Uma história surpreendente envolveu dois atletas de cross-country no último dia 2 de dezembro em Burlada, Navarra.
O espanhol Iván Fernández Anaya estava em segundo lugar, um pouco atrás de Abel Mutai – medalhista de bronze na corrida com obstáculos nos Jogos Olímpicos de Londres. Quando entraram na reta final, Iván viu o corredor queniano diminuir os passos nos 10 metros finais da corrida. Ele pensava que já havia cruzado a linha de chegada.
Iván, rapidamente, sem querer tirar proveito da situação, se aproximou do líder e mostrou com gestos que ele ainda não havia completado a prova. O espanhol permaneceu em segundo lugar até a conclusão da prova.
“Eu não merecia ganhar. Fiz o que tinha que fazer, ele foi o vencedor legítimo. Ele abriu uma vantagem que eu não conseguiria tirar se ele não tivesse errado”, disse ele após a prova.
o mundo ainda tem jeito!
Se fosse no Brasil, além de ter passado ainda iria ficar tirando sarro da cara do atleta que se enganou…..
Se fosse no Brasil, blá, blá, blá. Pensamento mesquinho, medíocre, hipócrita. No Brasil, como na Espanha e no Quênia há pessoas que fariam o mesmo e pessoas que não. Você, pelo jeito, é das que não.
sai dai kisuco,se fosse aki no Brasil seria uma bosta mesmo.
Brasil o lixo do universo
Discordo de você Michele, sou brasileiro com muito orgulho da minha nação, existem diversos compatriotas meus que teriam a mesma atitude honrosa de Anaya. Pensamentos como o seu é que não o deixam o Brasil ser o gigante que é!
Digno de um atleta que tem caráter e bom senso
Isso sim é um atleta d verdade !! o segundo lugar valeu muito mais com esse gesto !
AH TIVESSEM MAIS PESSOAS ASSIM NO MUNDO…
Fé na humanidade restaurada !
Belo exemplo!
No Brasil existe muita gente com CARATER , capaz de atitudes dignas como essa.
mais que burrrrrooo! de um zero pra ele!
O nome disso é ” carater”… parabéns a esse verdadeiro atleta
E se fosse os Americanos? Garanto que passava a rasteira.
Atitude exemplar e digna de reconhecimentos. Pessoas que discordam são coniventes com a baderna e a trapassa. No Brasil tem sim pessoas com a mesma atitude. Parabens Iván Fernández Anaya.
Quem não tem competência não se estabelece… Ele é atleta, tem que saber onde começa e onde termina a corrida.
Não tem nada a ver com carater é uma competição.
Caco, são lixos feito você que fazem o mundo ser uma competição constante, ao invés de um mundo onde as pessoas se ajudam.
Um bonito gesto de um ser verdadeiro humano.
E se tivesse valendo medalha olimpica ein?
Fé na humanidade ainda com esperanças.
Pessoal, na realidade estamos acostumados com o caráter de jogadores de futebol, (ou a completa ausência dele), que se jogam simulando faltas, agressões, reclamando mesmo sabendo que estão completamente errados etc… Existem muitos esportes em que a ética é aprendida muito cedo, e o caráter é mais valioso do que a vitória. Para quem nunca assistiu, vejam um campenato de tênis de mesa por exemplo, aonde 99% dos atletas, mesmo que se o seu adversário e os juízes não percebem que a bola raspou na mesa e derem o ponto para ele, se ele perceer o fato ele mesmo vai dizer que a bola tocou e dar o ponto para o outro jogador. Digo 99% porque não da falar por todos, e pode haver quem não faça isto. Muitos esportes são assim, no brasil ou não. E para aqueles que falam que se fosse no Brasil , bla, bla, bla, este atleta é espanhol. Vejam o vídeo da escolinha do Barcelona ensinado os jogadores a simular faltas. É tudo uma questão principalmente do esporte praticado. Alguns incentivam o caráter, outros deterioram ele.
Saber onde é a linha de chegada faz parte da prova. mesma coisa se um zagueiro escorregar o centroavante nao chuta pro gol? ta errado e esse espanhol é um burro
os bons ainda existe,e tem os que acham que são e costuma generalizar
Tive a minha fé na humanidade aumentada em 100% 🙂
Foi porque ele estava representando o Vasco da Gama. ueuehueheuheuhe
essa atitude foi show de bola!
NOSSA…1000 pra ele…parabéns…acredito que ainda um dia os valores materias nao atrapalhem a vida dos ser humanos…exemplo…
O dinheiro de uma mulher caiu na minha frente e ela não percebeu… Gritei pra chamá-la atenção e mostrar que o dinheiro caiu do seu bolso… Se tivesse uma câmera filmando, hj estaria famoso. Creio q o mundo só é melhor quando vc faz a sua parte!
Que bela atitude!!! o espanhol mostrou a verdadeira face de um ser humano, que nem sempre o importante é ganhar e sim como ganhar e com isso ele ganhou a simpatia de todos nós e foi melhor que medalha
Me lembrei do episódio entre Rubens Barrichello e Schumacher em 2002.
Um ganhou a corrida,e o outro ganhou a medalha de ouro.
Abel, marcou toca, se não fosse pela ingenuidade do espanhol tinha perdido…
No esporte nem sempre o melhor vence. Às vezes talento não é tudo. Para ser campeão exige-se atenção, dedicação e inteligência. Se fosse comigo, eu passaria e ganharia a prova. O erro faz parte do esporte e não houve intervenção externa.
E passar não seria um ato de mal caratismo, afinal de contas, se ele errou, foi porque faltou o “conjunto” pra ele…
Ai que burro, dá zero prá ele!