As fotografias são mais do que apenas imagens estáticas – elas contam histórias, capturam momentos importantes e nos transportam para outras épocas e lugares. Algumas das fotografias mais interessantes que vemos são aquelas que têm uma história por trás delas – uma história que nos dá uma visão única do momento que foi capturado.
Boina verde pulando com arma nuclear tática entre as pernas. A Special Atomic Demolition Munition (SADM), também conhecida como XM129 e XM159 Atomic Demolition Charges, era um sistema de munição de demolição atômica portátil (ADM) nuclear implantado pelos militares dos EUA entre os anos 1960 e 1980, mas nunca usada em combate.
O ataque aéreo mais destrutivo da história da humanidade foi o bombardeio incendiário em Tóquio, Japão – Também conhecido como o Grande Ataque Aéreo de Tóquio – Ocorrendo em 10 de março de 1945 – Aproximadamente 100.000 civis foram mortos em apenas 3 horas
A cama fechada, ou box, era um móvel tradicional. Em casas com apenas um cômodo, a cama box permitia certa intimidade e ajudava a se aquecer no inverno. Devido à moda e ao custo de sua fabricação, elas foram gradualmente abandonadas nos séculos XIX e XX.
Esta é uma foto do Empire State Building depois que um avião-bomba o atingiu em 1945
Os “Gatos do Mar”, que até meados do século XX viajavam em barcos para cuidar de ratos e roedores, tinham passaporte e assinavam com a pata
CEOs de 7 grandes empresas de tabaco testemunhando sob juramento que a nicotina NÃO causa dependência, em 1994
Foto de passageiro enquanto seu avião voava perto da Palestina Oriental, em Ohio. Um descarrilamento de trem provocou um grande incêndio químico. Existe também uma preocupação quanto aos efeitos ambientais dos materiais tóxicos que vazaram. O derramamento de cloreto de vinila é o que mais preocupa. Substância é altamente inflamável e cancerígena. Parte do cloreto de vinila pegou fogo e liberou uma enorme coluna de fumaça preta e tóxica no ar.
A antiga cidade de Nimrud durou 3.000 anos (no que é hoje o Iraque) até 2015, quando foi reduzida a pó em um único dia por militantes do Estado Islâmico. Os combatentes do EI seguem uma interpretação radical do Islã sunita conhecida como salafismo, que considera idolatria a veneração de estátuas e tumbas. Mas existe algo além de motivações religiosas em sua forma de agir. “Querem destruir os símbolos da cultura do Iraque que não fazem parte de suas crenças, mas também mostrar seu poder. Estão dizendo: não respeitamos seus valores e vamos destruí-los”, explicou Plathel ao EL PAÍS.
O controlador do veículo M-SHORAD, do Exército dos EUA
O túmulo da princesa Diana está isolado na ilha no meio de um lago ornamental não aberto ao público.
Uma estátua de Jesus na Índia misteriosamente começou a pingar água de seus dedos. Os adoradores começaram a recolhê-lo e a bebê-lo acreditando que era sagrado. Mais tarde, descobriu-se que a fonte da água era um banheiro entupido perto da estátua
Os arquivos do Vaticano têm 35 mil volumes de catálogo… 12 séculos de documentos. Os índices dos arquivos não são públicos e só são acessíveis aos estudiosos a partir dos 75 anos. Em 2018, os arquivos tinham 180 terabytes (TB) de capacidade de armazenamento digital.
Um policial de Nova York fica cara a cara com Ming, um tigre de 200 kg que vivia secretamente em um apartamento em Nova Iorque. O animal foi criado pelo dono do apartamento desde bebê e só foi descoberto porque o atacou, quase dilacerando seu braço. Após usar dardos tranquilizantes, os policiais invadiram o apartamento e ainda tiveram que lidar com cobras e um crocodilo de 2 metros, chamado Al, todos criados pelo morador.
A primeira imagem da Terra da órbita lunar, tal como foi recebida pela NASA e apresentada ao público, 1966
Multidão aguarda notícias dos sobreviventes do Titanic na cidade de Nova York. Abril de 1912
Dolly, o primeiro mamífero clonado de uma célula somática adulta. Dolly nasceu em 5 de julho de 1996 e teve três mães: uma forneceu o óvulo, outra o DNA e uma terceira levou o embrião clonado até o fim (Escócia 1997)
Epidemia de gripe espanhola, um policial repreende um homem por não usar sua máscara, por volta de 1918
Um jovem Welles Crowther – mais tarde apelidado de “O Homem da Bandana Vermelha” depois de sacrificar sua vida para salvar pelo menos 18 pessoas antes do colapso da Torre Sul do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001.
Em meio à fumaça, ao caos e aos detritos, Crowther ajudou os trabalhadores de escritório prejudicados e desorientados a segurança, arriscando sua própria vida no processo. Embora eles não pudessem ver muito através da névoa, aqueles que ele salvou lembraram uma figura alta vestindo uma bandana vermelha para proteger seus pulmões e boca. O corpo de Crowther foi mais tarde recuperado ao lado de bombeiros em uma escada que voltava à torre.
Joe Frazier caminhando de volta para seu canto após nocautear Muhammad Ali no 11º round de sua primeira luta, também conhecida como a luta do século, em 8 de março de 1971
Esqueletos humanos no porto de Havana, Cuba, mortos pela política de campos de concentração da Espanha, que matou mais de 400.000 cubanos. 1898.
Hans Langseth, homem com a barba mais longa registrada na história, por volta de 1912. O norueguês acabou falecendo em 1927, quando sua barba media cerca de 5,6 metros de comprimento. Após seu funeral, seus filhos acabaram cortando quase toda a barba e a doaram para um museu — havia sido seu último pedido antes de morrer.
Uma foto do padre Hans Schmidt, um padre católico que emigrou da Alemanha devido a escândalos. Em 1913, ele ganhou notoriedade internacional após assassinar uma mulher e beber seu sangue. Por isso, tornou-se o primeiro e único padre católico a ser executado nos Estados Unidos
Steve Jobs e Steve Wozniak com o computador Apple-1, 1976.
Em 15 de fevereiro de 1946, o primeiro computador digital programável, eletrônico e de uso geral, o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi formalmente inaugurado na Universidade da Pensilvânia. Custou quase $ 500.000 ($ 8.000.000 em 2021) para construir e ocupou 180 m²
Sargento brasileiro Oscar Cardoso de Garcez fazendo cócegas no queixo de um condecorado veterano alemão na Itália, tentando fazê-lo abrir um sorriso. Esta fotografia foi manchete do jornal “Diário da Noite” de 5 de maio de 1945.
Engenheiro, William English testando o primeiro mouse de computador, inventado por Douglas Engelbart e sua equipe e apresentado em 1968 no “Mother of All Demos”
Bruce Lee com seu primeiro aluno Jesse Glover 1959. Jesse também se tornaria o primeiro instrutor assistente de Bruce nos EUA
Um menino hutu, de Ruanda, mostra as cicatrizes depois de ser libertado de um campo de extermínio. Os milicianos suspeitavam que ele simpatizava com os rebeldes tutsis.
Aqui está o jornal Diario da noite de 05/05/1945
http://memoria.bn.br/pdf/221961/per221961_1945_03767.pdf
Uma observação sobre a foto de Ohio: Eles propositalmente colocaram fogo no componente pq é menos toxico queimar ele, do que deixar nos rios e mata
Só uma correção na foto do empire state, nao foi um avião bomba e sim um bombardeiro.
top demais essas postagens, toda semana estou acompanhando.