As fotografias são mais do que apenas imagens estáticas – elas contam histórias, capturam momentos importantes e nos transportam para outras épocas e lugares. Algumas das fotografias mais interessantes que vemos são aquelas que têm uma história por trás delas – uma história que nos dá uma visão única do momento que foi capturado.
Veja também:
- Fotos interessantes e as histórias por trás delas (Parte 354)
- 31 fotos de bastidores de fotos famosas
- Por trás das câmeras de “A Substância”
- Motorista pede perdão para bandidos armados ao entrar em rua no RJ
- Vídeo mostra evolução de coisas de 1 ano em 4 minutos
Irã, 1979 – Milhares de mulheres iranianas protestando nas ruas contra a possibilidade de obrigar o hijab
Shavarsh Karapetyan, um nadador armênio (10 vezes recordista mundial), que salvou a vida de 20 passageiros que se afogavam em um trólebus que caiu de uma ponte no lago Yerevan
Dois meninos fazem um comércio no Quênia, 1962. Kevin, de 9 anos, de Nova York, veio ao Quênia para se juntar ao padrasto como convidado de uma tribo Maasai, onde ele e o filho do chefe, Dionni, tornaram-se companheiros íntimos. “Os Maasai me ensinaram muitas coisas”, escreveu Kevin em seu diário. “Eles são pessoas muito legais e não tivemos problemas em nos entender. Eles me ensinaram a atirar com o arco mais pesado que já vi e ensinei Dionni a jogar beisebol e a escrever seu nome. Ele não fala inglês e aprendi 11 palavras em suaíli.”
Soldado americano com fotos de sua namorada presas ao capacete, acampamento base de Củ Chi, Vietnã, em 1968.
Mãe segurando a filha em um mercado de Budapeste em 1987. 30 anos depois, eles recriaram a foto. O fotógrafo é Atilla Manek.
O artista de fuga Harry Houdini acorrentado prestes a dar um mergulho de 9 metros da ponte Harvard no rio Charles em Boston, 1908. Houdini é citado como tendo dito “há sempre a possibilidade de que eu não consiga me libertar, como nunca posso dizer o que acontecerá com uma fechadura, porém sou um bom nadador, tenho confiança em mim mesmo e espero realizar essa façanha com sucesso.” Cerca de 20 mil espectadores reuniram-se para ver o salto de Houdini, incluindo os prefeitos de Boston e Cambridge. Eles esperaram 40 segundos para o mágico ressurgir, o que ele fez com as algemas nas mãos.
Um fuzileiro naval dos EUA prendeu sua ferradura da sorte ao capacete e realmente deu sorte. Bloqueou uma bala japonesa, como pode ser visto nesta foto, e salvou sua vida durante a Segunda Guerra Mundial em Okinawa, 1945.
Ann Elizabeth Fowler Hodges, primeira pessoa documentada não apenas a ser atingida por um meteorito, mas também a sobreviver ao encontro em 1954. O fragmento do tamanho de uma toranja atravessou o telhado de sua casa de fazenda, ricocheteou em um grande console de rádio de madeira e atingiu Hodges enquanto ela cochilava em um sofá. A mulher de 34 anos estava gravemente machucada em um lado do corpo, mas conseguia andar. O evento recebeu publicidade mundial.
Uma mulher se ajoelha ao lado da cama de uma criança em um túnel subterrâneo durante o bombardeio de Londres na 2ª Guerra Mundial. Londres construiu toda uma infra-estrutura de túneis subterrâneos para proteger os cidadãos durante os ataques bombistas na 2ª Guerra Mundial.
A primeira fotografia de uma pessoa, tirada em 1838 em Paris. Olhe para o canto inferior esquerdo do quadro. Há um homem engraxando os sapatos. Esse homem é a primeira fotografia conhecida de um ser humano reconhecível, tirada por Louis Daguerre.
O Velho Croghan é um corpo irlandês bem preservado da Idade do Ferro, encontrado em junho de 2003, que se acredita ter morrido entre 362 aC e 175 aC. Calcula-se que o homem (com base na envergadura do braço) tinha aproximadamente 1,98 m de altura, o que é considerado excepcionalmente alto para a época em que viveu. Acredita-se que sua última refeição (analisada a partir do conteúdo de seu estômago) tenha sido trigo e leitelho. No entanto, foi demonstrado que ele teve uma dieta rica em carne durante pelo menos 4 meses antes de sua morte.
A Grande Nevasca de 1888 foi uma das nevascas mais severas registradas na história americana. A tempestade paralisou a Costa Leste, com neve de 25 a 147 cm em partes de Nova Jersey, Nova York, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut. A fotografia mostra um jovem não identificado parado em uma área escavada na Madison Avenue com a 40th Street, na cidade de Nova York. As ferrovias foram fechadas e as pessoas ficaram confinadas em suas casas por até uma semana. As linhas ferroviárias e telegráficas foram desativadas, o que motivou a movimentação dessas infraestruturas para o subsolo.
A casa mais antiga da França existe desde 1478
O que sobrou da torre sul do World Trade Center, no marco zero, na cidade de Nova York, após os ataques terroristas de 11 de setembro. 14 de setembro de 2001
Equipes de resgate realizam tentativas de busca e resgate, descendo profundamente nos escombros do World Trade Center. 14 de setembro de 2001
Vernon Wike, um paramédico da Marinha dos EUA, com um camarada moribundo perto de Khe Sanh, Vietnã do Sul, 1967
Uma foto de Stephan Bibrowski (1890-1932), também conhecido como Lionel, o menino com cara de leão. Ele nasceu com uma condição médica rara conhecida como hipertricose e trabalhou como artista de shows de horrores na Europa e nos EUA. As mechas de cabelo em seu rosto podiam crescer até 20 centímetros de comprimento, 1907
Um chagossiano não identificado colhendo cocos em 1971. Apenas 2 anos depois, ele e cerca de 1.700 habitantes nativos do arquipélago seriam expulsos de suas casas pelos britânicos a pedido do governo dos EUA para que pudessem transformá-lo em uma base militar.
Astronauta John Glenn, primeiro americano a orbitar a Terra. Foto de Yousuf Karsh, 1968
Um membro da tribo Zulu puxa um turista em um pedicab em Durban, União da África do Sul. Foto de Melville Chater, década de 1930
Quando uma bomba aérea alemã caiu na prefeitura de Lublin, mas não explodiu, o zelador Jan Gilas a capturou com as mãos para manter as outras pessoas seguras lá dentro e morreu de ataque cardíaco induzido por estresse do lado de fora. 9 de setembro de 1939. Polônia