Um jovem canadense completou recentemente uma missão quase impossível. Ele dedicou dois anos de sua vida para finalizar um jogo de videogame que ama muito. Detalhe: ele é cego.
Tudo começou quando Jordan Verner resolveu procurar ajuda na internet para conseguir terminar o game “The Legend of Zelda: Ocarina of Time”. Ao logo dos anos, ele fez amizade com outros jogadores da América do Norte e acabou conhecendo o norte-americano Roy Williams (foto ao lado), que foi fundamental para a concretização do seu sonho.
“Quando eu era mais jovem, um médico me disse que eu ia ficar cego, o que acabou por não acontecer, mas me assustou. Por isso achei que poderia ajudá-lo a supertar suas deficiência. Quando eu era pequeno, jogava este jogo por horas a fio”, disse Williams.
Williams explicou ao Wistv que o apoio dos amigos foi muito importante. Além de usar vendas nos olhos, os jogadores criaram uma forma de entender o que se passa no jogo. “Cada vez que fazemos algum movimento, como saltar, rolar e fazer qualquer outra coisa, digitamos no computador o que estamos exatamente fazendo”.
Usando um programa de voz, as instruções digitadas pelos amigos de Verner eram convertidas. Cada jogador ficou encarregado de trabalhar uma parte do jogo e copiar cada combinação de movimento.
Para você ter uma ideia do trabalho dos rapazes, um jogador mediano leva cerca de uma semana para “zerar” o game, mas o projeto de Verner levou quase 2 anos e mais de 100 mil combinações de teclas.
“Eu me senti muito bem”, disse Verner. “Senti-me forte. Senti-me como se o céu fosse o limite!”
Dica do freguês Moacir Vilela, via Twitter.
Impressionante o exemplo de força de vontade e companheirismo !
euuu fui a primeiraa…bacana realizar o sonho de alguem neh nao pessoal
qual seu problema?
vc só sabe falar que foi a primeira?
discipulo do Jack Shepard (que não existe, obviamente) detected
Wreeeeeeeeeeeeee…..Naum fika triste “rubinho”, mas o Alemão ali em cima chegou primeiro.
“euuu fui a primeiraa…bacana realizar o sonho de alguem neh nao pessoal”
voce tirou a virgindade de alguem?
pelo infeliz comentário da a entender isso
patético
de boa cresce guria
só fik falando FIRST e essas merdas e vc NUNCA é a primeira
se toca
pqp hein….
força de vontade, e perseverança, as vejas e maior que um talento ou um dom, nesse caso diga-se de passagem, e tudo isso !
Eu existo sim! tô aqui…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK OLHA O TOSCA AEW!!!!!!!!!
Muito bacana! História de superação e força de vontade, além de companheirismo.
Um verdadeiro herói. Virei fan.
Esse jogo não só é o que eu mais gosto, como é até hoje o melhor de todos os tempos até hoje, 12 anos depois, e em nenhuma publicação especializada algum jogo já foi melhor votado ou recebeu melhor nota que este. E o jogo não é tão fácil assim como o artigo diz. Um bom jogador que por as mãos pela primeira vez no jogo, sem dicas de sites, amigos ou revistas pode levar mais de três semanas para completar o jogo, e até um mês para conseguir todos os desafios opcionais.
O que Jordan Verner foi no mínimo heróico, com todo louvor! Que ele não deixe que absolutamente NADA lhe imponha limites.
falou, falou, falou..e não disse nada
Eu entendi ” blá blá blá lhe imponha limites”…
ahhhhhhhhhhh taaaaaaaaaaaaa… blz
Chrono Cross já recebeu melhor nota…
…..Já ouviu falar de Final Fantasy….Babak….
Esse care é um exemplo a ser seguido
_______________________________________
lol é o jogo é “Legend of Zelda – Ocarina of Time”
Um dos melhores RPGs 4ever
Q bom! Mas poderia ter feito o mesmo esforço por algo mais útil!
Exatamente o que imaginei !
Realmente impressionante…, ainda mais sendo um estilo RPG o jogo, e pelo que me lembro do zelda, ele nao é linear, o que quer dizer que tem que ter exploração em certos momentos do jogo, principalmente para conseguir itens importante…., wow….o cara foi heroi, mas os caras que o ajudaram fazendo esse megahelp para ele fechar o jogo tbm foram, pois foi um trabalho monstro tudo isso….
Q bom! Mas poderia ter feito o mesmo esforço por algo mais útil! (2)
eu nunca comento nada q eu leio, mas me senti obrigado a comentar aqui q é imprecionante a batalha do garoto cego e seus amigos, incrível, esse jogo é muito bom, tinha certas partes que eu achava impossível, mas agora sei q não existe o impossível, parabéns a todos que ajudaram o Verner… E para os q dizem q poderia ter feito o mesmo esforço por algo mais útil, saíba que isso foi realmente útil e provou pra esse garoto e pra muita gente com o mesmo problema, que não existe o “impossível”, e sim o “é possível e difícil, mas podemos tentar”… at+
Impressionante…
quero ver ele zerar um Jogo do Nintendo Wii agora né..
Só deu vontade nele pq era Zelda!!! The ultra master super foda game ever!!! Paguei pau pra esse menino. Agora amigão, joga o Wind Waker que é tão bom quanto 😀
Aff, devia fazer algo util. Tem mta gente cega q batalha pelo seu lugar no mundo e sao melhores q mta gente q enxerga, ai vem esse infeliz e passa tempo tentando zerar jogo. Ahh, nao merece viver uma praga dessa.
Quem não merece viver aparentemente é você…
“Aff, devia fazer algo util. Tem mta gente cega q batalha pelo seu lugar no mundo e sao melhores q mta gente q enxerga, ai vem esse infeliz e passa tempo tentando zerar jogo. Ahh, nao merece viver uma praga dessa.”
vai procura o q fazer ao invés de critica pow.
“Aff, devia fazer algo util. Tem mta gente cega q batalha pelo seu lugar no mundo e sao melhores q mta gente q enxerga, ai vem esse infeliz e passa tempo tentando zerar jogo. Ahh, nao merece viver uma praga dessa.”
E por acaso vc sabe o que ele faz da vida? A noticia era sobre o jogo, não sobre a vida toda dele…..
KKK , meu irmão é cego , ele zera todos os jogos de luta do super-nes , varios de playstation e nintendo 64 , anda de bicicleta , toca bateria , piano e acabou de se formar em psicologia , esse ceguinho ai vai ter que suar a camisa pra me impressionar !!!!!
Acho muito legal histórias de superação como esta!
O Gordinho é cheater….
os primeiros nunca são os primeiros SHUAHAUS’
vitor seu idiota
Uma coisa as vezes simples (salvo quando o game é um classico) se torna tão surpreendente quando vemos pelo lado deste rapaz. Carai… uma das coisas mais phodas que vi atualmente. Parabes para essa galera.
Nunca pensei que pessoas cegas poderiam ter prazer em jogar videogame.
os outros sentidos estão aguçados
adorei saber que existe video game para dv tenho filhos gemeos e gostaria de adquirir um video game para eles so que e caro omo fazer