas….a corrupção nossa de cada dia destroi mais do que guerras!!!!!!!!!
Parabens, excelente.
legal
é isso ai maluco, muito bom mesmo
Bem mais impressionante são as fotos da reconstrução da Alemanha, lá veio tudo abaixo e hoje é uma potência.
A FRANCA NUNCA FOI SANTA! FOI COLABORACIONISTA E MUITOS FRANCESES ERAM SIMPATIZANTES DO NAZISMO , COMO O MARECHAL HENRI PHELIPE PETAIN, QUE FORMOU GOVERNO SOB TUTELA NAZISTA!
Os nossos pracinhas brasileiros foram herois marcantes na guerra
Esta Guerra já passou, td.reconstruido, aqui no Brasil a Guerra está longe do fim, enquanto existir Brasilia, nossa guerra será infinita…
O que Brasília tem haver com suas frustações Zeca Ruela ?
Sou fascinado pela Segunda Guerra e estas fotos sao sen-sa-ci-o-nais….
SOU COMO VC WILLIAM ALVES,TB SOU FASCINADA PELA SEGUNDA GUERRA.
Muito criativo após guerra , impressionante a força de reconstrução ..
Estas imagens são sensacionais. Me lembro que no ano seguinte ao término da guerra, pude ver ruínas ao longo da ferrovia que ligam Paris a Marselha.
A TERCEIRA SERA ATOMICA
A QUARTA, SERA COMN ARCO E FLECHA
Muito boa lembra o tempo que eu morava em barbacena…
A TERCEIRA SERA ATOMICA
A QUARTA, SERA COM ARCO E FLECHA
E PEDRADAS
Que é que Brasília tem haver com suas frustrações , “Zeca” RUELA ?
Parabens pela escolha das imagens, isto mostra que o ser humano apesar de seus erros, tambem pode voltar atras e reconstruir o que destruiu, não vamos nos esquecer de nossos soldados e voluntarios que bravamente deram suas vidas para defender nosso lema na FEB ” A COBRA VAI FUMAR” e o famoso , ” SENTA A PUA” da FAB.
Colocaram umas fotos super legais, algumas pessoas deixam comentários sobre as fotos, e aparecem uns idiotas sem ter o que fazer e ficam criticando os outros comentários; Ficaram sensacionais as fotos e queria que todos respeitem a opinião dos demais. Novamente, parabéns pela matéria, sensacional.
Respeite você a opinião dos outros “e aparecem uns idiotas sem ter o que fazer e ficam criticando os outros comentários” a propósito, me incluo nos idiotas!
Achei sensacional e apesar dos comentarios dos idiotas de plantão, o que marcou para mim foi a originalidade, porque preservaram a memória que o tempo não pode apagar de uma história infinita, apesar daquele idiota do iraniniano Amajinmedad quer passar por cima.
Original e preservado isto é lindo e o fotógrafo conseguiu estas fotos o que mostra seu grande profissionalismo histórico.
Parabéns.
Dia D foi jogada política? Stalin todo dia não pedia desesperadamente para os aliados (EUA/Grã-Bretanha) abrir uma nova frente ocidental para retirar tropas alemãs da frente oriental, já que as ofensivas soviéticas apresentavam sempre perdas castatróficas? O cerco de Falaise não custou a perda de mais de 250 mil soldados para o exercito alemão forçando a redistribuição de forças em três frentes: França, Itália e Russia? Não provocou a ofensiva alemã nar Ardenas, uma ofensiva alemã da guerra, envolvendo dois exercítos Panzers, inclusive com a elite SS? Reconheçamos, o Dia D foi uma das maiores e mais dificeis operações anfíbias já executada, logrou sucesso espetacular e provocou a perda castatrófica de recursos alemãos, promovendo o final da guerra.
DEMAIS ESTAS FOTOS.MUITO LEGAIS….A D O R E I………..
Você conhece a história. parabéns
A reconstrução aconteceu na Europa toda , na Alemanha por ex.reconstruiram Catedrais pedra por pedra num trabalho de formiguinha…que levou anos a fio com envolvimento de milhares de pessoas…profissionais e voluntarios…
Geralmente o antes da guerrra eh legal, e o que vem depois eh que eh tudo destruido, ha um graaaaaaande equivoco que nao será perdoado! aquele abraco!!!
foi uma triste readidade, 50 milhoês de vidas tiradas sem motivo nemhum…
porra o recomeço pode para todos…
“Apenas duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Só tenho dúvidas quanto ao universo.”
O interessante é que a Inglaterra tinha como objetivo devastar toda a Alemanha com pesados bombardeios aéreos, para que o país jamais voltasse a ser uma potência industrial. E quase conseguiu, com o auxílio dos EUA, transformando em ruínas todas as grandes cidades tedescas.
Mas ao término da guerra, os aliados se depararam com uma nova ameaça: O expansionismo soviético, que engoliu boa parte da Europa Oriental e dando início à Guerra Fria. Então os EUA tiveram que investir pesado para a reconstrução da Alemanha Ocidental, para barrar a voracidade soviética.
na verdade seria o durante a guerra e o depois da reconstrução…
NA VERDADE, AS FOTOS DEMONSTRAM O DEPOIS E O DEPOIS. NÃO O ANTES E O DEPOIS DA GUERRA. ANTES DA GUERRA, EH O MOMENTO EM QUE TUDO ESTAVA INTACTO. AI VEIO A GUERRA E QUEBROU AS CASAS. LOGO APOS, RE-ERGUERAM AS CASAS QUEBRADAS. LOGO, NAO EH O ANTES E O DEPOIS DA GUERRA. EH O ANTES E O DEPOIS DA REFORMA POS-GUERRA
Além do grande conservacionismo existente na cultura do velho mundo, podemos sentir que as grandes obras estruturais não são mais elaboradas, pois com a tecnologia atual poderíamos ainda desfrutar dessas belezas da arquitetura.