O jornalista americano Reid Fordgrave, do Fox Sports, criticou o comportamento da torcida brasileira e da seleção feminina de vôlei, campeã olímpica, durante a final do torneio.
Na sua coluna, Fordgrave afirma que jamais desprezou tanto um time olímpico quanto aquele do Brasil.
No início da matéria, ele faz elogios ao incentivo oferecido pelo País ao voleibol profissional, dizendo que não há nada igual em nenhum outro país e que o ouro olímpico foi muito bem merecido, pois as americanas foram dominadas pelas nossas meninas.
Entretanto, Fordgrave descreveu a torcida brasileira de uma forma bastante particular. “Ao longo da vitória por 3-1 do Brasil, os torcedores brasileiros barulhentos vaiaram todos os serviços das americanas. Foi a primeira vez que vi um atleta sendo vaiado nos Jogos Olímpicos de Londres. Os torcedores apitavam e corriam para cima e para baixo as escadas enrolados na bandeira brasileira. Quando as medalhas de bronze eram entregues às japonesas e as de prata para as norte-americanas, as medalhas de ouro dançavam e se sacudiam. Elas bateram as mãos no pódio. Enquanto as americanas tinham seu momento no pódio, as brasileiras apontavam para sua torcida e faziam um movimento de câmera lenta, como em ‘Carruagens de Fogo’“, escreveu ele.
“Foi uma falta de classe, antidesportiva, contra o espírito olímpico – e, talvez, também uma prévia do que o mundo experimentará durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro“, complementou.
Fordgrave também cita um depoimento da jogadora norte-americana Logan Tom. “Muitas delas são minhas amigas. Eles celebram um pouco diferente dos americanos. Disse para elas algo como ‘tirem seus traseiros do pódio’ antes de comemorar. É uma questão de respeito. É a cultura delas, elas podem celebrar do jeito que quiserem“, disse a jogadora.
Mas voltando ao jornalista norte-americano, ele defende-se dizendo que não se trata de uma acusação contra a exuberância do Brasil. “Eles são conhecidos por caipirinhas e carnaval, pelo samba e pelas festas na praia durante toda a noite. Eles são conhecidos por se divertir e viver a vida como ela deve ser vivida“.
No final do texto, Fordgrave comenta o mundo deve se acostumar aos hábitos brasileiros, pelo bem da boa convivência. “Quanto à torcida brasileira vaindo cada vez que uma americana iria para o serviço? Jornalistas norte-americanos (como eu) que estavam twittando indignados não sabiam disso, mas é simplesmente uma prática comum em jogos de voleibol no Brasil. Os Jogos Olímpicos, afinal de contas, servem para estar lado a lado e conviver com as diferenças culturais por algumas semanas. Nem todos se vestem da mesma maneira. Nós todos não falamos da mesma forma“, concluiu.
Esse FordGrave não assistiu outra coisa pelo jeito, a torcida vaiou veemente a seleção brasileira de futebol contra Honduras, para que Honduras cruzasse com Reino Unido, mas eles perderam o jogo também. Torcida quieta só no Tênis mesmo, e olha lá…
O título da reportagem é “Diferenças culturais expostas na premiação do Voleyball” – acho que mostra bem o sentimento do jornalista: Ele não estava acostumado com uma torcida tão barulhenta. Mas é engraçado porque é comum vaiar o time adversário em lances livres na NBA e no baseball.
Ele também esqueceu de citar que as brasileiras aplaudiram e gritaram USA quando o time americano foi anunciado para receber as medalhas.
quem vai ler tudo isso dai Oneberto, se tá é loko cara…
Vem dizer que vc não leu… “anarfa”
Ah sim, a Fox, a rede de notícias considerada como uma das mais sensacionalistas e manipuladoras dos EUA. Esperar o quê, né?
Eles falam a mesma coisa de Usain Bolt, só pq faz aquelas presepadas antes de correr. Falaram tb da chinesa da natação Shiwen Ye pondo em dúvida da sua capacidade de quebra de recorde aos 17 anos. Então isso tb não seria uma falta de respeito??
Em partes concordo com o cara. A questão da torcida vaiando isso é algo cultural nosso, errado ou não, chato ou não, não irá mudar tão cedo e sinceramente, acredito que esse é o papel da torcida.
Agora sobre o pódio eu concordo com ele, não vi o jogo, mas me baseando que o repórter disse que a seleção brasileira já tava pulando em cima do pódio em meio as premiações, bem, isso é um tanto quanto chato né? custa manter um pouco e compostura e ter paciência? só esperar alguns instantes para finalizar o protocolo e ae bora comemorar ué!
Assisti e concordo com o jornalista. O comportamento das atletas durante a premiação realmente soou como desrespeito às demais.
Logo após o final do jogo, ainda na quadra, elas se reuniram com a comissão técnica em um círculo e ajoelhados rezaram o pai nosso. Além de uma atitude brega, aquela era uma transmissão mundial para muçulmanos, judeus, budistas, ateus e etc., se queriam expressar sua religiosidade que fizessem isso no vestiário, não na frente das câmeras.
Qual o problema em rezar e extravasar?? Esse conceito de regras e etiquetas que é brega e fora de moda, além de chato praca… todos somos livres para pensar e agir da maneira que bem entender.
Ok, então. Em 2016 vai ter gente ofertando galinha morta em plena quadra e ninguém vai poder dizer nada porque é apenas manifestação religiosa!
CHUPA AMERICANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Que se fo… Somos os melhores no vôlei no mundo !!! tem q pular mesmo comemorar q se fodas que achar ruim somos o Pais da festa mesmo se tá incomodado vai morar em outro Pais !!! CHUPA EUA !!!
OOOOO… líder no volei feminino… os americanos deve estar taaaaaaao chateados com isso, afinal, eles foram só os maiores medalhistas desta olimpíada…
Aliás eles ganharam mais medalhas nesta olimpíada do que o Brasil em TODA HISTÓRIA DOS JOGOS…
éééé… Chuuupa USA. Viva o Brasil do bronze!
Concordo com tudo o que ele falou! Somos barulhentos, não somos muito educados mesmo. É a cultura, fazer o que?
Na boa ? Eu tbm tava achando feio a toricida vaia toda hora ! mas ta td bem. Mas na hora da medalha as meninas abusaram viu. Tudo bem que estavam felizes mas pow, poderia esperar primeiro entregaras medalhas… Ja foi, até o Rio
Assisti o jogo e foi muito emocionante essa vitória,sobre as vaias sinceramente ñ percebi,mas na hora da entrega das medalhas fiquei um pouco impaciente com as brasucas pareciam q tavam com formigas lá kkkk Ficar batendo com as mãos no pódio(brega e desnecessario)enquanto as outras finalistas recebiam as medalhas, esqueceram de mencionar q tbm tiraram várias fotos com o cel toda hora,teve uma q só na hora q foi receber a medalha q abaixou e guardou o celular,então eu conclui.. vão falar merda,vão colocar todos os brasucas no mesmo saco(cultural?)ser contrário a boa e velha educação agora é questão cultural?ganharam SIM! com louvor mas poderia ter ficado sem esse finalzinho ai…..valeu gente um abraço
Citando o jornalista: “Eles são conhecidos por caipirinhas e carnaval, pelo samba e pelas festas na praia durante toda a noite. Eles são conhecidos por se divertir e viver a vida como ela deve ser vivida“ – GENTE, me fala onde tá essa vida boa por aí que eu TAMBÉM QUERO, TÁ?
Case com um deputado federal ou senador, eles só trabalham na terça e na quarta-feira….
Vamos ao significado de torcer: Demonstrar (o apreciador de prélios esportivos) com entusiasmo, gesticulando e gritando, o desejo de que vença o clube ou equipe de sua simpatia.
Tênis nunca teve torcida, mas testemunhas =)
Realmente elas mereceram e muito a medalha e estou orgulhoso deste time! Porém, realmente as vaias nas olimpíadas é uma coisa muito feia pq todos estão ali pra praticar o laço que é o propósito dos jogos… todos se tornarem uma nação só e qdo acontece essas vaias quer dizer: foda-se o outro… não cai bem nas olimpíadas mas como o amigo disse acima, isso faz parte do hábito do brasileiro… fazer o quê!? E quanto a comemoração das meninas no pódio realmente foi muito desagradável… além de parecerem um monte de criança que nunca ganhou um pirulito foi extremamente desagradável o desrespeito aos demais jogadores. Mas como o Brasil tudo é uma farra… fazer o quê de novo… depois não sabem pq temos a fama de índios e macacos lá fora!
Verdade…
Que cara mais chato. O papel da torcida é ajudar o time, e isso inclui o ato de tentar desestabilizar o time adversário. Se ele assistisse um jogo de futebol aqui no Brasil, ia ficar horrorizado, afinal ele é um fresco. E cada um comemora como quiser e ninguém tem nada a ver com isso. Se ele é tão frescurento assim, é melhor não assistir as Olimpíadas de 2016.
Ah vá a merda… a gente tem que ser como os americanos? cada um comemora do seu jeito e torce do seu jeito… se eles não tem censo de humor, problema desses gordos comedores de hambúrguer…
Até parece que se fosse ao contrário, elas ou a torcida delas iriam fazer diferente… tenha paciência e saiba perder seu otário!
É…. esse comportamento do torcedor brasileiro é vergonhoso. Bem tipico da falta de classe e de respeito do brasileiro.
Minhocão, acho que você está errado quanto a criticar a “breguice” das atletas no ato de orar..quer dizer que temos que respeitar a religião dos outros escondendo a nossa? não concordo com elas terem feito aquela algazarra toda na premiação, achei mesmo falta de consideração para com as outras atletas, mas quanto a você dizer que elas ão poderiam orar, já com isso não concordo. Cada tem tem sua religião..e se havia mulçumanos, judeus e etc assistindo deveriam se preparar para ver de tudo, já que era uma mistura de culturas…ok?
Kkk”tênis tem testemunhas” 🙂
Ele esqueceu de citar que somos conhecidos pelo desmatamento da Amazônia (Diga-se de passagem um bem da humanidade que estamos destruindo), conhecidos pelo turismo sexual, pela prostituição infantil, pela corrupção, pela falta de educação, por sujarmos nosso transporte público, ruas, pichar nossos imóveis etc…… Não o recrimino já que nós falamos mal dos argentinos, americanos e muitos outros povos aliás o que ele diz não é nem 0,0000001% das verdades que estamos sujeitos a ouvir.
Isso aqui sempre foi e sempre será o País da baderna e da desordem um país onde o povo faz o que quer.
2016 está ai e vai ser vexame atrás de vexame se eu tivesse condição me mudava daqui pra não participar disso.
O cara ta falando de volei e voce vem falando dos problemas do país ? Voce tem problema ? Por favor, cara, se mude mesmo, porque brasileiro igual a voce não precisamos aqui não . Por causa de uma comemoração voce faz esse texto de merda ? Sinto vergonha alheia de pessoas como voce .
E a ginasta americana McKayla Maroney, que, ao levar um tombo na sua apresentação e levar a prata, sequer cumprimentou a medalhista de ouro no pódio??
Deve concordar com ele em relação às vaias. É muita falta de educação e de espírito esportivo vaiar o time adversário qdo está em posse da bola….. Muito feio!
Quanto as vais, coisa que alguns locutores chamam de participação da torcida, sinceramente acho ridiculo.
Concordo com o jornalista nos seguintes ítens:
Eu vi todo o jogo e a premiação.
O pódio foi vergonhoso, as brasileiras não pararam 1 minuto, tinha a premiação de bronze e prata, todo um cerimonial em cada entrega de medalha e as brasileiras ficavam chamando a atenção para elas, batendo no chão, gesticulando, fazendo caretas, dançando e ao mesmo tempo ao lado estava acontecendo a entrega de medalhas e elas nem aí…total falta de educação, um mínimo de respeito, fiquei com vergonha, tenho certeza que muita gente ficou envergonhado como eu, Parabéns pelo outro, porem cagou tudo no final…
Eu vi o jogo e o pódio!
Parabéns as jogadoras de vôlei brasileira, porém a educação, respeito faltou e envergonhou muita gente.
Total selvageria por partes das jogadoras! perderam o controle, só pode ter sido isso, quem não viu e não concorda com o jornalista, busque o vídeo na internet e sinta-se mal…
Minhocão, acho que você está errado quanto a criticar a “breguice” das atletas no ato de orar..quer dizer que temos que respeitar a religião dos outros escondendo a nossa? não concordo com elas terem feito aquela algazarra toda na premiação, achei mesmo falta de consideração para com as outras atletas, mas quanto a você dizer que elas ão poderiam orar, já com isso não concordo. Cada tem tem sua religião..e se havia mulçumanos, judeus e etc assistindo deveriam se preparar para ver de tudo, já que era uma mistura de culturas…ok?
Na Africa so sul foi a mesma coisa esses americanos chatos reclamando do barulho das Vuvuzelas…e nós vimos bem no que deu..as vuvuzelas uivaram por toda copa do mundo kkkkkk A bola da vez somos nós vão falar mal de tudo que puderem ,pois eles são chatos demais Na copa do Mundo e nas Olimpíadas vamos vaiar, gritar, chorar. reclamar,E eles mais uma vez terão que nos engolir,e se não conseguirem vão tomar nossa cachaça pra esquecer….kkkk
Os americanos chatos reclamaram das vuvuzelas??? HAHAHA O mundo inteiro reclamou daquelas porcarias. Não conheci ninguém que suportava ouvi-las pela TV. A maioria dos jornalistas e locutores esportivos brasileiros reclamou do som daquilo. Ninguém gostou de ouvi-las na Europa e no Oriente e vc está falando dos americanos?
As brasileiras foram ridiculas… foi completamente desnecessário as papagaiadas delas durante o podio… falta de respeito com as americanas e com as japonesas
Sim, a gente faz da vida uma festa. Vocês aprenderão isso aqui!
Cuidado com o que você lê na internet, quando se coloca a palavra crítica é no sentido de dar conotação desfavorável ao que foi escrito pelo jornalista. Cabe lembrar que o comportamento dele ou da toricida foi dimensionado pelo momento do jogo. Somos diferentes sim e graças a Deus, sabemos nos divertir e muito bem, o que falta é ter coragem de cobrar resultados em outros seguimentos, tão quanto cobramos de nossos atletas. Em 2016 teremos êxito na execução das olimpíadas e faremos algo diferente, inclusive receberemos jornalistas que possam fazer seus cometários da forma como cada um senti o jogo.
Marcelo, eis o significado de crítica:
1 Discussão para elucidar fatos e textos. 2 Exame do valor dos documentos. 3 Arte ou faculdade de julgar o mérito das obras científicas, literárias e artísticas. 3 Juízo fundamentado acerca de obra científica, literária ou artística.
concordo, foi uma vergonha alheia desde a entrada delas para recebimento das medalhas, parecia que estavam entrando numa boate
e realmente, quero so ver em 2016 brasil anfitrião dos jogos vaiando os outros países…
Os americanos sempre querendo ser os donos da verdade e fazer o mundo pensar como eles. Agora que estão vendo que as coisas não funcionam assim, está tendo um pouco de mudança… mas infelizmente ainda tem pessoas que estão na era antiga e continuam achando que o pensamento nos EUA tem que prevalecer…
Dale CHINA!!
Concordo com o lance das vaias. Achei bem desnecessário e desrespeitoso. Mas discordo totalmente em relação ao comportamento das meninas no pódio. Elas tinham mais que comemorar mesmo, foi uma caminhada difícil pra chegar até ali, elas mereciam extravasar. Sem contar que, ao contrário do que ele falou, quando foi a vez das japonesas e das americanas receberem as medalhas elas, as brasileiras, humildemente aplaudiram e puxaram aplausos para as outras duas seleções. E quanto a elas rezarem não tem nada de absurdo nisso. Estavam expressando gratidão dentro da crença delas, sem fazer insultos às demais religiões. Enfim, só tive orgulho dessas meninas do vôlei que, ao contrário da seleção masculina de futebol, deram o sangue e sua alma por essa conquista.
Keep calm…. O prato principal ainda estar para vir em 2016, isso só foi um aperitivo.
Valeu Meninas do Volei! O link para quem não viu a premiação: http://www.youtube.com/watch?v=nu80W-SvC9Q
Americaninhos concordo com as vais desnecessárias, fora isso não vi nada demais na comemoração das meninas, se fosse gringo pulando que nem macaco no pódio, brasileiro ainda iam aplaudir esses vira-latas. Estou com as meninas do vôlei, é isso aí.
soh q tem uma coisa ….”SE fosse gringos q nem macaco pulando etc..” falou bem ..SE ..mas isso nao acontece
O barulho durante os jogos realmente é uma coisa cultural, tem que saber respeitar, mesmo que não goste. Torcida tem em todo canto. A questão do pódio também me incomodou um pouco, acho que elas poderiam, por respeito aos outros medalhistas, ter ficado paradas 5 minutinhos…sobre a reza na quadra, acho que não é o lugar, imagina se cada grupo religioso de cada país fosse ficar na piscina, pista de atletismo, quadra, etc realizando rituais das suas religiões? Vamos pensar, abre precedente para se um fulano quiser matar uma galinha em homenagem a alguma divindade, sei lá.
chupa EUA !!!
CALMA PESSOAL,O QUE ELAS ESTAVAM FAZENDO É O QUE A MAIORIA DAS BRASILEIRAS QUE ESTÃO EM OUTROS PAISES FAZEM: REBOLAR E CHAMAR A ATENÇÃO DE ALGUM TROUXA RICO PARA SUSTENTÁ-LAS EM TROCA DE SEXO.
Acho uma puta tempestade num copo dágua.
Todo mundo sabe que o intuito das vaias não é desmerecer o adversário, mas sim desconcentrá-lo.
Assim como a galera ergue aqueles bastõezinhos na NBA pra atrapalhar o cara no lance livre.
Sobre o comportamento delas no pódio, não vi e não posso opinar.
Isso ai, não tem capacidade de ganhar na raça, tem que desconcetrar mesmo.
No jogo nego vaia, na vida real nego se cumprimenta… não vejo problema algum, frescos! Qual falta de respeito nisso? QUero que meu time ganhe, tenho que colocar pressão psicologica no adversario, se forem fracas psicologicamente perdem.
Quanto #classemediasofre, quanta síndrome de vira lata! Imbecis que se acham alguma coisa criticando as meninas do vôlei, nunca ganharam nem medalha de lata em porcaria nenhuma.
Cada um comemora com quer, nossa cultura é essa, caiam fora se tem vergonha ou não gostam, boçais.
Não vi nada demais com as vaias e nem ao receber as medalhas.
Agora qnd elas falaram que o tema da vitoria era “Quero Tchu Tcha!” ai eu peguei ar.
CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPAAA DESPEITADO!
fora a parte da vaia que é realmente chata e desconcentra, não vi nada demais no resto da comemoração; esse detalhamentozinho que ele fez do comportamento das meninas, parece mais despeito que outra coisa…
dor de cotovelo.
Então empatamos: do lado deles teve aquele Chael Sonnen que, durante estes anos todos, falou o que quis e só tomou uma reprimenda qdo enfrentou o A.S
Eu amo os EUA mas os americanos são uns babacas as vezes ¬¬ ainda lembro quando o Brasil ganhou deles no masculino e falaram que tavam com o time reserva! toma no cu cara, não aceitam perder pro Brasil..mas que caralho..fico muito brava com isso! Só porque o Brasil não O país! Me desculpe, mas temos as duas melhores seleções de Vôlei do MUNDO, como foi falado em algum canal (não me lembro, faz tempo) e provamos isso ganhando a Liga masculina e feminina! Quanto ao comportamento, falta de respeito é eles julgarem a felicidade alheia só porque eles perderam…é o jeito do brasileiro, se os americanos são fechadões, a culpa não é nossa ¬¬ bando de babaca!
Já assisti a várias competições esportivos em que a torcida brasileira fica vaiando os outros competidores e acho isso repugnante, uma total falta de respeito.
CHUPA, GRINGO!