O apresentador Prates, do SBT, causou polêmica ao fazer declarações sobre o caso de depressão que teria motivado o co-piloto da Germanwings a deliberadamente derrubar o avião na França. A Associação Brasileira de Psiquiatria se manifestou negativamente, repudiando as declarações do jornalista. Veja o que ele disse.
Concordo que o piloto foi covarde e irresponsável por matar outras pessoas. Mas falar que todo depressivo é covarde, é uma irresponsabilidade. Por conta disto, o jornalista foi demitido do SBT nesta semana.
Maioria dos depressivos não planejam matar pessoas, mas existem muita “gente normal” que esta disposta a matar, e mata como se tivesse matando uma barata. Quantos motoristas “normais” atropelam e fogem ao invés de socorrer a vítima? Isso sim é desprezível…
Os depressivos não são covardes, muito menos desprezíveis, precisam de ajuda, por isso, existem especialistas para cada caso. O Prates precisa descer do salto e procurar um especialista urgente!!!
Prates é um jornalista consagrado, muitas vezes acerta, outras erra. Dessa vez ele errou feio…
Maioria dos depressivos sofrem calados, sabem que muitas pessoas julgam.
Julgar é para Deus e as crianças…dessa vez, Prates perdeu uma boa chance de ficar calado…
Mas ta certo, ué…
Belos argumentos ein, campeão. Na moral.
Ele foi demitido da SBT. A algum tempo ele foi demitido da RBS… enfim rs
não é a primeira vez que esse babaca se envolve em confusão relacionada a preconceito… pra mim, as declarações dele não valem mais do que um animal cagando…
Depressão é uma doença, uma grave doença, não pode ser tratada apenas como uma “vontade” da tal pessoa. Minha opnião…
Depressão é a desculpa dos fracos! Pessoas que são covardes, não sabem como enfrentar a vida, é só parar pra pensar que não importa o quão ruim seja sua vida, pode ter certeza que existem milhões piores por aí…
Na minha percepção, até os últimos 20 segundos de vídeo ele não falou nenhuma inverdade. Fundamentou e muito bem seu ponto de vista. Talvez tenha se equivocado nos últimos 20 segundos na maneira de como conduzir o problema, mas este é o ponto de vista DELE. E isso, cada um tem o seu.
O problema na republiqueta das bananas, é que com essa modinha cretina do POLITICAMENTE CORRETO, ninguém tem o direito de ter ou expressar sua própria opinião. Ele tem o direito de expressá-la, assim como deve responder por suas consequências. Também acho incorreto ser demitido pela emissora, pois existe outras maneiras de contornar a situação, afinal, se o Prates emitiu sua opinião, é porque a emissora permite (bem típico do SBT, vide Raquel Sheherazade).
Vale também dizer que com essa geração “restart” que está crescendo, qualquer NEGATIVA é sinônimo de depressão. É assim se a pessoa não passa no vertibular, não consegue aquele carro dos sonhos ou não é correspondido por aquela(e) gatinha(o) que ama…
Concordo contigo sobre o direito de expressar opinião. Acredito que todos deveríamos ter a liberdade de expressar-nos como quisermos, indiferente de qual seja o conteúdo. Por outro lado, a profissão de Jornalista exige IMPARCIALIDADE, o que aqui no Brasil é raríssimo de ver, ou seja, ele deveria apenas divulgar a notícia como jornalista e não expressar sua opinião como pessoa.
Aí que está o ponto Rubens. Também não gosto deste tipo de formato de jornalismo, tal qual a Sheherazade que citei, também tem o Bóris Casoy. Na minha opinião, âncora de jornal tem apenas que informar a notícia e ponto.
.
É que lendo os comentários, a impressão que dá é que foi um Zé Mané qualquer (já que hoje não precisa mais de diploma para ser jornalista) que deu seu parecer, só que o Luiz Carlos Prates também é formado em psicologia, ou seja, sabe ou pelo menos tem fundamentos para dizer o que disse (ficou meio estranho essa última parte, rsss)
Realmente acho que ele estava certos em alguns pontos. Mas o desfecho foi meio insensato para quem realmente não estudou o que, de fato, é depressão. Não é algo tão banal do modo como ele coloca.
O problema que hoje em dia os profissionais seja na área médica, seja na psicológica, não investigam a fundo o caso e dão qualquer diagnóstico. Ai, todo mundo com um probleminha tem depressão. É como o TDAH, qualquer manifestação normal de criança, é considerado com esse problema, proliferando-se em massa na criançada. Mas tem muito mais coisa por trás, tipo o aumento da venda de remédio, as professoras ficam com menos alunos em sala e recebem uma renumeração a mais, e tals.
É só um exemplo o TDAH, com a depressão pode ocorre um processo similar, com benefícios. No momento ainda não me aprofundei no assunto, mas garanto que não é só uma “sacudida” que vai resolver o caso de quem tem depressão de verdade.
É muito bom liberdade de expressão, mas lembre-se que um meio de comunicação em massa como a tv, não tem possibilidade de contra argumento, logo ele faz a cabeça da população com a opinião que ele devia guardar para si e para os relacionamentos pessoais dele. Por isso, necessita de imparcialidade.
Assim como o cara tem o direito de liberdade de expressão, a empresa tem o direito de aceitá-la ou não e puni-lo ou não da forma que bem entender.
Falo a verdade Prates, concordo com o que você disse, estamos vivendo numa sociedade onde a preguiça foi substituído pelo stress e o louco por depressão. Ainda por cima invetaram o bulliyng para alimentar as mentes fracas para serem monstros como esse piloto louco que matou vitimas inocentes.
Grande Prates. Um dos únicos caras que usa a TV para expressar opiniões lúcidas, sem falso moralismo e esquerdices.
Concordo em gênero, número e grau com o jornalista. Ademais, ele exerceu um direito constitucional, expressou-se muito bem e fundamentou com e desenvoltura o seu ponto de vista.
Quanta idiotice. O preconceito se revela neste tipo de declaração. Será que esse cara leu alguma coisa sobre ‘depressão’ ou apenas estruturou seus argumentos com palavras escolhidas a dedo? E aos desavisados que concordam com ele; vâmo estudar antes de sair digitando merda na internet!
Aos que discordam dele: Vocês são um bando de deprimentes. Se orientem ou sumam da face da terra.
Sério, pessoas como vcs que deviam se matar. Pena que são burros demais para fazerem esse favor à sociedade T-T
É apenas mais um querendo polemizar para atrair os idiotas.
Generalizou pôpôpô,….. cada caso é um caso.
Quanta falta de conhecimento do ao assunto. Como uma emissora de rede aberta deixa um homem arrogante e despreparado dar uma opinião para milhares de telespectadores…
Tenho pena dos filhos desse mentecapto… Dessa pessoa menor que ao me parece é potencialmente ofensivo.
uma pena…
Caro Rubens. Me responda uma questão. Como ser imparcial ao emitir uma opinião, subjetiva por natureza? Jornalismo opinativo não é imparcial, meu caro.
Você é um coitado.
Me dá nojo. Típico de jornalista sensacionalista e burro. Que se utiliza da força do verbo para tentar impressionar.
Que o capeta tenha pena da sua alma – babaca.
este protestante nojento desprezivel que cultua o nada nos barracos que chama de templo.